Zap Móveis

Decoração boho chic: como apostar nesse estilo?

Imagem de boho chic
Spread the love

Almofadas com estampas, tapetes de kilim, móveis de madeira rústica, plantas, velas e objetos vintage.

O boho chic é uma tendência de decoração cada vez mais comum no Brasil: celebra a liberdade, a criatividade e a individualidade.

Ela traz um toque rústico e cheio de personalidade para qualquer ambiente, principalmente pelo uso de técnicas relacionadas a misturas de cores, texturas e objetos decorativos.

Então, quer saber como montar um espaço com o estilo boho chic em sua casa? 

A seguir, separamos informações sobre o que é essa tendência, quais cores mais combinam com ela e quais itens podem ser usados para fazer essa composição. 

Veja mais logo abaixo!

O que é o boho chic?

Para saber como fazer essa produção em ambientes, primeiro, é preciso entender o que é esse estilo de decoração. 

A nomenclatura “boho chic” vem do inglês “bohemian chic”, fazendo referência à valorização de assuntos boêmios contemporâneos.

Um dos pilares dele é criar estilos associados à vida livre, desprendida do apego emocional. 

Com isso, a decoração assume uma personalidade única que tende a misturar objetos de três culturas diferentes: a brasileira, a oriental e a hippie.

Algumas características principais da decoração são:

  • Paleta de cores variada, como tons de laranja, amarelo e verde  são frequentemente usados, além de neutros como branco, bege e marrom;
  • Combinação de diferentes texturas, onde tecidos como veludo, renda, macramê e crochê são frequentemente usados, assim como madeira, vime e metal;
  • Estampas geométricas, florais e étnicas são muito populares;
  • Móveis vintage ou de segunda mão, valorizando muitas peças com design único.
  • Acessórios como almofadas, mantas, tapetes, plantas, velas e objetos decorativos são essenciais.

Qual a diferença entre boho e boho chic?

A principal diferença entre o boho e o bohemian chic está na intensidade e na sofisticação.

No boho, que também pode ser chamado de decoração boêmia, o estilo é mais intenso, maximalista e despreocupado.

Isso envolve uma mistura de cores vibrantes, estampas e texturas de forma ousada e eclética. Também é frequentemente associado à cultura hippie e à vida nômade.

O chic, pelo próprio nome, é um estilo que eleva esse formato anterior, logo, é mais elegante e sofisticado. E também combina cores neutras com toques de cores vibrantes, estampas e texturas de forma harmoniosa e equilibrada.

Quais cores combinam com esse estilo de decoração?

No estilo boho, a mistura de cores e estampas dá um toque a mais na decoração. Já os tons neutros são a base do estilo e deixam o ambiente ainda mais charmoso. 

Além disso, é importante que todas as tonalidades estejam em harmonia, proporcionando a composição de um espaço único.

Cores terrosas como o bege e o marrom são muito usadas no boho chic. Além delas, tonalidades como preto, laranja e verde-claro são bem comuns no estilo. 

No entanto, se você gosta de dar ainda mais vida ao ambiente, você pode apostar no amarelo-mostarda ou algum tom brilhante. 

Nossa dica para as cores não entrarem em conflito é evitar o uso de mais de três em só um ambiente. Use a criatividade para harmonizá-las enquanto cria espaços aconchegantes e bonitos!

Veja 4 itens que podem ser usados no boho chic

Além das cores, objetos como mesas, sofás, cadeiras, estantes e pendentes são essenciais para montar um ambiente com esse estilo. 

Fazer com que esses itens se tornem mais “boho chic” também ajuda a construir espaços confortáveis e sofisticados. 

Vamos entender como!

1 – Cadeiras

As cadeiras em tons neutros, como os que citamos acima, dão um toque a mais na decoração boho. Uma alternativa é adquirir itens de tons claros como azul-bebê, amarelo e verde-água. 

Os modelos de cadeiras não precisam seguir um padrão, então formatos circulares ou encostos largos, por exemplo, são uma boa pedida para a decoração. 

2 – Mesas

Como o principal objetivo dessa decoração é montar uma decoração mais vintage, as mesas de madeira ou com um estilo mais rústico combinam bem com o estilo. 

Se você deseja inovar, os modelos fixados no chão também podem ser uma excelente opção. 

3 – Sofás

Para os sofás, os modelos com pé palito em madeira ficam bem bonitos para a sala de estar. Em relação ao material, couro e camurça também casam bem, já que remetem ao estilo retrô. 

4 – Estante

estante boho chic

A estante de madeira rústica é um tipo bastante recomendado para o estilo boho. Também é possível usar móveis sustentáveis, que são bastante funcionais e possuem design único. 

O uso desse item é sempre bom para completar o visual. Mas para finalizar a decoração mesmo, experimente plantas, vasos e livros em formatos variados. 

Como montar uma decoração boho chic?

Agora que você já conhece quais itens podem ser usados para montar uma decoração boho chic, chegou a hora de saber como montar esse estilo na prática. 

Para isso, separamos algumas dicas que vão ajudar nessa tarefa!

Combine cores 

Se você gosta da mistura de cores na decoração, esse é o estilo ideal para montar ambientes em sua casa, porque ele permite a combinação de diversas tonalidades — além das estampas.

Para fazer uma harmonização agradável, nossa dica é investir em cores neutras como base e tonalidades coloridas nos objetos (e não esqueça da dica de 3 cores no máximo também!).

Escolha as estampas certas

Além da combinação de cores, o estilo usa estampas para deixar a decoração ainda mais colorida. 

Então, sempre tente usar opções que tenham a mesma escala de cores. Essa dica é boa porque, ao misturar muitas formas, elas podem entrar em conflito visual no ambiente. 

Coloque texturas nas estampas e nas cores 

Outra dica para usar no boho é a decoração com tecido. Nesse caso, é possível usar texturas diferentes em mantas, tapetes, capas de almofadas ou sofás, por exemplo.

O importante é ter um toque pessoal na decoração do seu lar!

Como decorar cada cômodo?

Não existe uma regra rígida para a decoração boho chic. O importante é criar um ambiente que você acha que combina com esse estilo e reflita sua personalidade. Dito isso, vamos ver algumas dicas para cada cômodo!

Quarto boho chic

No quarto, a dica é começar com uma base neutra, como branco, bege ou cinza claro. Adicione toques de cores vibrantes com almofadas, mantas, tapetes e obras de arte.

É um ótimo ambiente para misturar diferentes texturas, como veludo, renda, macramê, crochê, madeira e vime — assim como estampas geométricas, florais e étnicas.

Opte por móveis vintage ou de segunda mão com design único e interessante: uma cama de madeira com dossel, um baú antigo ou uma cadeira de balanço, por exemplo.

Livros, velas, plantas, instrumentos musicais e souvenirs de viagens são muito bem vindos também.

Sala boho chic

decoração boho chic

Para ter uma sala boho chic, crie um ambiente acolhedor e relaxante com tons terrosos, como marrom, verde e laranja. Se quiser cores mais vibrantes, faça isso nas almofadas, mantas e cortinas.

Como é um tipo de decoração que valoriza o artesanato, pode ser interessante incorporar elementos decorativos como tapetes e cortinas, variando padronagens, mas mantendo equilíbrio e harmonia entre cores e estampas.

O sofá é também um móvel que merece atenção para compor um ambiente chique e boêmio.  Por exemplo, você pode ter um revestido por um tecido natural, como o linho, e decorá-lo com muitas almofadas e mantas.

As plantas na sala funcionam muito bem quando se quer promover esse estilo decorativo. Elas trazem um toque de natureza para o ambiente e podem ser usadas em diferentes lugares da sala!

Cozinha boho chic

Apesar de ser menos tradicional usar esse estilo na cozinha, dá para criar um ambiente alegre e convidativo com cores vibrantes, como amarelo, laranja e verde.

Uma boa forma para adicionar a paleta em sua cozinha é manter a pintura das paredes com cores mais neutras, de preferência creme ou branco, e apostar em móveis que tenham contrastes com cores mais claras.

Você pode misturar diferentes texturas, como madeira, vime, cerâmica e pedra, além de optar por móveis vintage ou de segunda mão, como uma mesa de madeira rústica, armários de cozinha coloridos e banquetas de bar com estampas.

Decore o cômodo também com utensílios de cozinha coloridos, plantas, ervas frescas, quadros e objetos decorativos.

Conheça o ZAP Imóveis e tenha uma lar do seu jeito

O mais importante na decoração boho chic é que ela reflita a sua personalidade e estilo de vida. Mas para começar, é preciso encontrar um imóve que seja, de fato, a sua cara.

Conheça o ZAP Imóveis, o marketplace imobiliário que oferece opções de compra e aluguel de apartamentos, casas, kitnet, flats e muito mais!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas