Zap Móveis

Aplicação de resina em casa deve ser feita por equipe especializada

Spread the love

Ela está longe de ser unanimidade. Há arquitetos que elogiam seu estilo futurista, a possibilidade de mistura de cores e a ausência de emendas no piso, facilitando a limpeza. Outros profissionais preferem não trabalhar com a resina em casa, dizem que pode riscar facilmente, escorregar e até fazer barulhos incômodos dependendo do tipo e calçado que a pessoa está.  

Leia também

+ Cadeiras suspensas: modelos, formatos e cuidados na instalação

+ Aprenda a decorar uma cozinha conectada á copa

+ Saiba como escolher bares e adegas para casa

O nome correto é revestimento autonivelante epóxi, mas ganhou o apelido de porcelanato líquido. “É uma mistura de componentes que formam esse líquido. Ao ser aplicado e seco, se transforma em um revestimento sem juntas, com finalização brilhante e lisa. É um produto de fácil aplicação, mas o piso precisa estar limpo e sem muitas imperfeições no nivelamento”, diz a arquiteta Renata Zacharias. 

O revestimento autonivelante epóxi é um produto de fácil aplicação
O revestimento autonivelante epóxi é um produto de fácil aplicação

Ela cita que a resina em casa tem grande durabilidade, se aplicada por profissionais especializados. “São necessárias ferramentas técnicas para homogeneizar o produto, preparar a base para aplicar. Depois ele é despejado e espalhado com um rodo próprio. Depois de aplicado, demora 48 horas para secar, mas é bom aguardar 30 dias para a secagem completa”, diz a arquiteta. 

“Dá para fazer coisas muito bonitas, no piso todo ou em detalhes. Eu gosto mais do efeito marmorizado, misturando as cores transparente, preto, branco e cinza. Uma sala com esse piso marmorizado e efeito brilhoso, sem divisórias, dá uma sensação de amplitude”, afirma Renata.  

Sala com piso de efeito brilhoso dá uma sensação de amplitude
Sala com piso de efeito brilhoso dá uma sensação de amplitude

A arquiteta Fabiana Vasconcelos, da Fato Arquitetura, explica que essa resina pode ser usada em todos os ambientes da casa, mas em banheiros pode ficar um piso muito escorregadio. “Pode usar em cozinha, sala de jogos, salas de jantar. Varia muito da criatividade do profissional. Temos uma infinidade de cores, pois ela pode ser fabricada em qualquer cor”, detalha Fabiana.  

O consultor de negócios Bruno Cesar Colombo, da NSBrazil Revestimentos, que trabalha com o produto, ressalta que a aplicação é efetuada tanto em contrapiso virgem, como em cerâmica existente. Segundo ele, o valor do produto varia muito de acordo com a metragem. Como a resina é fracionada, quanto maior a obra, menor o valor por metro quadrado.  

Leia mais

+ Como aproveitar o sol dentro de casa

+ Cinema em casa; aprenda a deixar o ambiente no clima pra ver séries e filmes

+ Conheças as melhores plantas para varanda

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas