Zap Móveis

Mobiliar casa: um checklist do que comprar para cada cômodo

Spread the love

Na hora de mobiliar casa, podem surgir muitas dúvidas. Uma delas é: o que comprar para cada cômodo? 

Antes de focar na decoração e em deixar o ambiente lindo (o que também é importante), fique de olho nos itens essenciais de mobília para ter uma casa organizada e completa.

Como mobiliar uma casa?

O primeiro passo para mobiliar uma casa é fazer um exercício de priorização. Comece pelo que é essencial para viver com qualidade e conforto. Depois da casa mobiliada, você pode pensar em ter uma decorada do seu jeito! 

Outro ponto importante é tomar cuidado com o orçamento. Aqui, planejamento é a palavra! 

Para garantir que mobiliar sua casa não vai se tornar motivo de endividamento, crie um planejamento financeiro para essa tarefa determinando quanto você pode investir. 

Sabemos que móveis novos podem ser muito caros e, por isso, nesse momento, vale a pena também dar uma olhada em mobílias seminovas que podem estar em ótimo estado e por um preço bem mais em conta.

Sendo assim, na hora de mobiliar a casa, faça uma pesquisa, compare preços e diversos cenários.

Sites especializados em compra e venda de produtos novos, seminovos e usados são excelentes para isso, como é o caso da OLX.

Lá você encontra todos os tipos de móveis, eletrodomésticos e eletroportáteis para mobiliar o seu lar dentro da categoria “Para Sua Casa“.

Faça uma planilha listando os itens e seus respectivos valores, para garantir que você sabe onde está gastando e até onde pode ir.

Nessa hora, saber quais são os itens essenciais e aqueles que podem ficar para depois é indispensável. 

Para te ajudar, organizamos um checklist com o que comprar para cada cômodo na hora de mobiliar a casa. Indicamos os itens essenciais, aqueles que não podem faltar para mobiliar a casa, e os itens que são importantes, mas pode esperar.

Confira: 

O que comprar para cada cômodo? 

Para o quarto

Imagem de um quarto de casal

Não pode faltar:

Legal se tiver:

  • Mesa de cabeceira (útil para apoiar itens como celular, água e livros, e também pode ser mais um espaço para armazenamento de pequenos acessórios)
  • Abajur
  • Almofadas 
  • TV
  • Quadros 
  • Luminárias
  • Aquecedor elétrico
  • Ar-condicionado

Para a cozinha

Decoração de cozinha pequena

Não pode faltar: 

Legal se tiver:

Banheiro

como limpar o box do banheiro

Não pode faltar:

  • Armário
  • Espelho
  • Porta-toalhas
  • Porta-papel higiênico
  • Toalhas de corpo e rosto
  • Tapete de piso

Legal se tiver: 

Sala de estar

diferença entre moveis planejados e sob medida - imagem de móveis da sala

Não pode faltar:

Legal se tiver: 

Sala de jantar

Não pode faltar:

  • Mesa de jantar, com pelo menos quatro cadeiras (de acordo com o tamanho da sua família e estilo de vida)

Legal se tiver: 

  • Buffet ou aparador
  • Tapete 
  • Luminária especial ou pendente (para deixar o espaço mais intimista)
  • Itens de decoração para a mesa (arranjos de centro, sousplat ou toalhas)

Lavanderia

Não pode faltar: 

Legal se tiver:

Morar sozinho é o sonho da geração Z. Mas quanto custa mobiliar casa sozinho?

Recentemente, DataZAP divulgou um estudo que mostra que a principal motivação da geração Z para buscar um imóvel é para morar sozinho.

Essa geração se caracteriza pela rapidez com que consome as informações e pela busca de propósito em sua vida pessoal e profissional, comportamentos que certamente influenciam em suas escolhas de moradia.

E isso está diretamente relacionado à indagação: “Quanto custa mobiliar uma casa?“.

Essa é a pergunta de milhões de dólares na hora de mobiliar a casa. Quanto vamos gastar com móveis, eletrodomésticos e outros itens essenciais?

A resposta pode variar de acordo com uma série de fatores, como o nível de exigência do morador, já que os valores variam de acordo com marcas, qualidade, tecnologia entre outros.

O tamanho do imóvel também influencia no investimento em mobília. Quanto maior a casa ou o apartamento, mais itens você vai precisar comprar.

Outro ponto que influencia diretamente no orçamento na hora de mobiliar a casa é onde você compra. Por isso, a dica é: pesquise, compare e dê preferência para móveis seminovos em ótimo estado que podem custar até mesmo metade do preço original.

De modo geral, caso você opte por itens mais baratos e compre o essencial, é possível mobiliar a casa com investimentos em torno de R$10.000.

Lembrando que essa é uma estimativa e o valor pode variar para mais ou para menos, de acordo com o que comprar.

Na OLX, você consegue comprar itens de vendedores próximos a você ou escolher ofertas do Brasil inteiro, e ainda escolher por pagar presencialmente ou mediante pagamento online com garantia da OLX. Além disso, você pode pagar em até 10x sem juros e ter a segurança de receber o produto conforme anunciado ou seu dinheiro de volta.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas