Zap Móveis

Banco alemão é ideal para ambientes pequenos

Banco alemão
Spread the love

Já pensou em esquecer as cadeiras e colocar um banco na mesa de jantar? O chamado banco alemão é usado principalmente para quem precisa de mais espaço no ambiente. Também conhecido por canto alemão, justamente pela localização que costuma ficar, pode ser combinado com mesas quadradas, retangulares ou redondas.

Leia também 

Armários aéreos: em quais ambientes da casa instalar e como fazer um bom uso

5 dicas para montar o quarto do bebê em apartamento

O banco alemão pode ou não ter encosto. Quando tem, o móvel serve até para dividir ambientes, da sala para a cozinha, por exemplo. E sua base consegue ser usada como um bom aparador. “Ele ficou bem conhecido por usarmos na mesa de jantar ou sala de almoço, utilizando um lado da parede do ambiente, ganhando espaço de circulação e número de pessoas à mesa”, explica a arquiteta Daniela Olivan.

Banco alemão pode ou não ter um encosto
Banco alemão pode ou não ter um encosto

É possível fazer o banco alemão em alvenaria, mas ele costuma ser de madeira, sempre com estofado em cima. Pode funcionar como um baú, com a possibilidade de guardar objetos da casa, o que é ideal para apartamentos pequenos. 

“É difícil achar um canto alemão pronto nas lojas que se encaixe perfeitamente às suas necessidades. Você vai precisar de um marceneiro ou loja de planejados para executar nas medidas corretas para o melhor aproveitamento do espaço”, explica Daniela. “O modelo será em L ou reto, dependendo do seu espaço”, continua a arquiteta.

Banco alemão é ideal para imóveis pequenos

A arquiteta Julieta Murad explica que o fato de o banco alemão ser encostado na parede ou dividir ambientes elimina, no mínimo, 80 centímetros – que seria o espaço para a movimentação de uma cadeira. 

O banco alemão pode ser uma solução para espaços pequenos
O banco alemão pode ser uma solução para espaços pequenos

“Além disso, o banco pode ser em L, possibilitando uma quantidade maior de pessoas, em um espaço menor. A questão da dimensão é relativa, pois o impedimento que temos é o fato de que quanto maior o banco, mais pessoas têm que se deslocar para a movimentação de outras. O usual é que o banco acomode de três a cinco pessoas”, diz ela.

Julieta não indica o banco alemão quando a necessidade do cliente é para uma mesa de 10 ou mais lugares, já que a movimentação fica inviável. “O encosto pode ser de marcenaria ou o na própria parede. Os estofados podem ser soltos ou fazer parte do banco, trabalhados com detalhes de capitonê, lisos ou na própria madeira. Tudo depende do estilo do cliente ou do local que será utilizado”.

Leia mais

+ Lavanderia compartilhada: como usar da melhor forma

+ Banheiro e lavabo: saiba as diferenças e como decorá-los

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas