Zap Móveis

Armários aéreos: em quais ambientes da casa instalar e como fazer um bom uso

Spread the love

Muitas vezes, todos os espaços de um imóvel podem ser funcionais, mesmo aquele cantinho que parece inacessível. Lá no alto, perto do teto, os armários aéreos garantem um espaço extra que comumente acabaria perdido. Por isso, esse tipo de móvel se mostra bastante útil principalmente em apartamentos pequenos. Além disso, as várias possibilidades de encaixe e de materiais tornam os armários aéreos uma opção que se enquadram bem na decoração sem pesar no visual do ambiente. 

Leia também

+ Decoração de sala: 8 modelos para se inspirar

+ Kitnet pequena: dicas de decoração

Os armários aéreos são, como sugere o próprio nome, os que ficam no alto da parede. “São aqueles armários que ficam pendurados nas paredes, acima dos modelos que ficam sobre o piso”, explica a arquiteta Karina Korn, do escritório que leva seu nome. 

Os armários aéreos se encaixam em todos os ambientes e são ótima opção para organização
Os armários aéreos se encaixam em todos os ambientes e são ótima opção para organização – Projeto Novo Karina Korn – Foto: Eduardo Pozella – Altas

Como se encaixam em espaços que não seriam utilizados, os armários aéreos se mostram úteis para quem precisa ganhar espaço. “Eles são uma ótima opção para organização”, afirma a arquiteta. Além disso, conseguem se adequar de forma perfeita a cada ambiente. “Eles também colaboram para que o visual do espaço não pareça sobrecarregado”, acrescenta.

Se os armários aéreos podem ser úteis em qualquer imóvel, eles se tornam ainda mais relevantes naqueles com espaço limitado. “Em residências menores, eles são fundamentais, já que podem ser encaixados em qualquer lugar, incluindo em cima da geladeira ou janela, banheiros, varandas”, pontua Karina. 

Além disso, esse tipo de móvel pode fazer parte de qualquer ambiente, desde que sejam tomados os devidos cuidados, inclusive em relação à altura. “Os armários aéreos podem ser instalados em cozinhas, banheiros, lavanderias, varandas, podem ser úteis em qualquer cômodo. Só é necessário avaliar bem a altura para que fique confortável para os moradores”, detalha. 

Como se encaixam em espaços que não seriam utilizados, armários aéreos se mostram úteis para quem precisa ganhar espaço
Como se encaixam em espaços que não seriam utilizados, armários aéreos se mostram úteis para quem precisa ganhar espaço

Além da instalação, é preciso ter atenção também para que os armários aéreos combinem com a decoração. “Em relação ao décor, se for um armário para a cozinha, o ideal é que ele siga a mesma marcenaria presente nos outros armários, com cores iguais, garantindo uma harmonia para o ambiente”, exemplifica Karina. 

Outra questão que deve ser levada em consideração tem relação com a forma de uso que será feita desse tipo de móvel. “Uma dica legal é utilizar armários com portas de vidro para guardar copos, xícaras, pois ficam aparentes e contribuem com o layout do espaço. Em banheiros, colocar espelho nas portas dos armários também é uma boa opção, pois contribui para a sensação de amplitude e torna o móvel mais funcional”.

Leia mais

+ Aprenda a fazer uma área de churrasco no terraço

+ Dicas para decorar sua cozinha americana

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas