Zap Móveis

Por que os imóveis residenciais desvalorizam? Saiba as causas e consequências

Spread the love

Os imóveis residenciais costumam passar por um processo de desvalorização ao longo do tempo, como qualquer outro bem. Porém, muitos fatores vão determinar o nível de desvalorização, sendo que a construção, em si, é só um deles. Reformas ou a falta delas, vizinhança e até situação de mercado podem puxar o preço para baixo ou segurá-lo em um bom patamar.

O engenheiro Luiz Borges, proprietário da Construtora Santa Rosa, diz que a depreciação é um processo natural, mas não inevitável. Existem maneiras de frear a desvalorização. “As principais causas são a falta de manutenção básica, acessibilidade, segurança, poucas vagas de garagem e documentação incompleta”, pontua.

Saiba escolher os materiais de construção para sua reforma

processo
Prezar pela manutenção do imóvel pode salvá-lo da desvalorização (Foto: Shutterstock)

Para a designer de interiores Fabiana Visacro, o número de quartos, tempo de uso, falta de opções de lazer, elevador e localização influenciam nessa questão. “São inúmeros fatores, depende também da demanda e do desejo de comprar das pessoas naquele momento”.

Já para o presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Santa Catarina (Creci-SC), Antônio Moser, a principal causa para desvalorização dos imóveis residenciais é o excesso de ofertas no mercado imobiliário.

Dicas para quem quer comprar um imóvel antes dos 30 anos

Atenção ao comprar

processo
Antes de comprar, é importante analisar se há algo que possa desvalorizar o imóvel (Foto: Shutterstock)

Antes da compra, para evitar surpresas com desvalorização acentuada de um imóvel, Fabiana Visacro orienta as pessoas a se atentarem se o condomínio tem dinheiro em caixa para arcar com possíveis interferências necessárias no prédio.

“Além disso, a pessoa precisa avaliar se houve modernização da parte elétrica e hidráulica do apartamento, que é sempre importante. Outra coisa a se avaliar é o andar do prédio: se não tem elevador, é interessante dar prioridade aos andares inferiores porque aumenta a liquidez caso precise vender”.

Para Luiz Borges, no primeiro momento, o comprador deve se atentar aos itens básicos do imóvel. “Por exemplo, a documentação legal, como registros e escrituras”.

Saiba quais são os documentos necessários para fazer um financiamento

Valorizar o local

processo
Investir em uma boa decoração também pode salvar o imóvel da desvalorização (Foto: Shutterstock)

Caso a pessoa compre um imóvel que esteja desvalorizado, o ideal é que sejam feitas, por meio de um arquiteto ou designer de interior, obras de reforma e adequação, “fazendo com que o mesmo agregue mais valor de mercado”, diz o engenheiro.

A designer acha que pequenas intervenções podem ajudar a elevar o preço. “Restaurar pisos com tinta, por exemplo. No caso dos banheiros e cozinhas que têm revestimentos mais antigos, pode trabalhar num estilo vintage com o contemporâneo”.

Conheça bem a construtora responsável pelo lançamento antes de investir

Confira a transformação completa pela qual passou esta cozinha:

+Decoração certa faz diferença em apartamentos pequenos

+Conheça 7 ideias de decoração com fita de LED

+Grafite, um toque especial na decoração

+Sobreposição de tapetes: veja como incluir na sua decoração

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas