Zap Móveis

O que é backsplash? Veja como usar na decoração

Backsplash na cozinha - Foto Estudio São Paulo
Spread the love

A cozinha pode ser o principal ambiente da casa, dependendo do seu estilo de vida. Caprichar na decoração do espaço, deixando o ambiente confortável e acolhedor para cozinhar em família ou receber os amigos, pode fazer toda a diferença, nos mínimos detalhes. O backsplash é um desses detalhes que podem mudar o visual e a experiência de uma cozinha. 

O backsplash, também conhecido como frontão, faz parte do revestimento da cozinha. Além da estética, na hora de escolher o backsplash da sua cozinha é importante pensar na funcionalidade. 

Você sabe o que é backsplash e como usar esse elemento para mudar a decoração da sua cozinha? A gente te conta!

O que é backsplash?

Na tradução literal do inglês, “backsplash” significa “respingo nas costas”. O termo curioso passa a ganhar sentido quando entendemos o que significa backsplash na decoração.

Backsplash é o revestimento na parede sobre a pia, no espaço entre a superfície e os armários superiores. O backsplash também pode se estender para bancadas e paredes do fogão, dependendo do formato da cozinha. 

Se você se pergunta “o que é frontão” ao se deparar com o termo por aí, saiba que esse também é um dos nomes dados ao backsplash.

O backsplash tem a função de revestir a área, protegendo-a de respingos de água ou gordura durante a lavagem de louças e preparos na cozinha. 

Além da funcionalidade, o backsplash também pode ser um elemento de decoração que faz toda a diferença na cozinha. 

A variedade de padrões e acabamentos dos revestimentos disponíveis do mercado dão a liberdade de criar no backsplash um ponto de diferenciação e destaque para a sua cozinha.

Modelo de backsplash na cozinha – Foto: Nathalie Art

Como escolher o revestimento do backsplash?

Os materiais utilizados para o backsplash podem variar e a escolha do material deve levar suas características funcionais e estéticas em consideração. 

Veja quais são os materiais mais comuns para backsplash: 

Cerâmica: revestimento cerâmico para o backsplash são comuns devido à durabilidade e variedade de padrões encontrados no mercado. A manutenção também é uma vantagem deste material, já que a limpeza é facilitada. 

Porcelanato: muito utilizado no revestimento de pisos, o porcelanato também é uma opção para o backsplash. A manutenção e a variedade de padrões são pontos positivos do material.

Vidro: o vidro também pode ser utilizado para revestir o backsplash. Normalmente utilizado em mosaicos com diferentes composições, o vidro é uma boa opção pela fácil manutenção e beleza. 

Pedras naturais: pedras naturais como o granito e o mármore são opções que agregam elegância e beleza ao backsplash. São opções de revestimento duráveis, mas podem ser mais caras e necessitam de manutenção adequada. 

Aço: em cozinhas com estilo industrial, o aço inoxidável pode ser uma ótima opção de material para revestir o backsplash. De fácil limpeza e manutenção, o material é uma boa pedida por ser resistente a manchas e ação do tempo.

Papel de parede à prova d’água: o papel de parede à prova d’água, feito especialmente para esse tipo de utilizavam, é uma opção para o backsplash. A variedade de padrões e estampas é um diferencial para cozinhas modernas.

Madeira: cozinhas rústicas podem ganhar um belo reforço com um backsplash de madeira. O material é um clássico elegante, mas precisa de cuidados especiais para resistir à umidade e durar mais. 

Concreto: outra opção para cozinhas modernas e industriais é o backsplash de concreto. A versatilidade do material dá a opção de moldar diferentes padrões.

Acrílico: o acrílico é uma opção acessível e versátil de material para o backsplash. A manutenção é fácil e a versatilidade de cores torna o material uma excelente alternativa para cozinhas de diferentes estilos.

O tipo de backsplash escolhido vai depender do estilo de vida do morador e do projeto escolhido – Foto: Studio Tangram

Dicas para usar o backsplash na decoração da sua cozinha

Agora que você já sabe o que blacksplash ou frontão, vale a pena ficar atento às dicas na hora de usar esse recurso na decoração da sua cozinha. 

Atente-se ao estilo da cozinha 

Na hora de usar o backsplash na sua cozinha, vale a pena ficar atento ao estilo da decoração. A escolha do material, estampa ou padrão do backsplash pode combinar menos ou mais com determinados tipos de decoração. 

Tome cuidado para não exagerar nos detalhes e pesar o visual da sua cozinha. O backsplash, se bem escolhido, pode dar outra cara a sua decoração!

Escolha corretamente o material do backsplash

A escolha do material é um ponto importante na hora de usar o backsplash na sua cozinha.

Lembre-se de que ele é uma espécie de revestimento para pia: deve estar preparado para receber umidade e respingos de água e outros produtos usados na área. Portanto, opte por materiais resistentes e que combinem com a sua decoração.

Cuidado com a manutenção

A manutenção, assim como a escolha correta do material, é fundamental. Ela vai variar de acordo com o material, portanto, informe-se sobre o modo correto de limpeza e manutenção do seu backsplash de acordo com o revestimento escolhido.

Instale o backsplash corretamente

Na hora de instalar o backsplash, conte com a ajuda de um profissional para evitar dores de cabeça, caso você não esteja apto para fazer a instalação.

O backsplash pode ser um recurso decisivo para levantar a decoração da cozinha. Se bem escolhido, o revestimento ainda pode tornar o dia a dia no espaço mais funcional e prático. 

Vale a pena investir nessa tendência! 

Procurando uma casa com a sua cara? No ZAP tem!

Procurar um cantinho pra chamar de seu é uma missão e tanto! Conte com o ZAP para te ajudar nessa jornada. 

Visite o nosso site ou baixe o nosso app, utilize filtros como faixa de preço, metro quadrado e número de quartos, vagas e banheiros, e encontre a casa ou apartamento que você precisa.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas