Zap Móveis

Como é uma república? Veja as vantagens e desvantagens

Spread the love

A maior vantagem de uma república é poder dividir despesas. Numa cidade como São Paulo, por exemplo, onde o custo de vida é alto, muitas vezes é possível morar numa região mais rica em serviços e transporte público, com espaço suficiente para compartilhar e ainda gastar menos do que morando sozinho. Está com dúvida de como é uma república?

A arquiteta Fernanda Okuyama afirma que a convivência pode ser uma vantagem para quem está disposto a isso, mas também uma grande desvantagem. “Você pode se deparar com discórdias financeiras, assim como hábitos e rotinas. É importante manter o diálogo aberto e combinar tudo previamente”.

Para morar em república é preciso saber compartilhar espaços, principalmente o quarto

Para morar em república é preciso saber compartilhar espaços, principalmente o quarto. (Foto: Shutterstock)

A arquiteta acha que é possível delimitar espaços íntimos e de uso coletivo. Os dormitórios podem ser ambientes total ou parcialmente privativos, com acesso mais restrito, “tudo vai depender do grau de intimidade que você tem com os demais moradores”.

Na decoração, o espaço pode refletir cada um dos moradores, mas muita informação pode atrapalhar na organização. “Os ambientes compartilhados podem ser mantidos mais neutros, com elementos pontuais da personalidade de cada um. Por exemplo, conciliar mobiliários maiores (sofás, estante) com cores e design mais básicos”.

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião. Qual matéria você quer ler aqui? Deixe sua sugestão nos comentários.

Barulho nas repúblicas

A arquiteta Raquel Furlan lembra que o ambiente de república costuma ser de muito entra e sai e festas. “Quando uma pessoa quer estudar, pode estar rolando um barulho, isso é uma desvantagem. E do ponto de vista de dividir custos, às vezes uma pessoa acaba pagando um pouco mais que outra”.

Para Raquel o ideal é cada pessoa ou dupla ter seu quarto, com chave. “No quarto é possível dividir o ambiente de várias formas: com armários, gabinetes, cômodas, biombos, cortinas. São muitas possibilidades para dividir o ambiente”.

Foto: Shutterstock

(Foto: Shutterstock)

Mas, se depois desse conteúdo você mudou de ideia e pretende alugar um imóvel. Visite o portal especialista do mercado.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas