Zap Móveis

Azulejo de plástico: veja como usar esse item na decoração

azulejo de plástico
Spread the love

O azulejo é um revestimento muito comum na casa da maioria das pessoas. No entanto, esse item apresenta algumas desvantagens em relação à reposição e um valor mais alto. Por isso, uma boa opção para quem quer repaginar um ambiente gastando pouco é o azulejo de plástico.

Pensando nisso, o ZAP Imóveis preparou este conteúdo com informações sobre o que é, quais são as vantagens e como aplicar azulejos de plástico de forma rápida e prática. A seguir, você ainda confere os principais locais onde o item pode ser usado.

O que é o azulejo de plástico?

O azulejo de plástico é um revestimento para paredes feito de polipropileno, um tipo de plástico usado na fabricação de diversos itens. Geralmente, sua espessura é de 3,5 mm, e ele pode substituir o azulejo tradicional em qualquer ambiente.

Segundo Solange Mello, do Duo Design Studio, fabricante do produto, sua limpeza é simples, e ele não demanda manutenções constantes. Para aplicá-lo, basta uma superfície lisa que permita a aderência à cola.

Solange ainda pontua que o item contribui para a decoração de qualquer espaço. “Entre as muitas diferenças entre o azulejo plástico e o adesivo para azulejo, podemos citar a textura e o volume, as características que influem diretamente no visual”, afirma.

A profissional explica que o produto pode ser usado para formar um painel na parede. Além disso, ele pode ser colado sobre azulejos cerâmicos, o que facilita a aplicação e contribui para a economia em relação a obras.

Vantagens do azulejo de plástico

azulejo de plástico

Um dos principais benefícios do item é o valor. Isso porque o preço médio do metro quadrado é bem parecido com o papel de parede. Além disso, como pode ser aplicado por qualquer pessoa, não há necessidade de contratação de um profissional de construção civil.

O item também chama atenção por ser leve, resistente, impermeável, isolante térmico e elétrico. As vantagens não param por aí, já que o produto também é atóxico, ou seja, não é venenoso, sendo ideal para uso em creches, clínicas e consultórios médicos.

O produto ainda possui uma ampla versatilidade de aplicação, pois apresenta uma grande variedade de cores e desenhos, o que torna a peça coringa em qualquer decoração.

Azulejo de plástico para cozinha

Atualmente, o uso do azulejo de plástico para cozinha não é mais comum nas tonalidades brancas e azuis, elas foram substituídas por cores mais coloridas e estampadas. Isso porque, nesse ambiente, é possível criar diversos tipos de combinações, assim como deixar o cômodo mais aconchegante e alegre para receber visitas.

Os azulejos portugueses, por exemplo, passam a ideia de aconchego, por isso são muito usados em cozinhas pequenas. Já se você prefere uma cozinha moderna, é recomendável que você aposte em cores de azulejos mais sóbrias com os tons de branco, cinza bege ou off-white.

Apesar de permitir a aplicação na cozinha, os fabricantes não recomendam a instalação do azulejo de plástico próximo a lugares que tenham fogo. Por isso, ele não pode ser usado perto do fogão, por exemplo.

Azulejo de plástico para banheiro

O azulejo de plástico para banheiro colorido é ideal para pessoas que querem impressionar na decoração do cômodo. Nesse caso, é comum o uso de cores como rosa, verde, amarelo e vermelho. Entretanto, seu uso deve ser equilibrado para que o local não fique sobrecarregado.

Já as cores mais neutras são indicadas em decorações mais cleans. A principal vantagem, nesse caso, é a possibilidade de ousar em outros objetos decorativos. Além disso, é possível mesclar cores neutras e coloridas para deixar o ambiente ainda mais sofisticado.

Como aplicar azulejo de plástico

Conforme afirma o arquiteto Carlos Roberto Holz, qualquer pessoa pode aplicar o azulejo de plástico. “Se a pessoa tiver alguma habilidade e, principalmente, paciência, ela mesma pode fazer a instalação”, diz.

Para aplicação, é usada uma cola própria, além de ser necessário cortar o plástico que deve ser instalado alinhado. Segundo o profissional, o processo é rápido, sem sujeira nem barulho, o que contribui para que a aplicação também possa ser feita a noite.

ZAP Imóveis: encontre o imóvel dos seus sonhos!

Agora que você já sabe o que é o azulejo de plástico e como aplicá-lo, veja também outros conteúdos sobre cuidados com a casa e decoração do nosso blog. Por lá, você confere dicas envolvendo escolha de móveis, itens de decoração e muito mais para deixar sua casa do jeito que você quiser.

Confira, também, o nosso catálogo de imóveis e descubra uma grande variedade de apartamentos e casas para alugar e comprar. Filtre pelo tamanho, valor, localidade e número de quartos, banheiro e vagas na garagem. Assim, fica fácil encontrar a residência que atenda a todas as suas necessidades.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas