Saiba como levantar uma parede sem correr riscos
“Ninguém podia dormir na rede porque na casa não tinha parede”. Só na música, mesmo. Na vida real, as paredes são muito importantes: dividem ambientes, garantem a privacidade, protegem do sol e do frio e são ainda suporte para os quadros e para aquela cor linda que vai deixar a casa com a sua cara.
Porém, para levantar paredes é preciso muita atenção! Veja nossas dicas.
+ Parede torta é pepino na certa. Saiba como evitar esse problema
+ Acerte nas medidas da sua casa e evite dor de cabeça na reforma
Saiba mais
Saiba como comprar e aplicar papel de parede sem erro
Veja 11 maneiras de mudar a cara da sua parede
Tipo de parede
A escolha do tipo de parede deve ser feita na fase de projeto, para que você construa com o sistema apropriado. Ela pode ser de vedação ou estrutural. A de vedação é feita com blocos cerâmicos ou de concreto, tijolos de barro ou drywall (esse último é indicado para paredes internas). A estrutural é feita de bloco cerâmico, concreto estrutural ou tijolo de solo-cimento.
Não decidiu ainda? Os dois tipos apresentam características e funções diferentes. Quando as paredes são de vedação, usa-se uma estrutura de apoio formada por pilares ou colunas (verticais) ligados por vigas (horizontais) para sustentação.
Na alvenaria estrutural, toda a parede é de suporte. Nos dois casos, o assentamento é parecido, mas as paredes estruturais não podem ser rasgadas ou demolidas como as paredes de vedação, que permitem essas alterações desde que sejam preservados as vigas e pilares.
Qualquer que seja escolha, assegure-se que o pedreiro vai manter o nível da parede, (alinhamento horizontal), o prumo (alinhamento vertical) e o esquadro (angulação no encontro de duas paredes). Confira o trabalho para saber se tudo está correto, olhe bem as juntas e tome cuidado com o armazenamento e tempo de uso das argamassas. Paredes tortas podem até cair!
Atenção às instalações
As instalações hidráulicas e elétricas vão passar por dentro dos blocos vazados ou drywall, ou em parede de tijolo comum. O pedreiro fará recortes na parede para embutir. Antes de fazer o acabamento com argamassa, teste as instalações!
Lembre-se das portas e janelas
Na construção, quando a parede atingir a altura e posição de portas e janelas, deixe os vãos e verifique se foram instaladas vigas de suporte em cima e embaixo das aberturas (vergas e contra-vergas) ou estruturas metálicas de reforço em paredes drywall. Elas reforçam as aberturas e distribuem o peso da parede, evitando fissuras na parede e no revestimento e a deformação de portas e janelas.