Como organizar mudança: confira o passo a passo

Muitas pessoas já passaram pela necessidade de mudar de imóvel, mas poucas sabem como organizar mudança sem tantas dores de cabeça e gastos imprevistos.
Quem contrata profissionais informais precisa embalar móveis e objetos, enquanto empresas estabelecidas realizam essa parte do trabalho. Elas também fazem o seguro da mudança, o que não ocorre no outro caso. A diferença de preço entre o frete e a contratação fica em torno de 35%.
Neste post, a Redação ZAP selecionou as principais dicas para fazer mudança com mais praticidade. Também confira outros assuntos importantes para você passar por todo o processo de aluguel de imóveis com menos preocupações.
Como escolher uma empresa de mudança?

Tem como organizar mudança de várias formas, mas é necessário se atentar quando a tarefa exige contratar uma transportadora. Existem diferenças nos serviços para residências e empresas, tanto nos preços quanto no serviço prestado.
Mudanças residenciais
Um dos maiores trabalhos ao mudar de casa é empacotar todas as louças e roupas, desmontar o mobiliário e carregar tudo para o novo lar. Entretanto, esse trabalho pode ficar a cargo da transportadora quando se opta por contratar uma.
O gerente comercial da Via Brasil Mudanças, Antônio Bach, e o proprietário da Mudanças Metrópole, Zarif Canaan Rabah, dizem que, nesses casos, a primeira verificação tem relação com a idoneidade da empresa. Eles sugerem consultar o Procon sobre possíveis reclamações contra a companhia e aconselham checar se ela tem caminhões e guarda-móveis próprios, identificados com um adesivo (timbre).
Optando pelo caminhão de frete, é aconselhável ter um membro da família observando a movimentação para evitar transtornos com eventuais oportunistas. Para garantir que a mudança vai acontecer na data desejada, o ideal é agendá-la com, pelo menos, 48h de antecedência.
Mudanças comerciais
Outro detalhe importante em mudanças comerciais é ter funcionários uniformizados para quem está se mudando reconhecer as pessoas que entram e saem da empresa com objetos, e para os próprios carregadores terem certeza de quem são os próprios pares. Algumas dicas adicionais são:
- reúna o departamento e informe como vai ser o processo;
- desligue todos os equipamentos eletrônicos e as máquinas antes da chegada dos carregadores;
- faça uma cópia do layout do novo escritório, para a transportadora descarregar os móveis nos ambientes corretos.
A própria transportadora faz o empacotamento dos pertences, por exigência das seguradoras, no intuito de garantir a autenticidade do conteúdo coberto pelo serviço. A empresa tem material adequado — plástico-bolha, papel ondulado, craft (para louças) etc. —, e a escolha do frete deixa essa parte do processo por conta de quem contrata.
A desmontagem e a remontagem dos móveis podem ser feitas pelos carregadores a um custo que varia conforme a quantidade de objetos e a complexidade do processo. Entretanto, é função da empresa saber como organizar a mudança dentro de padrões específicos, como com itens de alto valor.
Atenção na hora de desempacotar a mudança
Desempacotar os pertences também faz parte do serviço da transportadora, mas preste atenção: joias, documentos, armas de fogo e obras de arte, por exemplo, não devem ser deixados a cargo de nenhuma empresa, pois não são protegidos pela apólice em caso de extravio. Remédios também devem ser mantidos sob posse do contratante.
Bach e Rabah sugerem que a mudança seja orçada em, pelo menos, três empresas e alertam: desconfie de preços muito baixos. O orçamento costuma ser feito após visita de vistoria, em que o profissional avalia quanto espaço os objetos vão ocupar e prevê necessidades como içamento — caso algum objeto não passe pelas escadas do prédio, por exemplo.
Custos de mudança
Para uma família de quatro pessoas, em uma mudança entre zonas residenciais de Porto Alegre, o valor da transportadora fica entre R$ 600,00 e R$ 700,00. O preço considera a diária do caminhão para fazer mudança, o material de embalagem e os carregadores contratados, que seriam cerca de cinco pessoas nesse exemplo.
Esse custo será maior se os móveis tiverem alto custo e se houver equipamentos eletrônicos sofisticados, como home theaters, ou muito delicados, como cristaleiras. A diferença se deve ao preço do material de empacotamento, que é mais caro, e à necessidade de cuidado especial. A opção do frete deixa esse custo extra para quem está contratando.
Dicas para garantir maior segurança na hora de mudar
Mesmo com tantas opções, fazer mudança tende a ser um momento delicado, já que exige atenção a diversos pontos. Seja contratando o serviço de uma transportadora, seja optando por caminhões, a lista a seguir é muito útil no processo.
Confira nosso checklist sobre como organizar mudança antes, durante e após o processo e compartilhe-o com sua família ou sua empresa, garantindo que todos fiquem na mesma página durante o processo!
- Quando fechar o negócio, faça um contrato. Lembre-se de que ele deve especificar o valor do seguro, e o contratante deve solicitar a apólice antes do transporte dos pertences;
- Veja como organizar mudança do imóvel atual e do novo. Alguns locais têm horários delimitados para o serviço, e isso afeta o preço;
- Avise o síndico e/ou o zelador sobre sua mudança e cheque se não há outra pessoa realizando transporte no mesmo dia e horário, para evitar congestionamentos no elevador e outros transtornos do gênero;
- No dia da mudança, reserve vaga para o caminhão na frente do imóvel — ou o mais perto possível. Quanto mais longe for, mais demorado e mais carregadores são necessários, encarecendo o transporte;
- Não antecipe o pagamento, mesmo com promessas de desconto. Pague ao término do serviço ou, no caso de viagens interestaduais, adiante uma parcela de até 70% na coleta, deixando o restante para o momento da entrega;
- Descongele o freezer 24h antes do transporte. Seque-o bem antes de carregar no caminhão, para evitar odores.
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Viu só? É muito fácil aprender como organizar mudança. Depois de conferir essas dicas, que tal acessar o site do ZAP Imóveis? Por lá, temos imóveis em vários lugares do Brasil e contamos com filtros exclusivos para encontrar o ideal. Confira!