Zap Móveis

Mercado imobiliário em 2020: veja o que o setor espera

Spread the love

Há uma clara percepção de que o pior ficou para trás. O produto interno bruto (PIB) da construção civil fechará 2019 interrompendo a série de cinco anos em queda (cresceu 1,3%) e espera crescimento de, pelo menos, 3% no ano que vemNesse contexto, o mercado imobiliário em 2020 apresenta cenários muito otimistas. 

“Existindo venda, tem mais obra para fazer. Tivemos uma mudança drástica de governo e entendemos que a área econômica está fazendo coisas boas. A gente sente que a confiança aumentou. O mercado está forte, com viés positivo, por conta dos juros baixos”, diz o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon), Odair Senra. 

Segundo ele, com perspectiva de aumento de emprego e renda, é provável que mais pessoas movimentem o mercado imobiliário em 2020. “Tudo indica que vamos ter um ano que vem muito bom. Evidente que na construção nada acontece de repente, o ciclo é longo. Mas já tem muito projeto aprovado, muita coisa que vai ser construída. A tendência realmente é aumentar”.  

mercado imobiliário em 2020

A grande aposta para 2020 é o aumento do número de construções e venda de imóveis (Foto: Shutterstock)

Bons indicadores para o mercado imobiliário em 2020

O presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz França, diz que o crédito imobiliário também está crescendo, o que serve para impulsionar o setor. 

“Nosso indicador mensal que analisa os lançamentos, vendas e ofertas dos imóveis demonstra claramente a recuperação. As empresas estão mais seguras para investirem e o poder de compra dos consumidores está subindo, através da queda dos juros e das novas opções de financiamento imobiliário”.  

França afirma que os lançamentos já estão voltando ao patamar de antes da crise, assim como as vendas. A Reforma Tributária pode favorecer ainda mais, desde que o setor da incorporação tenha tratamento tributário diferenciado, como é feito em Portugal, Espanha e Alemanha. Como as discussões dessa reforma ainda estão acontecendo, é preciso aguardar as definições”.  

construção deve aumentar no mercado de imóveis em 2020

Expectativa para o mercado imobiliário em 2020 é otimista (Foto: Shutterstock)

Juros baixos e crédito  

O economista-chefe do Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP), Celso Petrucci, diz que a expectativa do mercado imobiliário em 2020 é de que os juros permaneçam baixos, menores que 5%, e que o crédito imobiliário com recursos da poupança cresça de 25 a 30%.  

“Em 2020 o mercado continue crescendo no Brasil, de 10 a 15%. São Paulo cresceu muito este ano70em lançamentos e 60% em vendasAcredito que ano que vem seja de crescimento para outros mercados, que ainda estão aquém disso, do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, outras capitais do Sudeste e algumas cidades do Sul”. 

O economista Daniel Poit, consultor de planejamento e professor universitário, ressalta que a redução de juros e os novos financiamentos criaram otimismo no setor. Por outro lado, a estagnação de investimentos no área pública não ajuda na retomada das atividades.  

“Creio numa leve elevação, de 2% em 2020. Houve uma redução na renda média do trabalhador brasileiro, o que impede que ele tenha acesso aos investimentos e capacidade de honrar financiamentos”, detalha o especialista. 

Para Poita situação poderia melhorar mais rápido se o poder público ajudasse. “A instabilidade política, de diretrizes econômicas, a espera de que o Congresso seja mais célere nas suas decisões e nas votações dos projetos de reforma, principalmente Tributária, podem dificultar o cenário. Mas sou otimista em relação a 2020”.  

Leia mais:

+ Conheça a primeira maquete 3D e totalmente sustentável

+ Está pensando em adquirir um imóvel? Veja como funciona a etapa do valor da “entrada” do financiamento

+ Encontre o apartamento ideal para você no portal do especialista

+ Sem sair de casa, descubra qual é o crédito imobiliário disponível para você

 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas