Zap Móveis

Recife, Boa Viagem: a beleza da praia e infraestrutura completa

Spread the love

A beleza natural da praia é o cartão ­postal para quem vive ou frequenta Boa Viagem. Mas não é apenas este atrativo que faz do bairro um dos mais nobres do Recife. Situada na Zona Sul, a área é a que concentra uma das maiores aglomerações da população por metro quadrado da cidade e conta com vários tipos de imóveis, inclusive com alto padrão residencial. O bairro também se destaca pelo forte poder comercial, turístico e uma infraestrutura de primeira qualidade para quem habita ou se hospeda na localidade.

Praia de Boa Viagem (Foto: Rafa Medeiros/ Prefeitura Recife Divulgação)

Praia de Boa Viagem (Foto: Rafa Medeiros/ Prefeitura Recife Divulgação)

Boa Viagem nasceu de uma vila de pescadores que, no século XVII, habitava a região. O povoado, àquela época, construiu uma igreja em homenagem à Nossa Senhora da Boa Viagem, em devoção à santa. Desta pequena igreja, que até hoje funciona em uma charmosa pracinha à beira­mar, originou o nome do bairro. A paisagem da orla era composta pelas casas dos pescadores, depois recebeu trilhos dos bondes, mas começou a mudar quando Boa Viagem passou a ser bem quisto para local de veraneio.

Praia de Boa Viagem (Foto: Carlos Oliveira/ Prefeitura Recife Divulgação)

Praia de Boa Viagem (Foto: Carlos Oliveira/ Prefeitura Recife Divulgação)

A urbanização na região ganhou força no século XX e mudou completamente a vista da orla de sete quilômetros de extensão. Foi com a construção do Shopping Recife, até hoje um dos mais importantes centros comerciais da cidade, nos anos 1970, que a transformação do bairro foi impulsionada para um lugar residencial. E hoje a paisagem é totalmente diferente, formada basicamente com edifícios altos.

Não por menos, atualmente, Boa Viagem é um dos bairros mais populosos da capital pernambucana, com 122.922 habitantes, de acordo com o IBGE. Segundo o mesmo levantamento, o valor do Rendimento Médio Mensal dos Domicílios é de R$ 7.108. Quem deseja comprar um imóvel na região, o preço do metro quadrado é de R$ 6.815, de acordo com o FipeZap. E as grandes construtoras têm conhecimento da valorização da região e investem cada vez mais no bairro. Até porque morar em Boa Viagem é sinônimo de facilidade.

Orla da praia, vista do bairro de Boa Viagem (Foto: Carlos Oliveira/ Prefeitura Recife Divulgação)

Orla da praia, vista do bairro de Boa Viagem (Foto: Carlos Oliveira/ Prefeitura Recife Divulgação)

O bairro conta com toda a infraestrutura necessária e tem pontos importantes nas áreas de saúde, com hospitais públicos e particulares de referência, e educação, com escolas públicas, colégios particulares tradicionais e diversos cursos de idiomas. O comércio também é bastante abastecido, com grandes redes de supermercados, mercados, farmácias e padarias para todo lado.O Shopping Recife é o principal centro de compras do bairro, mas o comércio também se descentraliza com lojas de rua ao longo de toda a Avenida Conselheiro Aguiar. Quem precisa ir ao banco, não precisa ir longe, já que a região é bem abastecida de agências bancárias.

Lazer também não falta. A começar pela estrutura que a avenida beira­-mar, que leva o nome do bairro e corta todo ele, oferece. Pista de cooper no calçadão, parques infantis, ciclofaixa, quadras de tênis e futebol, local para andar de skate e até uma Academia da Cidade, onde o cidadão pode usar os aparelhos para malhar, estão entre as opções gratuitas. Boa Viagem ainda abriga bares e restaurantes para todos os gostos, desde os botecos, os típicos até os mais sofisticados, e tem opção para todo tipo de bolso.

No âmbito cultural, cinemas, teatros e galerias de arte podem ser encontrados na região. Destaque para o Parque Dona Lindu, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado em 2008, na avenida beira­mar. No local, é possível encontrar ciclovia, pistas de corrida e skate, quadra poliesportiva e parques infantis, além do Teatro Luiz Mendonça e a Galeria Janete Costa.

Para o turista, o bairro também é uma ótima opção. O aeroporto fica próximo, a praia é um atrativo a mais e existem muitas opções de hotéis, inclusive uma grande concentração da rede hoteleira na própria Avenida Boa Viagem, de frente para o mar. Para quem quiser conhecer a Igreja Boa Viagem, que batizou o bairro, também vai poder aproveitar da feirinha de artesanato que fica em seu entorno, com várias barracas com artesanato local e comidas típicas. O Marco Zero, no centro do Recife, fica a apenas oito quilômetros da área localizada na Zona Sul e não é difícil se locomover no bairro.

Orla da praia, vista a aérea do bairro de Boa Viagem (Foto: Carlos Oliveira/ Prefeitura Recife Divulgação)

Orla da praia, vista a aérea do bairro de Boa Viagem (Foto: Carlos Oliveira/ Prefeitura Recife Divulgação)

Para quem usa o transporte particular, as avenidas Boa Viagem, Conselheiro Aguiar e Domingos Ferreira são as principais vias para facilitar a locomoção de quem deseja entrar e sair do bairro. Em relação ao transporte público, a região é bem abastecida. De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte  são 32 linhas passando pela Avenida Conselheiro Aguiar, o mesmo número na Domingos Ferreira e mais 16 na Avenida Boa Viagem, que levam ao centro e a outras regiões. O metrô serve a área com a Linha Sul com as estações Antônio Falcão, Shopping (que passa perto do Shopping Recife) e Aeroporto, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife.

 

Principais pontos em Boa Viagem:

– Escolas:

Colégio Boa Viagem

Colégio Santa Maria

Colégio Motivo

– Restaurantes:

Çavá

Wiella Bistrô

Parraxaxá

– Bares:

Guaiamum Gigante

Alphaiate

Bode Entre Amigos

– Hospitais:

Hospital Boa Viagem

Hospital Português

Hospital CHS Nossa Senhora das Graças

 

Veja casas para alugar em Boa Viagem

 

Conheça a história de Fortaleza

Conheça os encantos de Florianópolis

Conheça as 20 melhores cidades brasileiras para desfrutar aposentadoria

Conheça a história de Santos

Conheça a história de Brasília, a capital do Brasil

Conheça a história de Laranjeiras

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas