Zap Móveis

Dividir apartamento com amigos: 5 dicas para manter a paz e a organização

Spread the love

Dividir apartamento com amigos é a maneira que muitos encontram para rachar as despesas e ter menos gastos com o imóvel.

Viver com os amigos também é uma oportunidade única para criar memórias incríveis juntos.

A geração Z, apesar de nova, já faz escolhas importantes, como alugar casas ou apartamentos. E, para uma parcela relevante – 39% de quem busca imóvel para alugar – morar sozinho é a maior motivação.

Esses dados são de acordo com a pesquisa “Preferências da geração Z na hora de comprar e alugar um imóvel”, realizada pelo DataZAP, braço de inteligência do ZAP.

No entanto, dividir aluguel envolve desafios e responsabilidades que exigem uma boa dose de organização e comunicação.

Para ajudar você a ter uma convivência harmoniosa ao morar com amigos, o ZAP preparou cinco dicas infalíveis que vão tornar essa jornada ainda mais prazerosa.

Vamos conferir?

Vamos conferir?

1. Estabeleça acordos claros desde o início

Antes mesmo de se mudar para o apartamento, é essencial ter uma conversa franca com os seus amigos.

Discutam questões importantes, como divisão de despesas, limpeza, uso dos espaços comuns e regras básicas de convivência.

Ao estabelecer acordos claros desde o início, vocês evitam mal-entendidos futuros e criam uma base sólida para uma convivência harmoniosa.

“O primeiro passo é conversar sobre regras e hábitos. Afinal, para dividir um apartamento é preciso usar o bom senso, e a comunicação é fundamental. Definam juntos as regras de convivência. A organização é uma grande aliada nesse processo” diz Aline Cunha, Personal Organizer.

2. Defina uma agenda para as tarefas domésticas

Ninguém quer ficar sobrecarregado com todas as tarefas domésticas, certo? Para evitar conflitos e garantir que todos contribuam igualmente, estabeleçam uma agenda de tarefas. 

Dividam as responsabilidades de limpeza, organização e até mesmo compras de supermercado de forma equitativa.

Dessa forma, todos assumem a sua parcela de responsabilidade e a casa se mantém sempre em ordem.

“Normalmente, as regras que costumam funcionar e evitar desentendimentos são as ligadas à organização. Como aquela básica, do sujou, limpou”, diz Fernanda Hardt, Arquiteta da Mirá Arquitetura.

Apesar de cada casa ter as suas próprias regras, algumas são bem comuns em moradias compartilhadas e parecem ser boas sugestões para quem está buscando dividir apartamento. Por exemplo:

Sujou? Limpou! Bagunçou? Arrumou!

Quando todos os moradores obedecem essa regra, a convivência se torna algo muito mais agradável.

Sempre que alguém sujar a louça ou bagunçar um cômodo de uso comum, o ideal é limpar e arrumar logo em seguida.

Afinal, todos pagam para ter direito àquela moradia, portanto, merecem um lar limpo e confortável.

Isso se aplica também às roupas sujas. Não acumule. Lembre-se que todos precisam utilizar a lavanderia da mesma maneira.

Lixo acumulado é ruim para todo mundo

Outra coisa que pode provocar discussões na moradia compartilhada é o acúmulo de lixo. Ou seja, dias a fio sem a troca dos sacos plásticos e o descarte apropriado do lixo.

Com calendário ou sem, os lixos devem ser trocados todos os dias. Não deixe acumular. Caso seu roomate esteja pecando nessa atividade, chame-o para conversar e estabeleçam regras sobre isso.

Tarefas mais pesadas devem ter cronogramas

Serviços como lavar banheiro, aspirar o pó ou limpezas mais pesadas na cozinha e áreas comuns não precisam ser feitas todos os dias, mas precisam estar presentes num cronograma periódico para manter a organização do lar.

Antes de definir, conversem sobre as agendas dos moradores e a disponibilidade para tais atividades. Todos precisam participar igualmente da divisão de tarefas, mas nem todos terão a mesma disponibilidade de horário, devido às rotinas diferenciadas (por profissão ou estudos).

3. Respeite o espaço pessoal de cada um

Morar com os amigos não significa que vocês precisam estar grudados o tempo todo. É fundamental respeitar o espaço pessoal de cada um.

Garanta que todos tenham momentos de privacidade e tranquilidade, respeitando horários de estudo, trabalho e descanso.

Ao estabelecer limites saudáveis, vocês fortalecem a amizade e evitam conflitos desnecessários.

Segundo Fernanda, “é importante cada pessoa ter consciência dos seus limites e da forma que costuma habitar e cuidar da casa. Tendo isso em mente, é mais fácil passar para o outro onde estão os pontos que podem causar mais desgastes.”

Respeite o sono de quem mora com você

Além de respeitar o espaço, é muito importante respeitar também o sono dos amigos com quem você divide o apartamento ou casa.

O horário do descanso é sagrado e é fundamental que os roomates levem isso em consideração ao dividir uma moradia.

4. Aprenda a dividir as contas

Dividir aluguel com os amigos pode ser uma ótima maneira de economizar e aproveitar a companhia uns dos outros.

No entanto, é essencial estabelecer regras claras para as despesas fixas do imóvel desde o início. 

A organização financeira é um hábito saudável e fundamental, principalmente quando você vai morar junto com algum amigo.

“A divisão das contas fixas, como aluguel e condomínio, por exemplo, deve ser feita em partes iguais. Isso é acordado no início, pois organização é adotar um hábito, um estilo de vida necessário ao dividir o mesmo espaço com alguém”, ressalta Aline Cunha.

E as contas relacionadas a uma moradia não se limitam apenas aos valores de aluguel e condomínio. Há ainda as contas de energia, água, gás, internet, entre outras.

Tudo isso, se devidamente acordado, pode ser repartido harmoniosamente entre os amigos que vão dividir o apartamento.

5. Atenção aos móveis e a decoração 

A arquiteta Juliana Rinaldi diz que nos ambientes comuns o ideal é deixar tudo mais neutro. Mas nos quartos, por exemplo, onde é o espaço exclusivo do morador, é possível ousar mais na decoração, com a marca de cada pessoa.

“Dá para investir bastante em elementos soltos também, como quadros e livros que tenham a ver com os moradores”, diz.

Além disso, é importante tentar dividir igualmente os espaços de armazenamento, a não ser que um dos moradores realmente precise de muito menos espaço e esteja de acordo em fazer uma outra divisão. 

“Planejar a mudança e saber o que vai ser preciso guardar em cada ambiente facilita bastante a divisão e a escolha dos móveis. Se um dos moradores tiver bastante livro, pode ser legal pensar em uma estante ou prateleiras para a sala, por exemplo”.

Morar junto com os amigos pode ser uma experiência enriquecedora e divertida, desde que haja organização, comunicação e respeito mútuo.

Estejam abertos e dispostos a ouvir uns aos outros, expressando suas opiniões e sentimentos de forma respeitosa.

Lembre-se de que a chave para o sucesso é a colaboração e o diálogo constante. Aproveite essa fase ao máximo e crie memórias inesquecíveis com os seus amigos de apartamento!

Vai morar com os amigos? No ZAP tem o imóvel ideal

Está pesquisando sobre como dividir o apartamento ou casa com amigos, mas ainda não encontrou o imóvel certo? O ZAP Imóveis ajuda nesta missão!

Visite o nosso site ou baixe o nosso app, utilize filtros como faixa de preço, metro quadrado e número de quartos, vagas e banheiros, e encontre a casa ou apartamento que você precisa para esse momento tão importante da sua vida!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas