Zap Móveis

Confira dicas de decoração para quem ama academia

Spread the love

Pessoas viciadas em academia ou esportes costumam levar para dentro de casa a sua paixão. Não é raro as visitas se depararem com itens inusitados,  como bicicletas e caiaques,  que podem ocupar espaços consideráveis – até no meio da sala.

(Foto: Shutterstock)

O ideal é buscar  harmonia com a decoração e criar espaços específicos para permitir a continuidade dos exercícios no lar, afinal esse tipo de gente não curte ficar só deitada no sofá. E se não há uma sala própria para isso, é possível, sim, usar ambientes comuns para colocar aquele aparelho de aeróbico inseparável.

Deixando no estilo

O arquiteto Felipe Luciano, do Estúdio FCK, diz que, para áreas fitness, é preciso pensar em praticidade, comodidade e conforto. “Em estofados, usar tecidos acquablock  e resistentes, persianas estilo tela solar e materiais de fácil higienização”, ensina.

A arquiteta Fernanda Andrade acha interessantes estímulos visuais, como adesivos motivacionais e com temas relacionados à atividade, que deem a impressão de movimento.

(Foto: Shutterstock)

“Espelhos são importantes para a pessoa se ver de corpo inteiro, e também ampliam o ambiente. Deve-se usar pisos como os vinílicos, com padrão amadeirado, e os emborrachados”.

As paredes podem ter pintura em epóxi e receber algumas faixas listradas e alvos. Tons como cinza, amarelo e verde neon são cores mais comuns nesses ambientes, ensina o arquiteto Lisandro Piloni. “Podemos utilizar aqueles caixotes de Crossfit para fazer uma estante e usar barras como estrutura desse móvel”.

O designer de interiores Bruno Carvalho acredita que esse tipo de público deve optar por cores quentes nas paredes, iluminação moderna, sofás ou tapetes orgânicos e estampas geométricas. “E móveis leves para fácil remoção. Uma boa ideia é prever uma geladeira pequena com águas e chás gelados”.

Imagens nas paredes

Felipe Luciano acha que imagens e adesivos podem ser bem interessantes na composição da decoração em áreas fitness, mas tudo depende muito da mensagem que se quer trazer ao ambiente.

Fernanda Andrade concorda. “O morador que gosta de atividade física se sentirá no clima da academia, mesmo estando em casa”, diz a arquiteta. “Cores vibrantes e estampas também criam um clima estimulante à prática de atividades físicas”, continua.

(Foto: Shutterstock)

Sem exageros

Quando bem empregados e pensados de maneira harmônica, equipamentos de ginástica, como uma esteira podem ser implantados em salas de estar, home theater e outros ambientes da casa.

(Foto: Shutterstock)

“Com a tendência de livings integrados e inclusão da sacada em ambientes comuns, essa possibilidade pode ser real. Tudo depende do modo como o arquiteto e o design de interiores irão setorizar  essas áreas no layout, ou ocultar esses elementos”, explica o arquiteto Felipe Luciano.

A arquiteta Fernanda Andrade afirma que não importa se é uma varanda ou um ambiente feito especialmente para ser academia. “O espaço deve ser arejado, iluminado e agradável de permanecer. Conforto e bem-estar do morador são as principais premissas para o uso contínuo e prazeroso do ambiente”.

(Foto: Shutterstock)

Para o arquiteto Lisandro Piloni, assim como hoje são utilizadas cadeiras de barbeiro em salas de banho, um aparelho ou um suporte com pesos, em um living ou canto da varanda, seria parte de decoração e também funcional para o usuário.

“Sabendo organizar, deixando um cantinho que seja visualmente bonito e que também possa se integrar ao living, quarto ou varanda, os objetos funcionais com certeza irão fazer uma decoração incrível no ambiente como um todo”, finaliza Piloni.

(Foto: Shutterstock)

+ Veja como instalar uma rede de descanso em casa

+ Saiba como instalar suporte de TV

+ Saiba como instalar uma fita de LED em casa

+ Saiba como instalar prateleiras de forma rápida

+ Saiba como colocar quadros na parede sem dificuldades

+ Saiba como trocar uma tomada com defeito

+ Saiba como instalar um prendedor de porta

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas