Zap Móveis

As facilidades do Menino Deus, um dos bairros mais procurados em Porto Alegre

Spread the love

Alguns bairros geram um apego, um sentimentalismo maior aos moradores do que outros. Quem gosta dessas regiões, mesmo depois de já estar em outro lugar, vira uma espécie de defensor. Com certeza esse é o caso do Menino Deus, que já foi, inclusive, homenageado por Caetano Veloso, em música que leva o nome do bairro, após uma visita do cantor à cidade. Era uma época em que a região era conhecida por ser um reduto boêmio, com diversos bares e uma vida noturna agitada. O tempo passou e, hoje, o bairro tem principalmente dois públicos: jovens que buscam as facilidades de transporte e a proximidade do Centro – e, por que não, da Cidade Baixa – e idosos, que privilegiam a tranquilidade do bairro e a conveniência de morar em um lugar que tem variedade de opções de serviços.

:: Confira um guia de serviços, gastronomia, compras e diversão no bairro

“Escolhi o Menino Deus porque adoro o bairro. Tem tudo: hospital, super, academia. Me aquerenciei”, declara Lisiane Giorgis, funcionária pública que se mudou para o bairro em 2003 e, desde 2009, mora sozinha em um apartamento na Corrêa Lima.

Procurado, mas com ofertas disponíveis
O Menino Deus é o segundo bairro mais buscado no Pense Imóveis, atrás somente do Centro. E também é um dos bairros com maior número de ofertas: ocupa a terceira participação no número do total de imóveis disponíveis para locação e representa 5,1% do total disponível para venda. Além disso, considerada uma região nobre da cidade, tem um dos metros quadrados mais caros da capital gaúcha. Ainda segundo dados do Secovi-RS, houve uma variação positiva de 11,6% em relação aos preços praticados, aumentando de R$ 3.430,84 (média do metro quadrado em abril de 2013) para R$ 3.829,66 em abril de 2014 – considerando-se as unidades residenciais usadas. Esses números colocam o Menino Deus como o quinto mais valorizado, perdendo apenas para Boa Vista, Bela Vista, Moinhos de Vento e Auxiliadora.

Jean Pierre Bocca, estudante e morador do bairro, não só ressalta a conveniência, mas também a segurança que encontra no Menino Deus.

“Por mais que boa parte das ruas fique deserta à noite, não acho que passe insegurança para quem anda a pé. E as ruas são, no geral, muito bonitas e bem cuidadas. Não acho que seja o bairro mais bonito, poderia ser mais cuidado, mas certamente tem sua beleza e charme”, acredita.

:: Veja imóveis para compra e locação no Menino Deus

Como qualquer outra região da cidade, o lugar também tem seus problemas. Jean aponta como o mais relevante deles a coleta de lixo. Lisiane aponta o crescimento imobiliário acelerado dos últimos anos e a falta de investimento nas vias de escoamento os responsáveis para o excesso de trânsito e carros. Ainda assim, destaca um dos motivos que provavelmente resume o pensamento de muitos moradores.

“Uma cara de cidade do interior. Eu conheço o senhor da padaria, o cara da quitanda, tudo na Getúlio Vargas…”

busca-imóvel-pense vender-imóvel-pense

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas