Zap Móveis

Entenda o que é hipoteca e como ela funciona

Casal conversando com profissional de imóveis
Spread the love

Se você precisa contratar um empréstimo e quer saber quais opções de linhas de crédito estão disponíveis no mercado, descubra o que é hipoteca e saiba se vale a pena fazer uma, a seguir.

Muito popular nos Estados Unidos, a hipoteca não está entre as modalidades de crédito mais concedidas no Brasil. No entanto, muitas instituições financeiras oferecem esse tipo de empréstimo, por isso é necessário saber como ele funciona na prática.

O que é hipoteca?

Quem se pergunta o que é hipoteca precisa saber que, nessa modalidade de crédito, a pessoa coloca um imóvel como garantia para obter um empréstimo junto a uma instituição financeira.

Devido a isso, os bancos costumam cobrar juros menores e conceder prazos de pagamentos maiores. Além disso, a aprovação da linha de crédito nesses casos é mais rápida. Sendo assim, se você precisa pegar dinheiro emprestado, é interessante entender como funciona a hipoteca.

Quais imóveis podem ser hipotecados?

As instituições financeiras costumam aceitar vários tipos de propriedades como garantia desse empréstimo. Assim, na hipoteca de imóvel, os mais utilizados costumam ser:

  • casas;
  • apartamentos;
  • imóveis comerciais;
  • propriedades rurais;
  • terrenos. 

Quem pode fazer uma hipoteca?

Além de saber o que significa hipoteca, é fundamental descobrir quem pode solicitar esse tipo de empréstimo. De acordo com a legislação brasileira, esse grupo inclui pessoas físicas e jurídicas. Contudo, para isso, o solicitante da hipoteca deve ser o proprietário legal do imóvel, ter o nome limpo e um bom histórico de crédito. 

É possível vender um imóvel hipotecado?

É possível vender um imóvel hipotecado. Entretanto, quem faz isso precisa pagar ao banco todo o valor concedido no empréstimo à vista. Sendo assim, você precisa levar esse fator em consideração antes de anunciar a sua propriedade.

O que é hipoteca de primeiro e segundo grau?

No Brasil, um mesmo imóvel pode servir como garantia para mais de um empréstimo, desde que o valor da propriedade não supere o total da dívida. Por isso, além de descobrir o que é hipoteca, é importante saber que esse tipo de empréstimo pode ser classificado como de primeiro ou segundo grau.

A principal diferença entre elas está na data em que o empréstimo foi feito: a hipoteca de primeiro grau foi feita antes da de segundo. Caso seja necessário vender a propriedade para quitar a dívida, o primeiro credor terá prioridade para receber os valores devidos. 

Qual é a diferença entre hipoteca e empréstimo com garantia de imóvel?

Além de descobrir o que é hipoteca, é essencial distinguir esse tipo de linha de crédito e o empréstimo com garantia de imóvel. Apesar de serem parecidas, essas duas operações financeiras possuem algumas diferenças importantes. 

O empréstimo com garantia de imóvel envolve um processo chamado de alienação fiduciária, que transfere a propriedade para a instituição financeira credora de maneira mais rápida e menos burocrático.

De acordo com Fabrício Posocco, especialista em Direito Civil e Imobiliário: “Na alienação fiduciária, se a dívida não for paga, a recuperação de valores e a retomada do imóvel se tornam bem mais simples, visto que o processo é realizado via cartório. Esse método dá mais segurança aos bancos”.

Já no caso das hipotecas, esse procedimento é mais demorado e costuma envolver processos judiciais, que podem levar anos para serem concluídos. Por isso, muitos bancos dão preferência para a concessão de empréstimos com garantia de imóvel.

Como fazer uma hipoteca?

Antes de solicitar uma linha de crédito colocando sua propriedade como garantia, é necessário pesquisar bem como hipotecar um imóvel em cada instituição financeira. Isso permitirá contratar um empréstimo com juros menores e prazo de pagamento maior.

Após escolher o banco para o empréstimo e ter a linha de crédito aprovada, será necessário registrar a hipoteca junto ao Cartório de Registro de Imóveis. Também é interessante adquirir um seguro para cobrir o pagamento da dívida caso você não arque com as parcelas da hipoteca. Aliás, muitas instituições financeiras colocam a contratação desse serviço como pré-requisito para liberar uma linha de crédito. 

De acordo com Posocco, “contratar um seguro contra inadimplência garante ao credor o pagamento se o devedor não puder pagar as amortizações”. Após quitar a dívida, o solicitante do empréstimo deverá levar uma declaração do banco credor ao cartório, para dar baixa na hipoteca.

No ZAP, tem o imóvel que você procura!

Agora que entendeu o que é hipoteca e como essa modalidade de crédito funciona na prática, você pode avaliar se é realmente a melhor modalidade de crédito para sua situação.

Já se você procura propriedades para comprar, saiba que o ZAP também tem o imóvel desejado. No site, há casas, apartamentos e salas comerciais para todos os gostos e bolsos.

Além disso, com o sistema de filtragem disponível no ZAP, fica muito mais fácil encontrar um imóvel que atenda todas as suas necessidades. Assim, continue no site e comece a procurar hoje mesmo uma nova propriedade. 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas