Zap Móveis

Casa de PVC pode ser montada em até três horas

casa.zapimoveis
Spread the love

Casa de PVC de 42 metros quadrados pode ser montada em uma semana Royal Brasil (Foto: Divulgação)

Está com pressa para ter a sua casa pronta? O setor de construção, para driblar a falta de mão de obra e atender à demanda do mercado, começou a lançar mão de técnicas e materiais que aceleram este processo e, consequentemente, diminuem a ansiedade do comprador. Na Feira da Providência, que começou nesta quarta-feira e acontece até domingo, no Riocentro, a empresa Royal Brasil, do Rio Grande do Sul, propõe a montagem de residências e prédios de até quatro pavimentos numa velocidade até cinco vezes maior do que a usada a partir de métodos convencionais. O segredo do sucesso na montagem é o uso dos módulos de concreto PVC, que são leves e, por isso, não necessitam de equipamentos especiais, nem de muito esforço.

Esse tipo de imóvel pode ser uma alternativa permanente de moradia, mas também uma boa solução temporária de residência para moradores de regiões castigadas por enchentes e desabamentos. No evento, por exemplo, foi erguida uma moradia de 22 metros quadrados, com placas de PVC e preenchimento de concreto em apenas três horas. O custo do metro quadrado do imóvel é de R$ 650, o equivalente ao da moradia tradicional, com tijolos. Mas, além de proporcionar a construção de forma mais rápida, o diretor da Royal Brasil, Thiago Ferrare, acrescenta que o material usado é de mais fácil manutenção – para limpá-lo, basta água e sabão – e proporciona um melhor conforto térmico, já que o PVC não acumula o calor. As placas são semibrilhosas, o que as protege dos raios ultravioletas.

“A parte que mais envolve tempo na construção de uma casa é a parede. É ela que vai te proporcionar ou não conforto térmico, e acústico e que vai envolver o maior tempo de trabalho para ser erguida. Numa construção convencional, uma casa de 42 metros quadrados demora cerca de um mês para ser concluída”, diz Ferrare.

Já com placas de PVC, esta mesma moradia é finalizada em, no máximo, seis dias e com um número menor de operários, já que os materiais são de fácil transporte e montagem. No segmento de ‘Minha Casa, Minha Vida’, existem no Brasil aproximadamente 1800 casas construídas e em fase de construção. E o Rio também está investindo neste tipo de construção: já há casas em Teresópolis, Recreio dos Bandeirantes e Valença.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas