Zap Móveis

Banheiro antigo: reforme com cuidado para evitar problemas

Spread the love

Você se cansou do banheiro do tempo da vovó ou comprou uma casa nova e vai reformar o banheiro antigo? A primeira coisa a fazer é olhar para a infraestrutura do ambiente. Ou seja, tudo aquilo que precisa ser feito para evitar dor de cabeça mais tarde. Nessa lista está a revisão e possível troca de toda parte hidráulica e elétrica. Verifique se não há vazamentos, com azulejos soltando. Feito isso, modernize seu banheiro antigo!

Leia também

+ Qual a melhor forma de pintar portas e rodapés

+ Deixe sua casa mais bonita escolhendo a cerâmica ideal para cada ambiente

+ Tudo que um banheiro acessível precisa

“Primeiro de tudo é avaliar se tem algum problema estrutural no banheiro antigo, já que estamos tratando de uma área molhada, uma das mais delicadas de uma construção. Depois, se atentar ao que o morador precisa, porque cada um tem suas necessidades particulares. Por último, pensamos na plástica do cômodo”, diz a designer de interiores Ana Weege.

O primeiro passo para reformar banheiro antigo é verificar se não existe um problema estrutural
O primeiro passo para reformar banheiro antigo é verificar se não existe um problema estrutural

A profissional explica que, caso a pessoa opte por manter os atuais revestimentos do banheiro antigo, deve verificar se eles estão íntegros e livres de futuros problemas. Caso a opção seja a troca dos revestimentos, obrigatoriamente deve ser refeita toda a impermeabilização dessa área. A decisão pode ser estética ou técnica, quando identificados sinais de desgaste e problemas com infiltração.

“Sempre a maior preocupação, no caso dos banheiros, fica em blindar toda e qualquer fonte que possa derivar infiltrações. Sistemas ultrapassados de hidráulica, como tubulações de cobre, também precisam ser renovadas. Outro ponto muito importante e, muitas vezes crítico, é intervenções e remoção de banheiras”, detalha Ana.

Boxe até o teto é opção na hora de reformar banheiro antigo

O momento da reforma do banheiro antigo é o melhor para fazer modificações na disposição de louças, como o vaso sanitário. Uma das indicações é fazer o fechamento do boxe até o teto, assim é possível barrar melhor o vapor da água. 

Box de banheiro até o teto é uma opção que ajuda a barrar o vapor da água
Box de banheiro até o teto é uma opção que ajuda a barrar o vapor da água

“Cada pessoa tem necessidades completamente distintas. Um gosta do vaso sanitário isolado, outro precisa de cuba dupla, enquanto um terceiro está bem com uma única. Para uns, é essencial banheira ou chuveiro duplo. A dinâmica do uso é que irá determinar o layout”, ressalta Ana Weege.

A designer de interiores afirma que as cores claras são as mais pedidas para revestimentos durante a reforma do banheiro antigo e com melhor aceitação pelos clientes. Para as superfícies frias, ela indica porcelanato e granito nas bancadas. 

“Temos porcelanatos incríveis no mercado. Para área molhada, o quartzito é o mais indicado, porém tem um valor bem maior de investimento”.

Leia mais

+ 5 dicas para dividir apartamento com amigos

+ O que é registro de imóvel e como conseguir

+ Quem está negativado só pode comprar imóvel à vista ou com permutas

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas