Zap Móveis

Aprenda quais são os tipos de vidro e para que servem

Spread the love

Vidros são parte importante dos projetos de casas e apartamentos. E utilizados baseados na necessidade do ambiente, que pode “pedir” transparência, reflexão, segurança, controle acústico, eficiência energética e estética. Por causa da aplicação extensa são vários os tipos de vidros no mercado.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

Vidro laminado

Um dos mais populares é o laminado, ideais para aplicações que requerem desempenho acústico e segurança em diferentes níveis. Fachadas com vidros aplicados, varandas, coberturas, guarda-corpos de mezaninos e piso de vidro são exemplos feitos de laminado. “Ele oferece maior proteção contra raios UV e amplas possibilidades estéticas com a seleção de cores e opacidade ”, explica a diretora de marketing da empresa especializada GlassecViracon, Claudia Mitne.

tipos de vidro, vidro laminado

Os vidros laminados são mais indicados para serem colocados em locais como as varandas (Foto: Reprodução/Shutterstock)

O laminado é composto por duas ou mais lâminas unidas por um intercalário de polivinil butiral, popularmente conhecido como PVB, que impede que ele se estilhace em caso de quebra. Essa propriedade reduz o risco de lesões corporais e danos materiais, além de manter o vão fechado.

Vidro temperado

Quando se fala em resistência, o vidro temperado é bom representante, e outro tipo muito comum no mercado. Utilizado em portas e vitrines, é entre quatro e cinco vezes mais forte que o vidro comum. Em caso de quebra, o vidro temperado forma pedaços pequenos e relativamente inofensivos, reduzindo as chances de ferimentos e facilitando sua soltura dos caixilhos. “Esse tipo de vidro é tratado termicamente para ter uma resistência mecânica maior a alguns esforços”, diz a profissional.

vidro_temperado_vitrine

Quem busca um vidro mais resistente, o indicado é o temperado. Ele geralmente é utilizado em vitrines (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Para todos os tipos de vidro, a espessura é muito importante e calculada em função das dimensões do caixilho a ser instalado, da localização e volumetria do edifício, além da carga de vento que será impacta neste vidro.

Os vidros instalados devem ser mantidos limpos. A limpeza deve ser feita com água e sabão neutro, com pano ou esponja macia. A periodicidade da limpeza depende de sua localização.

Outros tipos de vidros e suas aplicações:

Vidro float temperado: está em portas, janelas, divisórias, box para banheiro, paredes decorativas, tampos de mesas, mobiliário, fechamento de sacadas, guarda-corpos, pisos e escadas e portas de armários e de guarda-roupas.

Vidro impresso temperado: usado em portas, divisórias, paredes decorativas, tampos de mesas, cubas de vidro e em instalações autoportantes.

vidro impreso temperado para mesas Quem procura por uma mesa com tampo de vidro, deve apostar no vidro impresso temperado (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Vidro serigrafado temperado: é conhecido por ser utilizado em porta, janelas, divisórias, paredes decorativas, tampos de mesas, instalações autoportantes e mobiliário.

Vidro refletivo temperado: está em fachadas, box para banheiros, portas, janelas e sacadas.

vidro_refletido_temperado

Vidro refletivo temperado é indicado para quem quer colocar box no banheiro (Foto: Reprodução/Shutterstock)

 

+ Crie vasos charmosos com potes de vidros

+ Integração de ambientes, espelhos e vidros translúcidos dão amplitude a apartamento

+ Vidros podem servir para proteção e segurança, além de decorar

+ Casa de madeira: conheça o projeto e suas vantagens

+ Transforme sua janela em uma peça de decoração

+ Faça você mesmo: espelho de janela de demolição

+ Fechamento de varanda deve ser feito com vidro solar

+ Saiba mais sobre a captação de energia solar residencial

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas