Zap Móveis

Rio de Janeiro: Cachambi tem a essência da zona norte carioca

Spread the love

O Cachambi é um bairro muito residencial. Localizado na zona norte do Rio de Janeiro, entre os bairros de Todos os Santos, Riachuelo, Jacaré, Maria da Graça, Inhaúma e Pilares, chama a atenção pela quantidade de casas, praças arborizadas e feiras livres. A região é uma das preferidas de empreiteiras, com inúmeros empreendimentos imobiliários. As ofertas de imóveis no local são muitas.

Shopping do bairro (Foto: Divulgação)

Shopping do bairro (Foto: Divulgação)

O bairro tem uma característica muito peculiar e típica da zona norte carioca: famílias inteiras nascidas ali dificilmente procuram outras regiões. Assim é muito comum o clima de cidade do interior, onde vizinhos se conhecem há gerações. A população de classe média, são 42.415 moradores, tem renda média de R$ 2.103. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As ruas de maior movimento são a Ferreira de Andrade – com muitos colégios -,  a Cachambi- com forte comércio que inclui mercados, academias, salões de beleza e restaurantes –  e a Honório, conhecida popularmente como a “Rua dos Móveis”, por aglomerar uma série de lojas de móveis.

São vários os colégios públicos e privados, entre eles o Célio Rodrigues, Santa Mônica, Hélio Alonso, Educandário Madre Guel e o Cel. A única universidade do bairro, a Estácio, está localizada no Norte Shopping, junto à avenida Dom Helder Câmara, que passa por toda a zona norte. O shopping é point de moradores e visitantes da zona norte e tem salas de cinema, teatro, boliche e até patinação no gelo.

O acesso ao bairro e outros locais da cidade é fácil. Apesar de não haver estações de trem  – as mais próximas são as do Méier e a de Pilares -, são várias as linhas de ônibus. Carros chegam pela Linha Amarela e pela avenida Dom Hélder Câmara.

O progresso do bairro aconteceu no século XIX, quando surgiu a Companhia Ferro-Carril de Cachambi, com bondes puxados a burro que faziam a ligação entre os bairros da região. Os loteamentos foram feitos por portugueses, que comercializavam capinzais, que serviam para a alimentação de animais.

 

Conheça a história do Rio de Janeiro

Gávea é recanto na agitada zona sul

Conheça a história de Copacabana

Conheça a história da Barra da Tijuca

Conheça a história de Laranjeiras

Catete, o bairro que foi o centro do Brasil por 63 anos

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas