Zap Móveis

Saiba como eliminar ácaros do quarto

Spread the love

Capazes de provocar incômodos enormes, os ácaros são uma das características das estações mais frias, quando a casa fica fechada e úmida. Mas, para evitar a sua proliferação, são necessários cuidados o ano todo, pois eles podem estar em quase todos os locais da casa.

Travesseiros também precisam de protetores, que devem ser retirados para lavar semanalmente. (Foto: Shutterstock)

Ácaros também proliferam em travesseiros (Foto: Shutterstock)

+ Veja dicas para planejar a iluminação do jardim da sua casa

+ Diminua o impacto ambiental da construção em 3 passos

Visíveis apenas por microscópios, os ácaros se alimentam de material orgânico, ou seja, das células mortas que perdemos ao longo do dia. Por isso, se proliferam onde existe a maior parte desse material, como travesseiros, colchões, cobertores e edredons. Onde há poeira, pode haver ácaro também. Veja abaixo dicas para eliminar o problema:

Limpeza

O segredo para reduzir a quantidade de ácaros e, consequentemente, os danos que eles podem causar,– como crises de asma, bronquite, rinite e coceiras–, não tem nada de misterioso: é a higienização.

Os travesseiros acumulam muita matéria orgânica pelo nosso contato. A limpeza desse item é muito importante, mas ela não deve ser feita de qualquer forma. O ideal é uma lavagem a seco, pois durante a secagem em uma lavagem normal, o travesseiro esquenta e se torna um ambiente ideal para que os ácaros se reproduzam. No entanto, o mais indicado é trocar o travesseiro a cada dois anos e usar uma capa, que pode ser lavada frequentemente.

Carpetes, tapetes e cortinas são outros locais onde os ácaros se acumulam. O uso do aspirador frequentemente e a lavagem normal das cortinas com pequenos intervalos podem amenizar o problema.

As almofadas e colchões também devem ser higienizados semanalmente com um aspirador. Trocar os filtros do ar-condicionado quando estiverem sujos é outro dever de quem quer acabar com os ácaros em casa. Lençóis, capas protetoras e edredons devem ser lavados regularmente.

Também indica-se colocar os objetos ao sol porque reduz a umidade. É importante, porém, aspirá-los depois para retirar os resíduos que se acumularem.

capa colchão

Colchões também devem ser higienizados semanalmente (Foto: Shutterstock)

Os – ácaros também se desenvolvem em locais úmidos, escuros e sem ventilação. Para evitar o acúmulo de ácaros –no guarda-roupa é recomendado tirar as peças todos os meses e deixá-las no sol por alguns minutos. Antes de colocar as roupas de volta no armário, deixe-as em um local bem ventilado por cerca de uma hora, para que esfriem.

 

+ Conheça a vassoura comandada por controle remoto

+ Saiba afastar os vilões da saúde que se escondem na sua casa

+ Mofo e bolor: Como prevenir estes problemas em casa?

+ Confira 15 dicas práticas para organizar a lavanderia

+ Veja 13 dicas para usar a pasta de dente na limpeza

+ Veja como tirar riscos de móveis de madeira

+ Saiba como acabar com as formigas da sua casa

+ Saiba quais documentos guardar e por quanto tempo

+ Saiba quais os pisos ideais para sua garagem

+ Veja 10 dicas para transformar o seu quintal

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas