Zap Móveis

Asa Norte é bairro tranquilo e bem localizado de Brasília

Spread the love

Uma das principais áreas residenciais de Brasília, a Asa Norte se destaca por ser um local calmo, arborizado, com boa localização e ainda em expansão imobiliária. O bairro está localizado no chamado Plano Piloto e tem a mesma a mesma configuração e tamanho do “vizinho” Asa Sul. Mas são muitas as diferenças entre ele e o primeiro bairro da capital federal.

Local de destaca por ser um local calmo, arborizado, com boa localização e ainda em expansão imobiliária (Fonte: Mary Leal/ Agência Brasília)

Local de destaca por ser um local calmo, arborizado, com boa localização e ainda em expansão imobiliária (Fonte: Mary Leal/ Agência Brasília)

É que a Asa Norte tem moradores mais jovens e sofre influência de seus frequentadores, também jovens, da Universidade de Brasília, a UnB. E isso se reflete até nas residências. As ofertas por imóveis são maiores e os apartamentos são menores.

O perímetro urbano tem cerca de sete quilômetros de extensão e é cortado pelo Eixo Rodoviário Norte, popularmente chamado de Eixão. Assim como na Asa Sul, quase toda a quadra tem uma função específica. Na quadra 700, por exemplo, estão instaladas apenas residências, enquanto as quadras 100, 200 e 300 são conhecidas por abrigarem prédios de três andares. São muitas as ofertas de supermercados, farmácias, restaurantes, postos de combustíveis e concessionárias de automóveis. Uma região de muitos bares, localizada nas quadras CLN 408/409 e 412/413, foi chamada de “Baixo Asa Norte” ou ainda “Quadrilátero da Bebida”. É frequentada por muitos universitários que estuda no bairro.

A criação do bairro da Asa Norte se deu juntamente à criação de Brasília (Foto: Mary Leal/ Agência Brasília)

A criação do bairro da Asa Norte se deu juntamente à criação de Brasília (Foto: Mary Leal/ Agência Brasília)

Assim como vários outros bairros de Brasília, a Asa Norte é um bairro muito arborizado. Os cinturões verdes percorrem as quadras tanto de forma paralela quanto perpendicular. Além disso, os cerca de 100 mil moradores do local contam com dois  parques: O Olhos d”Água, fundado em 1994, com grande extensão de área verde e até nascentes, e o Parque Burlemax, um tanto que subutilizado. Recentemente, o governo abriu uma consulta pública para saber a destinação que a população pretende dar ao parque, que até então é mera área de preservação ambiental.

Ainda quando se fala em lazer, a Asa Norte tem três centros comerciais. São eles o Brasília Shopping, o Liberty Mall e o Boulevard Shopping Brasília. Além dos cinemas nos shopping, há um tradicional drive-in, próximo ao desativado autódromo Nelson Piquet e ao estádio Mané Garrincha.

Além da UnB são várias as instituições de ensino públicas e particulares, como o Colégio Militar, o Centro Educacional Sigma, o Centro Educacional Leonardo da Vinci e a faculdade UniCEUB. Ainda em infraestrutura, além de consultórios e clínicas especializadas, os moradores da Asa Norte utilizam o Hospital Regional da Asa Norte e o Hospital Universitário de Brasília.

O transporte coletivo é eficiente. Apesar de não ter uma linha de metrô, como a Asa Sul possui, a Asa Norte tem ônibus circulares, além de linhas regulares que passam pelas W3 Norte, L2 e Eixinhos.

A criação do bairro da Asa Norte se deu juntamente à criação de Brasília. A primeira quadra construída do local foi a 312, em 1965. A inauguração da capital federal é datada de 1960.

 

Veja mais sobre aluguel na asa norte de Brasilia

 

Conheça a Asa Sul, um dos bairros mais tradicionais de Brasília

+ Conheça a história de Brasília, a capital do Brasil

Conheça as 20 melhores cidades brasileiras para desfrutar aposentadoria

Conheça a história de Santos

Conheça a história de Fortaleza

Conheça a história de Laranjeiras

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas