Zap Móveis

Banheiro para relaxar: como tornar este espaço em uma sala de banho?

Banheiro para relaxar
Spread the love

Se os banheiros já ocuparam papel coadjuvante em um projeto arquitetônico, agora eles podem se tornar protagonistas. Afinal de contas, quem não deseja ter um momento tranquilo depois de um dia cansativo ou de stress? O ambiente pode se transformar em um verdadeiro spa, independentemente do tamanho, além de acessível a qualquer bolso. Saiba como ter um banheiro para relaxar em casa.

Leia também

+ Veja os tipos ideais de plantas para banheiro e dê vida ao ambiente

+ Use a criatividade na hora de escolher o piso do box

+ 19 ideias para decorar banheiros pequenos

O espaço e o orçamento podem ser determinantes na escolha. “Uma banheira é uma ótima opção. Com as de apoio, usando sais de banho e aromatizantes, o ambiente fica com sensação de spa. Se não tem espaço, pode instalar duchas verticais, algumas até têm sistemas de jato direcionais para cada parte da coluna”, exemplifica a arquiteta Flávia Nobre, do escritório Meet Arquitetura. 

Banheira é uma ótima opção para ter um banheiro para relaxar em casa - Foto: Henrique Ribeiro
Banheira é uma ótima opção para ter um banheiro relaxante em casa – Foto: Henrique Ribeiro

Decoração no banheiro para relaxar

A decoração também pode fazer a diferença em um banheiro para relaxar. “Vasos e plantas são detalhes que transmitem a sensação de conexão com a natureza, a presença do verde renova o ambiente, incentivando a desconexão com o mundo exterior. Vale pesquisar as espécies que sobrevivem em espaços úmidos”, ressalta Roberta Saes, designer de interiores do Meet Arquitetura.

A atenção também deve se voltar para revestimentos. “É legal investir em madeira, que resistam em ambiente úmido, revestimentos claros, com aspecto natural. Revestimentos rústicos, como pastilhas e pedras, também são ótimas escolhas para proporcionar aconchego. Pedras naturais, seixos de pedra, todos estes elementos compõem um ambiente para relaxar”, explica Flávia Nobre.

Projeto de iluminação bem elaborado deixa o banheiro para relaxar mais aconchegante - Foto: Henrique Ribeiro
Projeto de iluminação bem elaborado deixa o ambiente mais aconchegante – Foto: Henrique Ribeiro

As cores também devem seguir tons claros. “Além de deixar o ambiente com aspecto de limpeza, a paleta de tons neutros nos permite ousar um pouco mais nos elementos de decoração, por exemplo. Tons terrosos e amadeirados também são bem-vindos quando falamos sobre banheiros relaxantes”, afirma a arquiteta. A iluminação também é elemento-chave. “Intensidade e direção certa são indispensáveis. A iluminação mais amarelada é a mais indicada para este tipo de ambiente e a iluminação indireta é bem-vinda também para um clima mais de descanso”, acrescenta.

Para ter um banheiro para relaxar, não é preciso gastar muito. “A adição de toalhas e roupões deixa o banheiro mais aconchegante. Presença de música é uma ótima dica e temas como natureza, chuva e movimento de água são sons que trazem paz e calma. Adicionar plantas e objetos decorativos transforma o espaço sem gastar muito. Uma sugestão são objetos brancos, mesmo que pequenos, que trazem sensação de clareza e limpeza. Velas e essências dão o toque final”, conclui Roberta Saes.

Leia mais

+ Veja o que é necessário para criar um lar acessível para idosos

+ Saiba como ganhar dinheiro vendendo seu imóvel

+ Como economizar dinheiro alugando seu imóvel

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas