Zap Móveis

Conheça dez cuidados para fazer compra de lote com segurança

loteamento.zapimoveis
Spread the love

O baixo custo de manutenção, a maior valorização com o passar dos anos e a estabilidade tem feito com que o lote se torne uma das principais formas de investimento, seja para moradia ou como uma alternativa de renda.

compra-de-lote-e-compra-de-terreno

Lotes são atualmente uma boa formas de investimento (Fotos: Thinkstock)

+ Saiba como as mudanças da Caixa afetaram o financiamento imobiliário nos demais bancos

+ Conheça dicas para organizar a casa antes da reforma

Porém a decisão de compra deve ser amparada por cuidados básicos para evitar problemas futuros. Confira as dicas da loteadora Gran Viver e faça um bom negócio.

Principais cuidados na hora de fazer compra de lote:

1° – O primeiro passo é verificar o histórico da empresa responsável pelo loteamento, pedir referências sobre os loteamentos lançados anteriormente e visitá-los.

2° – Escolher um bom empreendimento também significa verificar quais serviços essenciais estarão instalados, quem irá administrá-los e se o loteamento é fechado ou aberto.

compra-de-lote-segura

Visitas são necessárias para conhecer a infraestrutura do loteamento

3° – Visitar o local onde se deseja adquirir um lote é fundamental para conhecer a infraestrutura das ruas, iluminação, segurança e verificar a demarcação dos lotes.

4° – Confira no Registro de Imóveis o registro do loteamento, as licenças e a aprovação do projeto. É recomendável também verificar informações junto aos órgãos ambientais e prestadores de serviços públicos de água e luz. Sobre a obra, deve-se buscar a Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO), que confere um “Selo de Regularidade de Aprovação” às obras regulares.

5° – Consulte o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) para verificar sobre a idoneidade da empresa corretora.

compra de lote com seguranca

Duvide dos lores anunciados com preços baixíssimos

6° – Loteamentos irregulares não se preocupam muito com o futuro de seus recebimentos. Por isso, antes de concluir o negócio, deve-se verificar quem financia o parcelamento e qual documentação é exigida.

7° – Para efetuar o pagamento, o consumidor deve dar a entrada ou sinal com cheque nominal à empresa, além de exigir um recibo de sinal e um contrato que descreva de forma detalhada o empreendimento.

8° – É necessário olhar com atenção a documentação do lote. Caso o lote seja irregular a documentação irá denunciar se ele está instalado próximo a áreas de mananciais ou de proteção ambiental.

9° – Duvide dos preços baixíssimos, isso pode significar que o terreno está sendo colocado em nome de uma associação de moradores e uma quota irregular vendida.

10° – Uma das principais prioridades é verificar a matrícula individual do lote, que garante ao proprietário que aquilo não é fruto de uma ocupação irregular. Essa conferência pode evitar 95% dos problemas que podem ser descobertos com a compra de terrenos.

+ Confira o guia completo da reforma e decoração de uma casa

+ Saiba quais reformas precisam de autorização da prefeitura

+ Confira dicas para não errar na pintura das paredes da casa

+ Faça você mesmo o efeito quadrado na sua parede

+ Inspire-se para decorar os vãos e cantos da sua casa

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas