Zap Móveis

19 ideias para decorar banheiros pequenos

Spread the love

Não é porque o banheiro é pequeno que a parte estética precisa ficar em segundo plano. O banheiro pode ser simples e bonito, independentemente do tamanho e do estilo. O importante é a organização e a funcionalidade, que contribuem para o bem-estar dos usuários. Por isso, a decoração de banheiros pequenos modernos devem ser bem pensadas.

Com o menor tamanho entre os ambientes das residências, a dificuldade para decidir quais dos modelos de banheiro seguir em casa é natural. Mas justamente por causa do tamanho, qualquer mudança faz uma enorme diferença, seja na substituição do piso ou até na disposição dos móveis e acessórios. Aliás, um banheiro com piso de madeira pode ser o diferencial em casas para alugar, vender ou próprias.

Confira sugestões para deixar qualquer modelo de banheiro pequeno com decoração moderna:

1. Aproveite as paredes

banheiro_parede
As paredes dos banheiros pequenos são espaços preciosos. Aproveite para colocar nichos e prateleiras, por exemplo. Observe, apenas, se há necessidade de diminuir a profundidade para não gerar desconforto dentro do espaço. Lembre-se: com criatividade, você terá um banheiro simples e bonito. (Foto: Reprodução/Pinterest)

2. Atenção às portas

banheiro_box
Banheiros pequenos podem ser otimizados com portas de correr, já que elas não consomem espaço na hora de serem abertas (o chamado ângulo de abertura). A dica vale tanto para portas do gabinete, como a do box e a própria porta do banheiro. (Foto: Reprodução/Shutterstock)

3. Armários

banheiro_armario
O armário embaixo da pia, também chamado de gabinete, é muito bem-vindo em espaços pequenos, porque acomodam muitos objetos escondendo a bagunça. Podem compor apenas a parte inferior da cuba ou espaços mais amplos, dependendo dos modelos de banheiro. (Foto: Reprodução/Pinterest)

4. Prateleiras substituem armários

banheiro_prateleira
Se você não é fã de armários ou acha que pesam demais no ambiente, pode substituí-los por prateleiras. As de vidro dão sempre aspecto mais leve (tanto pela transparência, quanto pela espessura). Assim, o banheiro fica simples e bonito. (Foto: Reprodução/Pinterest)

5. Aproveite o espaço acima do vaso sanitário

banheiro_vaso
Se seu banheiro pequeno conta com a caixa acoplada, saiba que ali também está um espaço bem valioso. Vale decorar com flores ou projetar armários e prateleiras para ter maior aproveitamento. (Foto: Reprodução/Pinterest)

6. Sobrou uma escada por aí…

banheiro_escada
Você pode aproveitá-la como apoio e suporte de toalhas. O importante é ousar na decoração para um banheiro pequeno moderno. (Foto: Reprodução/Pinterest)

7. Pisos e Paredes

banheiro_paredes
Se o espaço já é pequeno, tons claros no piso e nas paredes favorecem a amplitude do banheiro. Revestimentos cerâmicos e as pastilhas de porcelana estão em alta. São bem-vindos em paredes e pisos, de áreas secas ou molhadas, pois proporcionam baixa absorção de água, controle de temperatura do ambiente, além de facilidade para instalação, manutenção e limpeza diária. Banheiro com piso de madeira pode ser interessante para conforto e aconchego do local. Procure a madeira mais indicada para áreas úmidas. (Foto: Reprodução/Pinterest)

8. Espelhos

banheiro_espelho
Além de serem extremamente funcionais, no banheiro pequeno a composição de espelhos amplia a área. O espelho é um elemento capaz de valorizar o projeto e trazer muita praticidade para os moradores. Eficiente desde o momento de escovarmos os dentes, fazermos a barba, nos maquiarmos e finalizarmos o dia com os cuidados da pele, ele faz toda diferença na decoração e customização do ambiente. (Foto: Reprodução/Pinterest)

9. Iluminação

banheiro_iluminacao
Luz natural é o ideal, mas se não for possível escolha iluminação que dê mais visibilidade e supra a ausência de luz natural. Banheiros pequenos podem ser favorecidos com luz neutra (4000K) ou branca frio (5000K a 6500K). Só atenção para a área dos espelhos ou da pia, que precisa ser luz quente (2400K a 3000K) para não prejudicar maquiagens, por exemplo. (Foto: Reprodução/Pinterest)

10. Organização é tudo nos banheiros pequenos

banheiro_organizacao
Caixas organizadoras são peças-chave para ambientes pequenos e estão disponíveis no mercado em vários formatos, tamanhos e cores. Se não encontrar as transparentes (que favorecem a visualização dos conteúdos), faça etiquetas de identificação, que facilitam o dia a dia e dão um ar moderno na decoração de banheiro pequeno. (Foto: Reprodução/Pinterest)

11. Aproveite a parte interna das portas dos gabinetes e armários

banheiro_interno
Suportes, ganchos e caixinhas podem ser fixados à parte interna dos armários e gabinetes para acomodar secador e demais acessórios.  ( Foto: Reprodução/Pinterest)

12. Decoração

banheiro_decor
Dica ótima para quem está com orçamento apertado, mas quer dar um charme a mais ao banheiro: escolha pequenos itens de decoração que transformem o ambiente num banheiro pequeno simples e bonito. (Foto: Reprodução/Pinterest)

13. Caixotes na parede

banheiro_caixote
Faça o reaproveitamento de caixotes de madeira e pallets, encontrá-los não é tarefa das mais difíceis. Uma demão de verniz resolve o seu problema e compõe uma prateleira exclusiva que deixa qualquer modelo de banheiro diferente. (Foto: Reprodução/Pinterest)

14. Suportes de toalha

banheiro_porta
Em espaços reduzidos, toda atenção é pouca. Na hora de escolher suportes de toalha, fique de olho na profundidade deles e no espaço que irão ocupar para evitar que as pessoas esbarrem nesses itens. A versão em barra é a adequada para a disposição das toalhas de banho, uma vez que oferecem largura ideal para acomodá-las. O toalheiro anel é indicado para toalhas de rosto. Já o cabideiro é perfeito para manter a organização de pequenas peças que ficam temporariamente no espaço, tais como roupões. Para otimizar o layout e não ocupar espaço, os cabideiros podem ser fixados atrás da porta. Em banheiros pequenos, a instalação com ganchos duplos pode se configurar como uma boa solução. (Foto: Reprodução/Pinterest)

15. Roupa suja arrumada

banheiro_roupa
Banheiro pequeno pede organização. Se não houver espaço para um cesto de roupa suja de plástico ou acrílico, a solução em tecido é perfeita. Deixa tudo organizado, é fácil de ser lavado e, quando chegam as visitas, é muito simples de ser acomodado em outro ambiente, como a área de serviço. (Foto: Reprodução/Pinterest)

16. Pendurando tudo

banheiro_pendurada
Se não há espaço para prateleiras ou armários e você precisa deixar itens pequenos ou cosméticos longe do alcance de crianças, pendure tudo em redinhas. Decoração de banheiro pequeno moderno deve otimizar o espaço. (Foto: Reprodução/Pinterest)

17. Cores, para que te quero!

banheiro_cores
Para radicalizar e imprimir personalidade vale forrar a parede e deixar o ambiente com o astral bem para cima. Preste atenção no papel de parede adequado ao ambiente úmido e opte por estampas que ampliem o modelo de banheiro pequeno que você tem. (Foto: Reprodução/Pinterest)

18. Aramados

banheiro_aramado
Prateleiras em aramados facilitam a circulação de ar, visualização dos itens e são facilmente posicionadas, ideias para banheiros pequenos. (Foto: Reprodução/Pinterest)

19. Pia com apoio vazado

banheiro_pia
Na falta de espaço, vale aproveitar o apoio da pia como porta-toalhas. É importante sempre combinar a cor, o estilo e o material da cuba com os metais, marcenaria e revestimentos do banheiro. (Foto: Reprodução/Pinterest)

Veja também:

Veja também:

Quer mais dicas sobre banheiro? Confira abaixo:

+ Veja como ter um banheiro mais ecológico

+ Veja dicas para escolher um gabinete para banheiro sem erro

+ Veja como fazer uma decoração moderna para o banheiro

+ Veja 10 ideias criativas para decorar o espelho do banheiro

+ Veja dicas para acertar na decoração de banheiro pequeno

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas