Zap Móveis

Como colar cortiça na parede

Colar cortiça
Spread the love

Quem não se incomoda com aquele barulhinho de toc toc cada vez que a vizinha do apartamento de cima decide usar um sapato de salto alto e caminhar pela casa? Esse e outros ruídos comuns à rotina podem se tornar um incômodo no dia a dia. Mas podem ser amenizados ou evitados com uma solução simples. Versátil, a cortiça desponta não apenas como elemento de decoração, mas também é bastante utilizada como isolante acústico. E melhor: traz um resultado econômico e fácil de ser instalado. Inclusive, podendo ser feito no melhor estilo Faça Você Mesmo. Saiba como colar cortiça.

Leia também

+ Velas decorativas: 6 tipos de aromas e em quais ambientes da casa usar

+ Como usar 5 tipos de aromatizadores para casa

Existem vários formatos de cortiça. “Existe o formato em placa tipo aqueles forros e também existe em rolo de manta, que pode ser afixado no contrapiso para diminuir o ruído de impacto, como o barulho do sapato feminino, ou de algo que cai no chão e reverbera para a unidade de baixo”, explica Fred Brennand, mestre em Engenharia e Especialista em Acústica e diretor técnico da Brennand Engenharia & Acústica.

A colagem é feita de forma simples, usando cola de sapateiro ou cola branca

Ele ainda explica que a cortiça, para servir como material acústico, precisa ter uma espessura maior. “Tanto para isolamento ou absorção do barulho, tem que ter uma densidade maior”, diz Fred. Ele ainda ressalta que o mercado estuda novas tecnologias para apresentar cada vez um produto mais eficiente. “Já existe estudo para desenvolver uma cortiça com espessura adequada, com densidade maior, para resolver a parte da acústica no que tange à absorção e isolamento, focado na parte do piso. Mas também se estuda para outros tipos de ruídos, como os aéreos”, ressalta. 

Além da questão financeira, já que a cortiça costuma ser uma solução que não pesa muito no bolso, ela também tem fácil aplicação para colar a cortiça. “Para colar a cortiça em uma parede, uma das formas mais simples é usar uma cola de contato, tipo a cola de sapateiro”, ensina o especialista em acústica. Para isso, deve-se aplicar o produto nas duas partes a serem afixadas e unir com pressão.

Porém, existem ainda outras formas de colar a cortiça. Uma delas é trocando a cola de sapateiro pela conhecida como cola branca, que também deve ser usada nas duas superfícies que serão coladas. Neste caso, é preciso colar a cortiça logo após a aplicação, já que é um produto que seca mais rapidamente. A secagem total costuma demorar cerca de 24 horas. 

Leia mais

+ Casa do futuro: 7 itens que otimizam atividades diárias

+ Veja 7 dicas para otimizar o espaço em casa

Veja também:

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas