Zap Móveis

9 livros sobre organização que você precisa ler

Spread the love

Está em dúvida por onde começar a arrumar a casa? Nessa lista indicamos 9 livros que vão ajudar não só na organização, mas também como manter tudo em ordem. Sugerimos obras que vão desde dicas de limpeza até aquelas que mostram como a bagunça afeta a nossa energia no dia a dia. Confira!

 

1 – Impecável – Dicas e soluções para manter sua casa limpa e organizada – Autoras: Shannon Lush e Jennifer Fleming

 

Capa de livro sobre organização

As autoras deste livro apresentam a forma certa de limpar e manter a casa organizada. Cada capítulo fala sobre um ambiente da casa, inclusive as áreas externas. Elas explicam como cuidar desde as partes mais simples até as áreas e objetos de difícil manutenção. 

Os leitores também vão encontrar no livro uma lista de produtos de preços acessíveis e fáceis de achar que devem sempre ter em casa para acabar com problemas de limpeza e conservação.

 

2 – O Livro DEFINITIVO de Dicas & Sugestões Domésticas – Autora: Cassandra Kent

 

Capa de livro sobre organização

Publicado há mais de 20 anos, este livro traz mais de 2000 dicas para quem deseja organizar a casa e manter tudo em ordem. A autora responde perguntas sobre o que podemos fazer para solucionar problemas domésticos. Qual a solução para uma mancha na roupa? Como consertar um armário quebrado?

 

3 – A Mágica da Arrumação – Autora: Marie Kondo

 

Esse livro se tornou um fenômeno mundial por trazer um novo conceito sobre arrumação. Sua autora, a japonesa Marie Kondo, ficou conhecida internacionalmente aos 30 anos por conta do seu método simples para organizar a casa, mas ao mesmo tempo inovador.

A proposta da autora é que os objetos sejam tratados com respeito e carinho. O ponto principal da técnica é o descarte. Para decidir com o que devemos ficar e o que devemos jogar fora, é necessário segurar os itens um a um e perguntar a si mesmo se aquele objeto traz alegria. Só devemos continuar com algo se a resposta for “sim”.

 

+ Conheça 10 truques que facilitam a limpeza da casa


4 – Vida Organizada – Autora: Thais Godinho

 

Thais Godinho é uma das maiores especialistas em produtividade e organização no país. Ao descobrir que era apaixonada por organização, em 2006 ela criou o blog Vida Organizada, que foca nesse tema e dá dicas tanto para os espaços pessoais quanto profissionais. O livro de mesmo nome fornece dicas fáceis de aplicar com o objetivo de tornar a casa e o ambiente de trabalho lugares mais tranquilos.

 

5 – Limpe e Arrume sua Casa – Autora: Anna Shepard

 

O livro mostra maneiras de como fazer a limpeza dos cômodos da casa de forma rápida e eficiente e o passo a passo para manter a organização. A autora indica os utensílios que devem ser usados para cada atividade doméstica, além de explicar como fazer cada uma delas, como arrumar gavetas, tirar manchas de roupas, higienizar o vaso sanitário, desengordurar o forno, entre várias outras.

 

6 – Arrume sua bagunça com o FengShui – Autora: Karen Kingston

 

Assim como no livro A Mágica da Arrumação, de Marie Kondo, a autora Karen Kingston faz uma relação entre arrumação da casa e bem estar. Por meio da técnica do Feng Shui (abaixo você vai ler uma breve explicação), ela mostra como descartar o que já não é mais necessário.

Karen é consultora em Feng Shui e em Limpeza do Espaço. No livro ela também explica como a bagunça é um impeditivo que tem que ser removido para que exista progresso nas nossas vidas. Além disso, mostra que a desordem é uma energia que pode produzir péssimos efeitos físicos, mentais e emocionais.

 

O que é Feng Shui?

Em resumo, o Feng Shui é uma técnica milenar chinesa para harmonização dos espaços. Ela é usada para melhorar a energia vital dos seres humanos e do ambiente, conhecida como chi. Uma casa harmonizada pelo Feng Shui permite que o chi circule livremente e beneficie determinados pontos da vida de seus moradores.

 

7 – Dicas Incríveis – truques e segredos para facilitar seu dia a dia – Autora: Sueli Rutkowski

 

Sueli Rutkowski é consultora para a vida moderna. Em seu livro, ela ensina desde técnicas de arrumação até como receber pessoas, além de dar ideias do que servir nas refeições. Algumas dicas e truques foram apresentados pessoalmente por Sueli no Programa da Eliana no SBT.

 

8 – Casa limpa e arrumada – Autora: Donna Smallin

 

Este é apenas um dos vários livros sobre arrumação e limpeza da norte-americana Donna Smallin. A expert em arrumação divide com os leitores de Casa limpa e arrumada dicas tanto para a limpeza do dia a dia quanto a mais pesada. Ela também indica as  ferramentas e produtos para usar.

 

9 – Santa Ajuda – Autora: Micaela Góes

 

A organizadora profissional, consultora e apresentadora do Programa Santa Ajuda, do GNT, Micaela Góes compartilha em seu livro de mesmo nome do programa suas experiências sobre organização. Ela traz para o livro o mesmo formato que usa no programa: cada capítulo aborda uma parte da residência. 

Da mesma forma que Marie Kondo e Karen Kingston, Micaela propõe uma reflexão sobre a bagunça e o nosso cotidiano, mostrando que a organização torna nosso dia a dia mais eficiente.

Leia mais:

+ Veja como limpar os tapetes de casa sem sofrimento

+ Saiba como limpar diferentes tipos de piso

 + Ácaros: saiba onde se escondem e como acabar com eles

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas