A área de serviço também precisa ser planejada

Sendo, via de regra, a área de serviço um espaço pequeno nos imóveis contemporâneos, é importante investir em um bom projeto mobiliário que oportunize ao morador mobilidade e praticidade satisfatórias.
Este é um espaço que abriga muito mais do que uma lava-roupas e uma secadora, guardando também objetos muitas vezes sem local definido, como bicicletas, escadas, aspirador de pó e produtos de limpeza.
Por isso, é necessário colocar em prática um plano inteligente de organização (veja no box a seguir uma lista de truques para um melhor aproveitamento). Antes de planejar, é fundamental que sejam definidas as funções da área de serviço e o que será armazenado nela, para que se consiga o máximo de organização, indica a arquiteta Adriana Coradini. O móvel planejado é sempre uma boa pedida para esses espaços, geralmente limitados e que demandam necessidades diferentes, recomenda.
De acordo com Adriana, os materiais mais indicados para a área de serviço são aqueles resistentes ao calor e à umidade, como a melamina e a fórmica, muito utilizados pelas principais marcas de móveis planejados do mercado de mobiliário. Em especial nas áreas de serviço, devemos ter cuidado para manter o mobiliário afastado do piso.
Nos móveis fabricados pela Todeschini, por exemplo, são utilizados revestimentos melamínicos e PVC, que protegem o MDF ou MDP por serem impermeáveis e mais resistentes ao contato com materiais de limpeza, explica Liliane Farina, diretora e proprietária das lojas Todeschini em Porto Alegre.
Para a arquiteta Adriana Coradini, alguns itens são indispensáveis para um projeto de sucesso. Uma boa área de serviço tem que ter uma bancada de trabalho em granito/silestone ou inox com um tanque embutido, umarmário baixo e profundo, um armário alto com prateleiras e ganchinhos para as vassouras, organizadores e um bom varal de teto, recomenda.
Truques para ganhar espaço
Para aperfeiçoar o espaço na área de serviço, Liliane Farina sugere que se invista em uma única máquina que realize as funções de lavar e secar. Com a abertura frontal desse modelo de máquina, é possível instalar um tampo de granito único, acomodando toda a área de lavagem, tanque e máquina, explica. Em muitos projetos é possível ainda que o mesmo tampo sirva de mesa para passar roupas. Abaixo do tanque embutido pode-se ainda ter um armário para acomodar baldes e produtos de limpeza, aconselha.
Em sintonia com um eficiente conjunto de armários personalizados, acessórios aramados completam o investimento para uma estrutura completa e simplificada: Esses podem ser afixados na parte interna das portas dos armários, o que ajuda muito na organização dos produtos e utilitários de limpeza, tais como escovas, prendedores de roupa e embalagens, explica Lilian.
Outra dica valiosa é investir em boa iluminação e itens de fácil manutenção: O ideal é escolher materiais de revestimento em tons claros, de fácil limpeza e que sejam translúcidos. Também é indispensável contar com uma boa iluminação, ensina Barbara Engel, arquiteta.
Otimize sua área de serviço em 10 passos:
1. Invista na montagem de uma bancada de granito ou inox com tanque embutido. No espaço que será criado abaixo dela, pode ser feito um armário para guardar baldes, bacias e produtos de limpeza;
2. Opte por máquinas do tipo lava&seca com abertura frontal. Estas podem ser colocadas abaixo ou acima da bancada;
3. Invista em varais de teto. Eles permitem que as paredes fiquem livres para receber os armários;
4. Tábuas de passar roupas retráteis também são uma ótima solução, pois ocupam o espaço de uma gaveta pequena;
5. Dê preferência aos armários estreitos e altos para guardar produtos de limpeza, vassouras, rodos e escadas dobráveis;
6. Deixe os armários mais profundos para guardar aspiradores de pó, bacias, baldes, etc.;
7. Reserve um espaço com vara de cabide para acomodar roupas previamente secas ou já passadas, antes de serem guardadas nos closets;
8. Se o espaço permitir, destine um local para receber duas tulhas: uma para roupa suja e outra para roupa limpa;
9. Opte por revestimentos em cores claras, fáceis de limpar;
10. Capriche na iluminação (elétrica ou natural) para deixar o local mais arejado;
*Compilação de dicas dadas pelas fontes entrevistadas;
Leia mais
>> Conheça o Guia do Móvel Planejado
>> A sala ideal para contemplar um home theater
>> Cozinha gourmet: projetos priorizam praticidade e espaços aconchegantes