Zap Móveis

Acerte na decoração de quarto pequeno

decoração de quarto pequeno cama
Spread the love

Fazer a decoração de quarto pequeno significa aproveitar todos os cantos do ambiente e caprichar nos detalhes. O primeiro passo é conferir as medidas do espaço e, somente depois, pensar sobre a escolha do mobiliário. É essencial evitar o excesso de móveis e garantir a boa circulação dos moradores, usando peças de tamanho adequado.

decoração de quarto pequeno cama

Deixe a cama encostada na parede para ganhar espaço (Fotos: Shutterstock)

+ Camas embutidas são alternativas para espaços pequenos

+ Saiba quais são as tendências de cabeceira de cama

Cuide principalmente de acertar a dimensão da cama. Afinal, modelos king size podem acabar com a sensação de amplitude. O recomendado é ter uma área mínima de 70 cm ao redor do móvel. “Escolher itens grandes é algo que compromete a circulação no ambiente, além do desconforto de poderem causar acidentes e esbarrões”, afirma Marcello Sesso, arquiteto.

decoração de quarto pequeno espaço

O recomendado é deixar uma área mínima de 70 cm ao redor da cama

Invista em peças compactas na decoração e dê preferência aos modelos multiuso. Móveis como pufes, bancos, nichos e baús são boas opções.

Não hesite ainda na retirada de itens que ocupem muito espaço no quarto. Um exemplo é o criado-mudo. O móvel pode ser substituído por prateleiras na parede ou marcar presença somente em um lado da cama.Escrivaninhas, racks e cômodas também podem ser retirados da decoração.

decoração de quarto pequeno com nichos

Nichos dão leveza e funcionalidade ao quarto pequeno

Existe um recurso bastante eficiente na arrumação de quartos pequenos: armário planejado. A medida permite aproveitar cada centímetro do local, incluindo quinas e até mesmo corredores (quando portas de correr estão presentes). Mas fique atento com o uso de armários embutidos. Eles consomem espaço e podem deixar o quarto ainda menor.

A saída na hora ganhar a sensação de amplitude é deixar a cama encostada na parede e investir em camas-box com espaço interno para sapatos, roupas de cama e até livros. Outra opção interessante é usar beliches e improvisar, quando possível, uma pequena escrivaninha embaixo da cama superior.

decoração de quarto pequeno com papel de parede

Em um quarto pequeno com poucos móveis, papel de parede pode ganhar destaque e deixar o ambiente decorado sem esforços

Truques de decoração de quarto pequeno

A composição do quarto pode ainda contar com artimanhas visuais. A instalação de espelhos é um delas, pois o recurso da reflexão traz amplitude ao ambiente. Aposte em móveis e portas de armários espelhados, além de faixas de espelho na própria cabeceira da cama.

decoração de quarto pequeno com espelho

Espelhos ajudam a transmitir uma sensação de amplitude no quarto pequeno

Os famosos papéis de parede listrados também são vantajosos. As listras verticais aumentam o tamanho do pé direito e as horizontais transmitem a sensação de um quarto mais largo.

Abuse de tonalidades neutras e claras (cinza, bege, branco) nos móveis e paredes, deixando o colorido para itens como almofadas e roupa de cama.

 

 

+ Móveis multifuncionais são destaque no Salão do Móvel de Milão

+ Veja 9 plantas que atuam como repelentes naturais

+ Apartamento de 8 metros quadrados tem sala, cozinha e quarto embutidos

+ Acerte na decoração do quarto de menina

+ Veja como decorar um quarto de casal de filhos de sexos e idades diferentes

+ Conheça a decoração do quarto de bebês famosos

+ Decore o quarto de acordo com a personalidade do casal

 

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas