Zap Móveis

Entenda o que é leasing imobiliário e como ele funciona

Imagem da parte da frente de uma casa
Spread the love

Você já ouviu falar sobre o leasing imobiliário? Essa prática vem se tornando comum no mercado e pode despertar várias dúvidas nas pessoas, especialmente sobre o funcionamento dela. 

Pensando nisso, a Redação ZAP reuniu um guia completo sobre o que é leasing imobiliário. Por aqui, vamos explicar detalhes sobre as partes, o pagamento, as vantagens e outras modalidades de leasing. Confira!

O que é o leasing imobiliário?

O termo “leasing”, em inglês, quer dizer “locação” e isso já demonstra que o leasing imobiliário tem ligação com o aluguel. Primeiro, pense no conceito de aluguel: o proprietário disponibiliza o imóvel para uma pessoa, mediante o pagamento de um valor mensal.

No caso do leasing, em vez de um locador e um locatário, há o arrendador (proprietário) e o arrendatário. O primeiro compra um imóvel de interesse do segundo, que usufrui do espaço por um tempo determinado, mediante o pagamento de um valor acordado previamente. 

Ao final do contrato, o arrendatário pode comprar o imóvel por um valor acordado. Também há a possibilidade de renovar o contrato de leasing e continuar com esse “aluguel”. Além disso, é permitido devolver o bem e encerrar a relação estabelecida. 

Leasing x financiamento: qual é a diferença?

O leasing tem características bem similares ao financiamento, mas são práticas bem diferentes. No primeiro, o imóvel é propriedade do arrendador (em geral, uma instituição financeira), que concede ao arrendatário a possibilidade de usar o espaço e comprá-lo. Portanto, o imóvel será dele após acionar a opção de compra.

Já no caso do financiamento, a pessoa usa recursos de terceiros para comprar um imóvel. Dessa forma, ao pagar as prestações sem atrasos ou problemas, ela se torna dona do espaço, sem precisar acionar a opção de compra. Sendo assim, apesar de parecidas, são práticas totalmente distintas. Agora, você já sabe os detalhes da comparação leasing x financiamento.

Imagem do quintal de um imóvel

Qual é a diferença para o aluguel?

A maior diferença entre o leasing e o aluguel é que o arrendatário tem o direito de compra ao final do contrato. Em muitas situações, o arrendador compra um imóvel que é 100% compatível com os interesses do arrendatário, o que não acontece nos contratos de aluguel.

Existem outros tipos de leasing?

Além da modalidade para imóveis, existem outros tipos de leasing. Cada um está relacionado a um tipo de bem, como equipamentos para empresas e veículos. Também há o leasing back, em que uma empresa repassa bens para outra, podendo comprá-los ou passá-los de vez ao final do contrato.

Quais são as vantagens do leasing imobiliário?

O leasing imobiliário é perfeito para quem quer escolher o imóvel “alugado”. Em contratos de aluguel tradicionais, por exemplo, isso não seria possível, pois o espaço é disponibilizado pelo proprietário. No leasing, você contata o arrendador para adquirir o lugar desejado.

Entre as vantagens do leasing, está o processo mais rápido e prático para ambas as partes. Sendo assim, a transferência do imóvel é feita de maneira mais simples, o que facilita para quem quer se mudar logo. Em muitos casos, essa prática é uma alternativa mais em conta para encontrar o imóvel ideal.

Como funciona o leasing imobiliário?

Você já sabe que o leasing tem duas partes: arrendador e arrendatário. Agora, está na hora de conhecê-las mais profundamente. O primeiro pode ser uma instituição financeira ou uma sociedade de arrendamento mercantil. Ele é dono do imóvel até o momento em que o arrendatário faz a compra.

O arrendatário é quem usufrui do bem e paga o “aluguel” mensalmente ao arrendador. Ao final do contrato, geralmente, ele só precisa adicionar o valor abatendo o que já foi pago nessas parcelas. É importante que todos esses fatores estejam descritos em contrato para evitar problemas futuros.

Esse pagamento ao final do contrato só é possível porque o valor do leasing abarca todo o custo do imóvel. Futuramente, são adicionadas despesas cartorárias. Então, basicamente, você já terá pago boa parte desse bem, bastando fazer o pagamento apenas de um valor residual. Viu como é fácil entender como funciona o leasing?

O leasing imobiliário se tornou uma ótima saída para pessoas jurídicas que precisam de novas sedes ou espaços comerciais. Porém, ele também é uma prática comum para pessoas físicas, especialmente porque é possível escolher o espaço onde está ou será construído o imóvel.

Conheça o ZAP Imóveis!

Viu só? É muito fácil entender tudo sobre o leasing imobiliário. Após conferir esse conteúdo, que tal acessar o site do ZAP Imóveis? Ele oferece imóveis para alugar e comprar, além de uma aba com os principais lançamentos em diversas cidades do Brasil.

Também não deixe de conferir outros conteúdos do nosso blog. Por aqui, temos dicas de decoração, estilo de vida e mercado imobiliário, além dos guias de cidades, que contam um pouco mais sobre os principais lugares espalhados pelo Brasil. Acesse!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas