Zap Móveis

Armário na parede: veja os cuidados necessários ao fazer a instalação

Armário da cozinha
Spread the love

Armário na parede é uma boa solução para praticamente todos os ambientes da casa. A arquiteta Patrícia Cruz, do escritório que leva o seu nome, lembra que os armários na parede são ótimos para armazenamento e organização, considerando que atualmente os imóveis estão cada vez menores.

Leia também

+Sapateira: 4 tipos que ajudam na organização e evitam odores

+Profundidade de churrasqueira é importante para fazer a melhor carne

“Usar a parte vertical da parede ajuda bastante. E podemos utilizar esses armários para fazer uma decoração, com vidro em suas portas ou nichos abertos para colocar peças decorativas e deixar o ambiente mais leve. O uso de armários superiores ajuda a eliminar a utilização de muitos armários pelo chão, melhorando a circulação do ambiente”, explica Patrícia. 

Armários superiores evitam que muitos armários sejam instalados na altura do chão, ajudando na circulação do ambiente

A arquiteta e designer de interiores Raquel Ardizzoni, do Studio184, ressalta que, em ambientes úmidos, o armário na parede deve ficar cerca de 15 centímetros acima do piso para não danificar. “Muitos espaços pequenos estão adotando o sistema de embutir a marcenaria oculta nas paredes para liberar espaço. Geralmente, ambientes que têm marcenaria fixa nas paredes são cozinhas, banheiros, lavabos, áreas de serviços e áreas externas, como terraços”, diz.

Patrícia Cruz afirma que os armários nas paredes mais utilizados são os neutros, com as portas lisas e madeira no tom cinza ou amadeirada, como o MDF carvalho e o freijó. “Muitos clientes também estão gostando de utilizar um tom de madeira neutro e outro com a cor mais viva, como o azul petróleo”. 

Armários com cores vivas estão caindo no gosto das pessoas

Hoje os acabamentos ocultos, sem puxadores, embutidos nas portas como cavas, são bem usados, diz Raquel. “E cores de madeira natural mais claras, sendo MDF revestido com lâminas naturais de madeiras nacionais”.

Siga os cuidados necessários para a instalação de armário na parede

1. Se o armário for instalado em drywall (gesso), é necessário um reforço estrutural para suportar o peso da própria marcenaria e o que vier a ser guardado dentro.

2. A base de altura dos armários superiores pode ficar de 1,40m a 1,70m do piso. Se instalados sobre a pia, o vão pode começar em 45 cm e chegar a 70 cm, mas essas medidas podem variar conforme a altura do usuário. O armário instalado em cima da pia precisa ser mais estreito, entre 30 cm e 35 cm de profundidade. 

3. Para a instalação, o ideal é ter todas as plantas de hidráulica, rede elétrica e do gás, para que na hora da fixação não seja perfurado nenhum cano, o que causaria prejuízo e até mesmo um acidente.

4. Caso tenha azulejos soltos ou infiltração no local da instalação, o local deve ser reparado antes da instalação, caso contrário causará danos ao material.

Leia mais

+Veja qual a melhor maneira de usar bancos de madeira na casa

+Bandeira decorativa: como usar na decoração

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas