Zap Móveis

Como escolher o sofá ideal para sala pequena

Sofá ideal para sala pequena
Spread the love

Com a popularização de apartamentos cada vez menores, a escolha da mobília precisa ser mais cuidadosa. Um dos itens que mais preocupam quando o assunto é espaço é o sofá. Quem mora em um imóvel pequeno sabe que não pode exagerar no tamanho dos móveis. Na hora de investir no sofá ideal para sala pequena os compradores não devem considerar apenas a beleza. É necessário ficar atento, por exemplo, ao tamanho do ambiente e a posição que planejam distribuir os móveis. 

Tamanho e tipo de sofá para sala pequena

“É preciso levar em consideração que o móvel não pode ficar apertado no ambiente, pois pode comprometer a decoração e a circulação do espaço”, explica a arquiteta Fernanda Moraes, sócia do escritório Très Arquitetura. A profissional aponta que o ideal é manter uma distância mínima de 70 cm nas laterais para servir de passagem ou comportar uma mesa lateral para apoio e de no mínimo 50 cm em relação a mesa de centro ou rack.

Por conta dessas medidas, o ideal é apostar em um sofá de uma peça com dois ou três lugares. Sofás sem braços também são uma excelente opção, pois ocupam menos espaço. Fernanda recomenda também os tipos com mesas laterais acopladas. “As cores claras são sempre mais indicadas para espaços compactos, pois ajudam a aumentar visualmente o ambiente e a própria peça. Prefira também formatos mais retilíneos”, recomenda a arquiteta.

Para os interessados no preço, um sofá de boa qualidade fica em torno de R$ 8.000,00 a R$ 10.000,00. No mercado existem os seguintes tipos de sofá:

  • Sem braço
  • Cama
  • Reclinável e retrátil
  • De canto 
  • Modular
  • Com chaise
  • Chesterfield
  • Retrô

Como posicionar o sofá

Sofá para sala pequena

A melhor posição para o sofá vai ser escolhida de acordo com o espaço do ambiente. Além disso, o lugar onde ele vai ficar pode dar uma sensação de que a sala é maior. “É preciso sempre analisar a posição do sofá em relação ao layout, mas para trazer amplitude e liberar a visão do espaço, o importante é que as costas do sofá não fiquem aparentes. Caso isso aconteça, aposte em aparadores ou em estantes atrás do mesmo”, aconselha Fernanda.

Cada tipo de sofá também vai influenciar na posição em que ele será colocado. Quem deseja comprar um sofá cama, por exemplo, precisa avaliar se a mobília da sala não limita o espaço impedindo que ele seja expandido. O mesmo critério se aplica ao sofá reclinável e retrátil. “Uma sala que tem entre 2,50 e 3  metros de comprimento, comportaria um sofá de 1,80 a 2 metros com mesas laterais”, exemplifica Fernanda.

Cuidados com o sofá em ambientes pequenos

Como qualquer item da mobília, o sofá também precisa de cuidados. Fernanda dá as seguintes recomendações:

Não usar produtos químicos como álcool, detergente e solvente para limpar, pois podem danificar o estofado do sofá; 

Impermeabilizar é uma alternativa interessante para proteger alguns tecidos específicos; 

Não expor o sofá ao sol também pode diminuir as chances de manchas e alterações na tonalidade do tecido.

Leia mais:

+ 9 livros sobre organização que você precisa ler

+ Conheça 10 truques que facilitam a limpeza da casa

+ Veja quais são os sofás e tapetes ideais para quem tem animais de estimação

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas