Zap Móveis

Cama embutida: quando e como usar esse móvel funcional

imagem de uma embutida com decoração de quarto verde
Spread the love

Com metragens em apartamentos cada vez menores, a importância de aproveitar melhor os espaços dos imóveis tem se tornado primeira necessidade. Uma grande aliada para essa situação é a cama embutida, tanto para quem mora sozinho, como para quem vai montar o quarto de casal ou das crianças.

Ela é bastante funcional não apenas para otimizar o espaço, mas também para criar um ambiente duplo em um único lugar. É só usar a criatividade e ousar na decoração para ver que a cama embutida joga do lado de quem não quer perder 1 cm sequer da casa.

A arquiteta Renata Furtado ressalta que esse modelo de cama pode aumentar a utilidade do espaço: “hoje em dia existe uma necessidade imensa por espaço nos ambientes. Diante disso, as camas embutidas foram criadas como grandes aliadas para otimizá­-los, trazendo assim modernidade e ousadia”, afirma.

Tipos de cama embutida

imagem de cama embutida

Os modelos de cama mais comuns são as embutidas nos armários, uma solução bem prática. Atualmente, existe uma infinidade de possibilidades de utilizar uma cama embutida.

A depender do projeto, ela pode até ser multiuso, como camas embutidas escondidas em paredes. “A cama embutida pode até mesmo dar dupla função ao mesmo ambiente, sendo, por exemplo, um quarto e uma sala”, completa Renata.

O primeiro passo para escolher a cama ideal é entender o espaço da casa e estudar como o ambiente pode ser aproveitado. Confira mais detalhes sobre alguns dos tipos mais conhecidos, suas vantagens e funcionalidades para cada ambiente.

Cama deslizante

Funcionando muito bem em quartos infantis ou de solteiro, a cama retrátil deslizante é uma das mais compactas. Ela recebe este nome porque desliza como uma gaveta, ficando protegida dentro do móvel quando não estiver sendo utilizada. Ela é um dos modelos mais silenciosos e pode ficar em diferentes alturas.

Cama embutida na parede

A cama embutida na parede requer uma leve reforma, já que a parede precisa de um recuo para guardar o móvel. Sua vantagem é liberar totalmente o espaço quando não está sendo usada e sua base pode ser decorada para se camuflar na pintura do ambiente, ou ainda fingindo portas de armário.

Cama embutida com painel

Sabe aquele dia em que você gostaria de trabalhar ou estudar sem sair da cama? A cama com painel vira uma escrivaninha para qualquer tipo de uso. Dependendo do projeto, a base dela pode suportar uma TV, ideal para residências com apenas um cômodo.

Cama embutida com nichos

É cada vez mais comum a decoração de quartos de forma minimalista. Isso porque muitas pessoas preferem ter um closet a um armário e liberar espaço ao redor da cama. O modelo com nichos pode ser utilizado para organizar itens como sapatos e ainda fazer parte da decoração quando o móvel está levantado.

Outra alternativa é o guarda-roupa com cama embutida para quem quer ainda menos objetos no espaço. Essa opção acaba sendo mais procurada por quem deseja móveis planejados, já que as dimensões devem ser adequadas para que o móvel seja vantajoso.

Versatilidade no uso e também na decoração

Para quem mora em locais mais compactos, como kitnets, este modelo de cama pode ajudar a separar os ambientes. Dessa forma, de dia você tem uma sala clean e de noite um quarto! Se quiser, pode ser um escritório de dia e um quarto de noite. Basta virar a cama para ela se tornar uma estante ou escrivaninha.

Hoje em dia, muitas pessoas trabalham em home office e nem toda casa ou apartamento possui um ambiente espaçoso para abarcar um escritório completo. Nesse sentido, a cama embutida permite que um mesmo ambiente tenha mais de um uso, de forma discreta e funcional.

Quando a cama de casal embutida der lugar a dois ambientes, é importante que as duas funções sejam coerentes com a decoração do restante do espaço, seja um quarto, uma sala ou um escritório.

Como escolher uma cama embutida

O melhor é que a solução está cada vez mais acessível a todos os bolsos e projetos. “Com relação ao custo­ benefício, está cada dia melhor, pois inúmeras empresas já fabricam essas opções. Também é possível encomendar com a tradicional marcenaria”, ressalta a arquiteta.

Mesmo assim, dois pontos precisam ser pensados porque podem pesar negativamente: “a desvantagem é ter que manusear a cama cada vez que for utilizá­-la ou, no caso de duplo ambiente, ter a tendência de usar um de cada vez”, conclui Renata.

Outro quesito é a roupa de cama. No caso da cama embutida, o jogo de lençol deve ser de elástico, evitando que o tecido deslize durante a movimentação do móvel. A troca também deve ser feita com frequência, evitando o acúmulo de poeira e umidade, já que a cama não fica exposta ao ambiente o tempo todo.

Confira outras dicas para casa no blog ZAP Imóveis

Ainda assim, ao colocar os prós e os contras na balança, as camas embutidas soam como ótimas soluções para quem precisa otimizar o espaço da casa e quer combinar com praticidade na decoração.

Conheça outros assuntos com dicas para otimizar espaços de casas e apartamentos aqui em nosso blog. Com elas você pode tornar aquela visita com o corretor mais agradável e reduzir o tempo de espera para vender ou alugar o seu imóvel.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas