Zap Móveis

Apartamentos pequenos exigem truques de decoração

Spread the love

Os apartamentos pequenos são comuns nas grandes metrópoles. No entanto, ter menos espaço não significa viver de maneira apertada e desconfortável. Apenas pede por um punhado a mais de criatividade e boas soluções.

Apartamentos pequenos não precisam ser desconfortáveis (Foto: Shutterstock)

Apartamentos pequenos não precisam ser desconfortáveis (Foto: Shutterstock)

 + Saiba quais são as 7 vantagens em morar em um imóvel pequeno

+ Ferramenta informa o preço estimado do seu apartamento

Escolher os móveis, paleta de cores e detalhes apropriados é a primeira parte da tarefa que deve ser complementada com truques que criam a tão desejada sensação de amplitude. Para deixar o processo de decoração como deve ser – super prazeroso – aqui vão algumas dicas ótimas para os miniapês:

Antes de sair às compras é importante ter em mãos a planta do imóvel, com todas as informações referentes à dimensão, e uma trena. Isso porque o jeito mais fácil de deixar a casa com cara de entulhada é escolhendo móveis grandes demais para a metragem disponível. Por isso, invista em peças menores e discretas e não exagere na quantidade para não comprometer a circulação.

Espaços pequenos precisam ter peças específicas para melhor aproveitamento do espaço (Foto: Shutterstock)

Espaços pequenos precisam ter peças específicas para melhor aproveitamento do espaço (Foto: Shutterstock)

 

Untitled-5

Ambiente não precisa ser totalmente claro para aparentar amplitude (Fotos: Reprodução/Pinterest)

Um ambiente claro e bem iluminado pode parecer muito maior do que realmente é, mas isso não quer dizer que o visual precisa ser asséptico. Saiba que é possível ter o mesmo resultado acrescentando cores e texturas à mistura. O truque é criar uma base branca – ou da cor clara que preferir – e ir acrescentando detalhes coloridos e alegres, como almofadas estampadas, vasos de flores, tapetes e cortinas de tons vibrantes.

 

Untitled-8

Use detalhes coloridos e alegres, como almofadas estampadas

Quando o espaço é pouco, o ideal é compor os ambientes com o mínimo necessário de móveis. Nessas horas, escolha peças coringas que se desdobram facilmente em diversas funções e podem ser deslocados pelos cômodos sem muito esforço. Um banquinho pode ser usado como mesa lateral no quarto, apoio na sala de estar e assento extra na mesa de jantar. Já um pufe estofado vira mesa de centro com a ajuda de uma bandeja.

 

Untitled-4

Banqueta pode ter mais de uma função no ambiente, neste caso serve como mesa

Outro jeito de aproveitar cada centímetro disponível na planta é optando por móveis sob medida – os famosos planejados. Como eles são feitos na medida exata do espaço, eles otimizam ao máximo cantos estranhos e inutilizados. Assim, você pode ganhar um armário a mais para armazenagem.

Untitled-6

Explore os cantos das paredes com prateleiras e ganhe mais espaço para guardar objetos

Pensando ainda na otimização dos espaços, vale tirar proveito também de toda extensão da parede – na vertical e horizontal. Instale prateleiras, ganchos e estantes para manter a organização, melhorar a funcionalidade do ambiente e deixar o visual bonito e interessante. Essa é uma ótima dica para cozinhas, home offices e ateliês.

 

*Criado em 2008 pela jornalista e publicitária Lucila Zahran Turqueto, o Casa de Valentinaé um site de decoração e um shopping online com alta curadoria de produtos para casa.

 

+ Mobiliar a casa nova exige planejamento e pesquisa

+ Veja 18 truques de decoração para apartamentos de até 60 m²

+ Conheça os erros mais comuns em apartamentos pequenos

+ Móveis inteligentes se transformam para economizar espaço na casa

 

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas