Zap Móveis

Doação de imóvel com reserva de usufruto vitalício: o que é e como fazer?

Imagem de três pessoas conversando em um imóvel
Spread the love

O próprio futuro e o dos familiares podem ser preocupações constantes, o que também envolve os bens materiais. Por isso, muitas pessoas estão adotando um processo que visa evitar o inventário e adiantar a herança, chamado de doação de imóvel com reserva de usufruto vitalício.

Uma doação de bens em vida com usufruto do imóvel pode oferecer vantagens, como evitar o procedimento de inventário, compartilhar um bem com algum ente querido ainda vivo e assegurar a herança. Reunimos um conteúdo completo sobre o assunto. Confira!

O que é doação de imóvel com reserva de usufruto?

Doação é o ato de transferir algo para alguém, a fim de tornar essa pessoa imediatamente dona. Você pode, por exemplo, doar uma peça de roupa, uma quantia de dinheiro, um objeto de valor ou até um imóvel.

Já o usufruto é o direito de uma pessoa de usar e fruir um bem que não lhe pertence. Os proprietários desses bens são denominados nu-proprietários, e os que recebem esse direito são chamados usufrutuários.

Os usufrutuários podem usar, administrar, alugar e morar sob um contrato temporário ou vitalício até falecerem. Não existe obrigatoriedade de que sejam herdeiros diretos, ficando a caráter do dono do patrimônio escolher quem será o beneficiado. 

Assim, a doação de imóvel com reserva de usufruto vitalício é o ato de transferir um bem a outra pessoa, mas continuar a utilizá-lo em vida, conforme um acordo em um documento.

Para pensar em um exemplo simples, imagine um pai que faz a doação de um imóvel para o filho, mas permanece morando neste imóvel enquanto reserva de usufruto, pois é um dos direitos do usufrutuário.

Saiba mais sobre os direitos dos usufrutuários

De acordo com o Código Civil, Lei n.º 10.406, art. 1.394, enquanto viver, o usufrutuário tem direito a possuir, administrar e receber os frutos dos próprios patrimônios. Seguindo com o exemplo anterior de doação de imóvel em vida, mesmo com o filho nu-proprietário alugando o bem, o pai (usufrutuário) tem direito de receber o valor do aluguel normalmente.

Ainda de acordo com a legislação, caso o filho, por alguma fatalidade, faleça antes do pai, o bem é transferido sucessivamente para o próximo herdeiro, ou seja, o neto do proprietário. Este neto somente terá o usufruto quando o avô falecer mediante documento acordado.

Aliás, perante a legislação, existem dois tipos existentes de usufruto: o legal, instituído por lei, para proteger alguém em situação de vulnerabilidade; e o convencional, que acontece juridicamente de forma unilateral e bilateral, entre o nu-proprietário e o usufrutuário. 

Como fazer doação de imóvel com reserva de usufruto?

Imagem de uma mulher mostrando alguns documentos para um homem

Para realizar a doação de imóvel com reserva de usufruto vitalício, primeiro, é necessário analisar o caso, compreender a motivação do procedimento e identificar se não há nenhum impedimento para o processo ocorrer mais rapidamente.

O usufruto do imóvel pode avançar mediante o valor da propriedade. Se for superior a trinta salários-mínimos, ele deverá ser intermediado por uma escritura pública. Já em casos em que o número é menor, existe a possibilidade de um contrato particular. 

Para prosseguir com a escritura do imóvel, é preciso reunir alguns documentos e comparecer até um cartório próximo da sua região. No contrato particular, é necessário constituir as cláusulas do processo, analisar os documentos e ocorrer o acordo e a assinatura das partes.

Outro detalhe importante é registrar a doação de bens na matrícula do imóvel, pois só é possível usufruir do bem doado após isso. Então, mesmo parecendo um processo bem simples, é indicado receber a orientação de um advogado e a presença de uma autoridade jurídica para cumprir as regras.

Quanto custa o procedimento?

Agora que você já sabe como fazer o processo de doação de imóvel com reserva de usufruto vitalício, vamos abordar o valor da taxa. Em regra, é solicitado o pagamento de um imposto que, em muitos lugares, é conhecido pela sigla ITCMD, calculado sobre o valor do imóvel.

Caso a doação de imóvel ocorra por meio de uma escritura, solicita-se o pagamento dos emolumentos do cartório. Para isso, cada estado possui tabela própria, então consulte o valor da escritura.

Independentemente do caso, deve-se arcar com os custos do processo no cartório de registro de imóveis. Para isso, também é necessária a consulta de valores da tabela dos emolumentos de acordo com seu estado.

É possível vender um imóvel em usufruto?

A venda de uma casa/apartamento durante a vigência de um processo de doação de imóvel com reserva de usufruto vitalício pode até ser considerada, mas é recomendada a intermediação de um advogado para analisar a melhor forma de agir.

Para isso se concretizar, é necessário que todas as partes envolvidas concordem – quem permitiu o usufruto, quem vai receber e a pessoa interessada na compra. Neste caso, o comprador só pode desfrutar do bem após o falecimento do usufrutuário, a não ser que ele retire o usufruto antes da venda.

Conheça o ZAP imóveis e tenha seu novo imóvel!

Se você está procurando um imóvel para alugar ou comprar, experimente o ZAP Imóveis! Em nosso site, é possível encontrar casas, apartamentos e salas comerciais, usando filtros práticos para facilitar sua busca. Acesse e pesquise já o seu!

Ache seu imóvel aqui

Sua casa dos sonhos

No ZAP tem
Sua casa dos sonhos

Temos milhares de opções

Procure agora Clique para achar seu imóvel

As imagens são meramente ilustrativas

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas