Zap Móveis

Acerte na escolha da torneira para sua casa

Spread the love

Escolher uma torneira só porque ela é bonita é pepino na certa. Lembre-se que ela tem que ser compatível com a cuba de pia ou banheiro escolhido.

A torneira do banheiro deve direcionar o jato de água ao centro do ralo da cuba (Foto: Reprodução – Safety Training)

+ É possível ter hidromassagem em banheiro pequeno

+ Deixe o lavabo da sua casa mais charmoso

Os modelos são vários: jatos diversos, com filtro acoplado ou não, bica móvel, extensor flexível, acionamento por sensor e tecnologias economizadoras que limitam a quantidade de água por acionamento.

Você pode escolher qualquer uma, mas o básico é prestar atenção em dois detalhes, altura da torneira em relação a cuba e comprimento da bica para garantir que a saída de água fique na direção do ralo.

Torneira da cozinha – As tarefas executadas na pia da cozinha exigem um espaço confortável para lavar louças e alimentos. Verifique se há espaço suficiente para lavar panelas ou louças maiores. Entre a bica de onde sai a água e a bancada da pia precisa haver uma distância de pelo menos 30 cm de altura, não importando se a torneira é fixada na bancada ou na parede.

Torneira da cozinha deve deixar espaço suficiente para lavar panelas ou louças maiores (Foto: Reprodução – Houzz)

Torneira do banheiro – No banheiro a saída de água da torneira deve ficar próxima à direção do ralo. Veja se cabe sua mão e se, na hora de lavar, a água não vai escorrer pela lateral porque a torneira está muito no canto da cuba.

Lembre-se que o tamanho da torneira deve ser proporcional a cuba ou ao lavatório e o jato deve ser direcionado ao centro do ralo da cuba: se ficar muito pra frente, a água vai cair para fora.

Torneira simples ou misturador – O misturador só é necessário se sua casa tiver água quente e água fria. Do contrário, é gasto desnecessário. Para ter água quente, o misturador tem de estar conectado ao tubo de água quente (aquecida a gás, energia solar ou por um aquecedor elétrico).

Misturador permite a saída de água quente, fria ou as duas de uma só vez (Foto: Reprodução – Victoria Plumb)

O misturador serve para abrir a saída de água quente e água fria, permitindo que você use uma delas ou misture as duas. Só de curiosidade, se o modelo tiver dois registros – um pra cada saída de água, ele se chama misturador duplo comando. E se uma mesma alavanca controla vazão e temperatura da água, é um misturador monocomando.

Torneira de parede ou fixa na bancada – O encanamento da casa já deve estar preparado para fixar a torneira na parede ou ficar abaixo da pia para prender na bancada ou na cuba de mesa (que tem o buraco para a torneira). Caso queira instalar na parede e não tenha sido previsto o ponto de água, será preciso quebrar os azulejos ou parede e refazer a tubulação para criar o novo ponto de água.

As cubas de apoio, aquelas que ficam inteiras acima da bancada, exigem torneiras mais altas que podem ser de bica alta ou de parede. Verifique na embalagem se o modelo que você escolheu é para ser instalado na parede ou na bancada.

Material da torneira – As torneiras podem ser de metal ou de plástico ABS. Nas primeiras, o miolo pode ser de latão, de liga de cobre, de liga de zinco e de aço inoxidável. Elas funcionam do mesmo modo, mas o latão é o que mais resiste à corrosão. O acabamento externo mais comum é o cromado, que é mais resistente ao desgaste.

As torneiras de metal são vistas com frequência nas casas brasileiras (Foto: Shutterstock)

Já as produzidas com ABS, também chamado de plástico de engenharia, são brancas, mas podem ser pintadas de cores metalizadas e custam menos, embora sejam menos resistentes.

Mecanismo de acionamento – O antigo courinho (ou borrachinha) já foi muito usado na vedação das torneiras. Mas estragava e exigia trocas constantes. As torneiras novas vêm com cartucho de vedação, que desgasta menos e elimina vazamentos. A diferença é que os modelos com o mecanismo antigo precisam de várias voltas para abrir e fechar. Já os de cartucho cerâmico são acionados com apenas ½ volta ou ¼ de volta.

Use arejador – O arejador é uma peça que fica na ponta da bica na saída de água e adiciona ar ao jato diminuindo o volume do líquido que sai em até 50%, garantindo água suficiente para a lavagem. Muitas torneiras já vêm com esse anel. Quando isso não ocorre, é possível comprar só a peça, mas não deixe de conferir se o encaixe é compatível com a ponta da torneira.

O especialista é sempre a pessoa indicada para lidar com os problemas da torneira (Foto: Shutterstock)

Manutenção – Comprar uma marca que disponha de assistência técnica na sua região evita pepinos futuros. Resista a tentação de abrir a torneira e mexer no mecanismo no primeiro problema. A garantia que, por lei, é oferecida pelo fabricante é de cinco anos, no mínimo, mas você pode perdê-la se resolver desmontar a torneira.

+ Funcionais, tintas podem ser usadas como isolantes térmico e acústico

+ Veja 11 maneiras de mudar a cara da sua parede 

+ Recicle e decore sua casa com materiais descartados em obras 

+ Veja dicas para cumprir promessas de ano novo relacionadas a sua casa

+ Confira 51 dicas imperdíveis para decorar sua casa com pouco dinheiro

+ Saiba o que fazer para aproveitar uma varanda sem uso

+ Confira 5 testes indispensáveis para reconhecer piso bem feito

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Veja também:

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas