Zap Móveis

Veja por que apostar em banheiro decorado com pastilhas 

Spread the love

Pode ser um detalhe em volta da pia ou do vaso sanitário, uma parede, a parte de dentro do box ou o ambiente inteiro. O banheiro decorado com pastilhas é uma escolha acertada: elas são versáteis, com dezenas de formatos, tamanhos, cores e materiais. Ou seja, combinam com tudo. Ah, e não saem de moda: há sempre novas variedades no mercado.  

A arquiteta Karina Korn afirma que faz o banheiro decorado com pastilhas na maioria dos seus projetos. Ela diz que são materiais leves, que permitem curvas sem recorte nas peças. “São atemporais, a moda vem e vai e elas se transformam. Mas as tradicionais quadradas estão sempre por aí. Gosto muito e não vejo problema em usar em todo o banheiro”. 

banheiro decorado com pastilhas

Muitas pessoas preferem usar as pastilhas apenas como um detalhe na decoração. Na foto acima, elas serviram de rodapé em volta da pia do banheiro (Foto: Shutterstock)

A profissional explica que as lisas são clássicas e atemporais, com cores mais sóbrias ou divertidas, coloridas. Sempre fáceis de combinar. “Tem gente que diz que por terem muitos rejuntes acabam sendo de difícil manutenção. Não concordo. Aprendendo a limpar da maneira certa, não tem erro, principalmente porque se usa rejunte acrílico”. 

Escolher não é fácil 

A escolha pode ser um pouco difícil, porque além da imensa quantidade de cores, existem os materiais. A de vidro é mais tradicional, mas há de porcelana, inox, resina, mármore, cerâmica, entre outras. O essencial, diz a arquiteta, é contratar um instalador com experiência em banheiro decorado com pastilhas. 

Não é um serviço simples. Na maioria das vezes elas vêm teladas, e a instalação precisa ser perfeita. Não se deve colar uma a uma para não ter pastilhas tortas. Elas não deveriam soltar (com o tempo), mas muitas vezes isso acontece. Então, vale usar sempre o material de rejunte e cola indicados”, ressalta Karina.  

banheiro decorado com pastilhas

Modelo de banheiro decorado com pastilhas em uma parede inteira (Foto: Shutterstock)

Pastilhas de porcelana  

Nos últimos anos, as pastilhas de porcelana ganharam destaque pela beleza, resistência e fácil limpezaSão produzidas a partir de um processo que alia o artesanal à tecnologia. Submetidas à alta temperatura, as peças ganham uma estética exclusiva, graças à queima, explica o gerente comercial da Cerâmica Atlas, Alexandre Moscardini. 

De acordo com os tipos de esmaltes utilizados, as pastilhas de porcelana podem ter diferentes características em sua estética: brilhantes, acetinadas, rústicas ou reativas.  Elas também são conhecidas pelo pequeno formatoque garante um visual charmoso e delicado aos projetos. Podem ser quadradas, retangulares ou hexagonais. 

banheiro decorado com pastilhas

Na maioria das vezes, as pastilhas deixam o ambiente do banheiro moderno e mais vivo. O que era simples, ganha destaque (Foto: Shutterstock)

As hexagonais estão sendo muito procuradas, já que, além de lindas, permitem explorar diferentes estilos dentro de um projeto. Pastilhas são peças que exploram diferentes formatos e cores, além de serem fáceis de limpar e se adequarem a diferentes temperaturas”, conta Moscardini. 

Excelente opção 

As pastilhas são ótimas para áreas molhadas, já que são revestimentos com fator de absorção de água abaixo de 0,5%. Ou seja, não sofrerão mudanças na tonalidade em razão do excesso de umidade, por exemplo 

Na limpeza do dia a dia, gerente comercial da Cerâmica Atlas indica pano umedecido com detergente neutro, que facilmente tira impurezas e poeira. “Já para os dias de faxina pesada, pode ser usado saponáceo cremoso ou líquido, evitando solvente e materiais abrasivos, como palha de aço, porque podem manchar a peça”, finaliza. 

Veja agora como transformar um banheiro

Leia Mais:

+ Conheça as melhores plantas para apartamento

+ Veja como escolher a pedra de granito para as pias da sua casa

+ Dicas para esconder os revestimentos antigos

+ Caixote de madeira é peça marcante na decoração

+ Alugar ou comprar um apartamento é com o ZAP

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas