Zap Móveis

Mercado imobiliário deve retomar investimentos em 2019

Spread the love

O ano começou com as melhores expectativas para o mercado de imóveis. Economistas e empresários do setor esperam uma retomada em 2019 e já projetam o melhor período dos últimos três anos. Diretor do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), Carlos Meschini fala em crescimento acima da inflação.

“Esperamos que o mercado imobiliário volte com força em algumas regiões. São Paulo, lógico, sempre sai na frente, mas a gente acredita que no Brasil deva ter um crescimento acentuado. Temos esperança nas atividades do governo, principalmente na economia”, diz Meschini.

crescimento

Medidas do Governo Federal são decisivas para a retomada do crescimento (Foto: Shutterstock)

Segundo ele, se as decisões econômicas do Governo Federal caminharem bem e os bancos liberarem mais crédito, o mercado voltará a crescer em patamares de 10 a 20% ao ano. “A gente acredita que vai ocorrer tudo bem e daqui a seis meses os números serão melhores”.

Saiba o que significam os termos e índices que movimentam o mercado imobiliário

Construção

O presidente do Sindicato da Construção Civil de São Paulo (SindusCon-SP), Odair Senra, entende que as reformas, principalmente a da Previdência, precisam passar no Congresso Nacional para a economia se aquecer.

“Estando o mercado imobiliário estagnado há quase quatro anos, sem dúvida os investimentos acontecerão. A retomada se iniciará com aquisição de terrenos, contratações de obras, e 2019 poderá ser o ano da retomada”.

crescimento

Com o retomada, novas construções imobiliárias podem acontecer (Foto: Shutterstock)

Senra explica que a construção civil ainda não teve tempo suficiente, dentro nova política econômica, para concluir estimativas. Mas as expectativas são boas. Os focos serão em imóveis residenciais de médio e alto padrões e do programa Minha Casa, Minha Vida.

No caso de São Paulo, ele prevê prédios com grande número de moradores próximos às estações de trem e metrô, edifícios com poucas vagas de garagens e com fachadas ativas que possibilitem o uso compartilhado do térreo e a convivência com espaços públicos”.

Para o presidente do SindusCon-SP, a Lei dos Distratos Imobiliários, sancionada recentemente, foi importante para construtores e compradores, pois gera mais segurança jurídica para as partes.

“A Câmara Brasileira da Indústria da Construção, com o apoio do SindusCon-SP, está preparando uma agenda legislativa para 2019 com os projetos de interesse do setor, que será levada aos congressistas”.

Famílias com renda de até R$ 1.600 passam a ter desconto menor no ‘Minha Casa, Minha Vida’

Economia

A economista Juliana Inhasz acredita que 2019 é um ano em que os lançamentos acontecerão em maior escala, contrariando o movimento visto nos últimos três anos.

“No período da crise, vimos o setor puxar o freio e aguardar, com cautela, algum sinal de retomada do crescimento. Agora temos sinais mais claros de que essa recuperação econômica realmente encontra-se em percurso”, afirma.

Para que as expectativas se concretizem, a economista diz que é fundamental a taxa de juros ser mantida em patamares baixos, porque estimula o investimento de forma geral e facilita a aquisição de imóveis e financiamentos imobiliários.

crescimento

Reformas econômicas precisam passar pelo congresso para uma retomada definitiva (Foto: Shutterstock)

“É fundamental a implementação das reformas econômicas, com intuito de reduzir gastos públicos, tentando equalizar as contas do governo e garantindo uma dívida pública em patamares aceitáveis. Somente assim será possível manter uma taxa de juros baixa”.

Juliana diz que a retomada da economia é um fato concreto, mas não em ritmo acelerado. “Os indicadores apontam para o crescimento econômico, com redução do desemprego, aumento das vendas em diversos setores”.

+Cinco dicas para acertar na compra de imóvel na planta

Conheça o índice FipeZAP:


+Escolha o arquiteto ideal para seu projeto

+Confira 3 dicas sobre como investir em imóveis

+Neuroarquitetura: a construção de espaços saudáveis

+Confira 7 dicas imperdíveis para você escolher o imóvel ideal

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas