Zap Móveis

Como escolher o melhor acabamento de paredes para cada ambiente?

Spread the love

Uma maneira de deixar sua casa mais bonita e personalizada é escolher o melhor acabamento de paredes para cada cômodo do seu lar. Além de bonitos, esses revestimentos podem deixar os ambientes mais aconchegantes e convidativos.

Há vários tipos de acabamentos de parede, desde os mais modernos até outros mais clássicos. Contudo, antes de escolher um revestimento, é muito importante considerar o ambiente em que ele será instalado. A seguir, confira como você pode fazer isso.

O que considerar antes de escolher um acabamento de parede?

Papel de parede dá cor e vida às paredes (Foto: Divulgação- Panoah Tecidos Adesivos)
Papel de parede dá cor e vida às paredes (Foto: Divulgação- Panoah Tecidos Adesivos)

Cada cômodo da sua casa possui características próprias e funcionalidades específicas, o que deve ser considerado na hora de planejar sua parede revestida. Por exemplo, o banheiro fica muito exposto à umidade, então precisa de um revestimento resistente à água e ao vapor, como alguns azulejos e pastilhas.

A cozinha costuma ficar engordurada, por causa da preparação de alimentos. Portanto, para esse ambiente, os revestimentos duráveis e fáceis de limpar, como o porcelanato, são ideais. Já o quarto é o local de descanso, então pode ser interessante usar um acabamento de paredes que traz uma sensação de aconchego, como a madeira.

Ambientes externos

O acabamento para muro externo ou até varandas e áreas gourmet deve ser resistente à chuva, aos raios solares e à poluição. Alguns revestimentos indicados para esses locais são mármore, porcelanato, cerâmica e madeira impermeabilizada.

Além disso, você pode combinar duas ou mais variedades de acabamentos de parede para deixar seu ambiente externo ainda mais bonito e personalizado. Se você ainda tem dúvidas sobre qual material usar, a seguir, vamos mostrar as principais tendências de revestimentos.

Quais são os principais acabamentos de parede?

adesivo-para-azulejos
Adesivos de azulejos ajudam a renovar o visual da cozinha (Foto: Rafael Munhoz – Revista do ZAP)

Porcelanato, madeira, mármore… os revestimentos de parede são muitos e adequados para vários espaços. Agora que você já sabe o que considerar na hora de escolher o melhor para seu ambiente, confira quais são os principais tipos de acabamentos de parede. 

Porcelanato

O porcelanato é um dos materiais mais versáteis, porque é resistente, possui uma alta durabilidade e é fácil de limpar. Você pode usá-lo em todos os ambientes da sua casa, incluindo o banheiro e a cozinha.

Além disso, há porcelanatos de diferentes tamanhos, cores e texturas. Então, você certamente vai achar uma peça que combina perfeitamente com seu ambiente. Também é possível encontrar versões que imitam a madeira, que são uma boa opção para deixar os ambientes mais aconchegantes, especialmente a sala de estar e os quartos, mas sem investir no material natural.

Pastilhas

As pastilhas são feitas de cerâmica e lembram um pouco os azulejos, mas  apresentam um tamanho muito menor. Elas são ideais para revestir apenas uma parte da parede e deixar o espaço mais bem decorado e personalizado.

Esse material combina bem com cômodos como o banheiro, a cozinha e a varanda. É possível encontrar pastilhas de diferentes cores, o que faz com que elas também sejam uma boa opção para quem gosta de ambientes mais coloridos.

No entanto, as pastilhas não são muito fáceis de limpar. Logo, se você busca mais praticidade no seu dia a dia, elas podem não ser o tipo de acabamento mais recomendado para sua casa. 

Madeira

A madeira é uma boa opção de revestimento para criar ambientes aconchegantes. Ela pode ser usada em diferentes cômodos, como sala de estar, quarto e escritório. Porém, no caso de uma área externa, lembre-se de optar pela versão impermeabilizada. 

O acabamento de parede de madeira também combina muito bem com ambientes rústicos. Então, se você gosta desse estilo de decoração, considere usar esse material na sua casa.

Mármore

O mármore é um revestimento sofisticado que combina bem com decorações clássicas e elegantes. Como é muito resistente, esse material pode ser usado em todos os cômodos da casa.

Cimento queimado

Para quem gosta de uma decoração moderna ou minimalista, é interessante apostar no cimento queimado. Esse acabamento de parede pode ser aplicado tanto nos ambientes internos quanto nos externos.

Papel de parede

Quem gosta de praticidade ou mora em um imóvel alugado que não pode receber reformas pode usar o papel de parede para deixar a decoração da casa mais personalizada.

Há opções com diferentes estampas, desenhos e cores, e é muito fácil fazer a instalação. Outro benefício desse item é que, ao retirá-lo, a pintura não fica danificada, desde que o procedimento seja feito com cuidado.

No ZAP tem seu próximo imóvel

Já sabe escolher o melhor acabamento de paredes para cada cômodo? Então, você já pode começar a procurar um imóvel para colocar todas as dicas que apresentamos em prática. 

Se você está em busca de uma casa ou um apartamento, saiba que no ZAP tem o imóvel ideal para sua família. Continue no site e comece a procurar seu próximo lar hoje mesmo.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas