Zap Móveis

Arquitetos de interiores bolam novas e originais maneiras de instalar TVs em um ambiente

Spread the love

TV LCD suspensa no quarto de dormir, projeto de Carmen Zaccaro e e Marise Kessel (Foto: Divulgação)

TV LCD suspensa no quarto de dormir, projeto de Carmen Zaccaro e e Marise Kessel (Foto: Divulgação)

Cada vez mais sofisticadas tecnologicamente, as TVs ocupam as mentes, corações e, claro, a decoração das casas do grande público. E inspiram arquitetos de interiores e designers a bolar novas e originais formas de instalar os equipamentos.

A designer de interiores Roberta Devisate conseguiu fazer com que uma TV fosse útil para dois ambientes: através de um painel com sistema giratório, o aparelho fica acoplado na marcenaria do cômodo, mas, em situações eventuais, tem sua posição invertida para outro espaço da casa. No lugar do utensílio, entra rapidamente a imagem de um quadro. O giro pode ser acionado através de uma ferragem embutida no móvel.

O truque é simples, mas eficiente para casos em que não haja necessidade de instalar dois equipamentos em locais tão próximos. A ideia foi criada de uma maneira que a aparelhagem de som também possa ser integrada à TV.

“Como a cobertura já contava com uma sala de cinema no segundo andar, a cliente queria algo mais simples, que pudesse ter a versatilidade para os dois cômodos sem precisar investir em mais aparelhagens de home-theater. Desta forma, foi feito um recorte na alvenaria, coberto por um painel em madeira com sistema giratório embutido em aço, onde a TV foi fixada”, explica Roberta.

TV de plasma embutida em painel de madeira: projeto de Leila Dionizios (Crédito: Divulgação/Documennta Comunicação)

TV de plasma embutida em painel de madeira: projeto de Leila Dionizios (Crédito: Divulgação/Documennta Comunicação)

Para integrar melhor a TV de plasma aos seus projetos, a arquiteta Leila Dionizios normalmente cria um painel de madeira, com um nicho onde o aparelho é inserido. A tela deve ficar no mesmo nível que o acabamento de marcenaria. Segundo a arquiteta, o ideal é que o painel seja na cor preta, o que garante mais nitidez às imagens quando a TV está ligada, além de escondê-la melhor, quando desligada.

No projeto de um quarto, num apartamento no Jardim Botânico, as arquitetas Carmen Zaccaro e Marise Kessel tiveram a ideia de colocar a TV suspensa no alto. Como esconder os cabos? A ideia foi passar os fios por um tubo oco que desce do teto. Uma prolongação da marcenaria foi elaborada para que a parte de trás do aparelho não ficasse aparente.

“Ainda é possível girar a televisão para qualquer direção. O cliente adorou”, garante Carmen.

Gerente da loja Definitive, Diego Dourado diz que a TV moderna, até pelo seu design mais fino, pode se adaptar bem a qualquer cômodo da casa. Basta usar a criatividade. No caso do estabelecimento, uma das ideias mais procuradas é a do aparelho dentro de um espelho.

“A única mudança de um ambiente para outro é em relação ao suporte. Dependendo do local onde o morador for colocar o equipamento, a base muda e um custo extra está envolvido”, explica Diego.

LEIA MAIS:

Casa de novela: um ateliê de boas ideias em Insensato Coração

Blogs dão dicas bacanas de como mudar ambientes da casa com estilo

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas