Zap Móveis

5 dicas para usar o vinagre na limpeza da casa e economizar

Vinagre é um forte aliado na limpeza
Spread the love

Há quem ligue o som e curta o dia da faxina, mas há quem ache um sacrifício. Independentemente do grupo, ninguém vai negar uma ajuda que traz facilidade. O que muita gente não sabe é que o vinagre é aliado não apenas para deixar as refeições temperadas, mas também facilita na limpeza. Além disso, é um produto mais barato do que muitos produtos de limpeza. Confira cinco dicas para usar este item na limpeza da casa. 

O vinagre é um produto versátil, mas não significa que serve para limpar tudo. “Eu não usaria como substituto da água sanitária. Ele serve mais para limpar superfícies, como com um paninho em um móvel. Às vezes, junto com bicarbonato, serve para clarear uma mancha de roupa”, explica Camila Teixeira, personal organizer e proprietária da Organizze Consultoria. 

Leia também

+ Dicas de decoração para hall de entrada do apartamento

+ Saiba como ter uma lavanderia bem planejada

1 – Vinagre para tirar manchas

O vinagre pode ajudar na missão de tirar manchas. “Para tirar uma mancha de desodorante de uma roupa, por exemplo, pode fazer uma pasta de vinagre com bicarbonato de sódio. Se a mancha for antiga, se o ferro tiver passado por ela, não vai sair. Vai ter que fazer o processo várias vezes. Mas, se for mancha recente, sai”, ensina a personal organizer. 

O vinagre é mais barato do que muitos produtos de limpeza e tem várias opções de uso

2 – Limpeza de produtos dos pets

Os pets têm vários produtos que ficam sujos com frequência. “O vinagre é ótimo para limpar as coisas dos pets porque é um produto atóxico. Serve para tigelas, coleiras, guias, brinquedos, é muito bom”, ressalta. 

3 – Como limpar sofá

É comum sujar sofá ou tapete. “Pode borrifar água e vinagre, em uma proporção de três a quatro de água para uma de vinagre. Depois polvilha bicarbonato e espera um tempo para tirar. Pode fazer o contrário também, coloca o bicarbonato cobrindo a mancha e depois borrifa a solução”, conta Camila. 

4 – Limpeza de móveis

A mesma solução de três a quatro partes de água para uma do tradicional tempero de cozinha pode ser usada para limpar móveis. “Serve como um multiuso. Principalmente para dentro do armário que pode dar mofo. Como o vinagre tem cheirinho meio ruim, pode colocar uma colher de sopa ou até menos de amaciante na mistura e o cheiro vai ficar agradável”. 

5 – Limpar vidro

Segundo Camila, tem gente que usa vinagre para limpar dentro do banheiro, para o box. “Prefiro usar água sanitária. Mas o vinagre ajuda a tirar manchas de sabão, essas gorduras que ficam no vidro do box”, conclui.

Vinagre ajuda a tirar manchas de sabão, essas gorduras que ficam no vidro do box

Leia mais

+ Cuide da sua saúde mental harmonizando os ambientes da casa

+ Vidro inteligente: entenda como funciona

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas