Categories: Meu Imóvel

Vila Leopoldina: futuro vertical

A Rua Carlos Weber é a vedete do processo de revitalização da Vila Leopoldina. Ao longo dos quase dois quilômetros de extensão, exibe anúncios de novos lançamentos imobiliários, trabalhadores em um vai e vem frenético e novos moradores entusiasmados que apostam na valorização do local.

Para incorporadores, a região atrai por ter terrenos com preços acessíveis, excelente localização e infra-estrutura. Atualmente, 10 novos empreendimentos confirmam a vocação do trecho, que já foi apelidado como a “nova Moema”.

E o que para alguns moradores mais antigos soa como exagero, os mais novos vêem como motivo para compra de um apartamento. A médica Íris Resende de Souza e Cruz, de 32 anos, comprou um apartamento que está em fase de acabamento. “Foi um voto de confiança em um bairro que gosto muito. Espero que as previsões se confirmem”, afirma a médica.

As previsões citadas pela médica são a expectativa de que a valorização imobiliária alcance a Avenida Imperatriz Leopoldina e a parte do bairro mais próxima da Ceagesp. Inpar, Cyrela, Setin e Gafisa estão entre as empresas que apostam nos novos empreendimentos. Academias, lojas de roupa e presentes começam a se estabelecer. O empresário Paulo Rogério Braga comprou uma casa na Rua Campo Grande, transversal à Carlos Weber, para montar uma padaria. “Em breve, serão quase 40 condomínios de padrão médio e alto. Há espaço aqui para quem sabe o que e como fazer.”

Braga está de olho em uma clientela com bom poder aquisitivo. Os preços do metro quadrado de área privativa variam entre R$ 2.800,00 e R$ 3.500,00, de acordo com o padrão e a localização do empreendimento.

História de mudanças 

Quando foi iniciado o loteamento, em 1894, a Vila Leopoldina era uma área rural com currais, chácaras e estábulos. A exploração imobiliária ficou a cargo de empreendedores alemães, incluindo dona Leopoldina. Graças a isso, até hoje a zona central tem muitas ruas com nomes de origem germânica, como Mergenthaler, Frederico Wolff, Bauman e Hayden.

Depois da chegada da ferrovia, no começo do século passado, o bairro começou a tornar-se uma área industrial. A instalação da Ceagesp foi o passo definitivo para a vocação empresarial. Hoje, grande parte dos lançamentos imobiliários se ergue de antigos galpões que foram usados por transportadoras. 

Share
Published by
Redação ZAP

Recent Posts

Como declarar Imposto de Renda? Tire suas dúvidas

Como declarar imposto de renda tendo imóveis? Tire suas dúvidas e aprenda a destinar parte…

1 dia ago

Melhores lugares para viajar em junho no Brasil

Pelas festas juninas, pelo finalzinho da baixa temporada, pela queda nas temperaturas que resultam em…

4 dias ago

Melhores lugares para viajar em maio no Brasil

Mês que é fora de temporada e que fica ali no meio do outono, resultando…

6 dias ago