Zap Móveis

Aluguel comercial pode ser mais vantajoso do que o residencial

Aluguel comercial
Spread the love

Quem tem um imóvel para locação que pode ser usado tanto para residência quanto para fins comerciais deve ficar atento para fechar o melhor negócio. O aluguel comercial costuma ser mais vantajoso. Além do valor maior, especialmente se o imóvel for bem localizado, o contrato é mais longo – o prazo é mais do que o dobro de um aluguel residencial, podendo chegar a cinco anos. 

Leia também

+ Os 7 prédios que estão entre os mais luxuosos do mundo

+ Alugar imóvel por imobiliária exige contrato de mandato

Uma desvantagem é que o inquilino provavelmente vai querer adaptar o imóvel à atividade dele, o que pode resultar em modificações que afetem uma futura pretensão residencial. Essa reforma também exigirá um acordo entre locador e locatário para fazer frente aos custos.  Por outro lado, no aluguel comercial, o local tende a ser mais bem cuidado.

O corretor de imóveis Fabio Zarzana acredita que quando a possibilidade é dupla (comercial e residencial), vale anunciar para as duas finalidades para aumentar as chances de uma melhor oferta. 

Imóvel alugado para fins comerciais tem contrato de locação mais longo

“Mas a configuração em que o imóvel se encontra – como residência ou montado como ponto comercial – determinará, muito provavelmente, a demanda no mercado. Se for originalmente residencial, o proprietário deve deixar o mais clean possível, para não restringir as possibilidades comerciais, que são mais atrativas”, diz o personal broker, que tem mais de 20 anos de experiência em marketing e vendas no setor imobiliário.

Zarzana diz que a locação comercial pode significar até o dobro da residencial. Para se ter uma ideia, explica ele, no período pré-pandemia se buscava uma taxa de retorno de 1% sobre o valor avaliado de venda do imóvel comercial. Já para o residencial, um retorno de 0,5% era bem aceito. 

“O mercado ainda está se ajustando ao pós-pandemia, mas certamente se nota que essa vantajosa proporção para o comercial foi reduzida, em virtude da alta oferta de espaços comerciais ainda com demanda em ajuste. Claro que no decorrer dos próximos meses a tendência é o retorno da atividade comercial, talvez próxima à anterior”.

Para quem pretende comprar um imóvel hoje como investimento, pensando em alugar, ele recomenda investir num ponto comercial. Zarzana ressalta que o mercado está lutando para sair da estagnação, o que deve ocorrer futuramente. “Imóvel sempre valorizará a médio e longo prazos, e o comercial tenderá a propiciar uma locação mais rentável que a residencial”. 

Leia mais

+ 6 tendências para deixar a casa na moda sem perder a originalidade

+ Lareiras: como usar e fazer a manutenção corretamente

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas