Como realizar a instalação de piso vinílico?

A instalação de piso vinílico vem sendo cada vez mais requisitada. Isso porque esse tipo de piso tem uma boa absorção de som, não esquenta o ambiente e, no frio, é mais aconchegante, não empena, nem dilata. Só benefícios, não é mesmo?
Você encontra o piso vinílico vendido em metro quadrado no formato de placas, réguas ou mantas. Para casas e apartamentos, o mais comum é usar o piso vendido em placas ou réguas. Já o piso em manta é mais usado em grandes salões, como o de escritórios e o de indústrias. Vamos conhecer mais sobre eles?
O que é o piso vinílico?
Antes de adentrarmos na instalação de piso vinílico, que tal saber no que consiste esse tipo de piso? Ele é composto por PVC, material reciclável de baixo impacto no ambiente. Para quem busca um piso moderno e recheado de benefícios, essa é a opção ideal.
Todos os tipos de piso vinílico são resistentes a manchas, a riscos e à água, além de absorverem ruídos e possuírem tecnologia hipoalergênica. Ele é recomendado para todos os ambientes da casa, principalmente por proporcionar aquela sensação de conforto que tanto buscamos em um lar, certo?
Um ponto a se atentar antes de realizar a instalação de piso vinílico é que, caso ele tenha bastante contato com água, corre o risco de descolar do chão. A fim de evitar esse tipo de problema, o indicado é que, quando o piso estiver com água, que ele seja seco imediatamente.
Como é feita a instalação de piso vinílico?

Quer aprender como instalar piso vinílico? Venha com o ZAP Imóveis, que nós explicamos! Ele é instalado de forma fácil, rápida e limpa. Contudo, para que nenhum problema aconteça, o material exige que a base (contrapiso) esteja sem nenhuma imperfeição. O contrapiso precisa estar limpo, liso, firme, seco e nivelado.
Antes de instalar, aplica-se, sobre o contrapiso, uma massa niveladora feita de uma mistura de cimento e cola PVA. Essa informação é apenas para você controlar o trabalho do instalador e ver se está sendo usado o material correto. As placas e as réguas podem ser instaladas pelo morador, mas é importante a avaliação de um técnico.
Instalação sobre outro piso
Muitos perguntam se pode colocar piso vinílico em cima de cerâmica. A resposta é sim! É possível realizar a instalação desse tipo de piso sobre a cerâmica, sobre o porcelanato ou sobre o cimento queimado. Todavia, é preciso atentar-se sobre como deve ser a instalação sobre cada um deles.
Para aprender como instalar piso vinílico sobre cerâmica ou porcelanato, basta passar primeiro a massa niveladora para que as imperfeições e as juntas do piso (rejunte) não apareçam no revestimento vinílico flexível. Se tais materiais forem do tipo brilhante, será usado, primeiramente, um primer com o objetivo de melhorar a aderência à base.
No caso de uma base de cimento queimado, a etapa inicial do serviço é picotar o chão para a massa niveladora aderir. O mais legal desse tipo de base é que ela pode ser colorida. Para isso, é preciso apenas adicionar pigmentos à base de óxido de ferro.
Avisos importantes
Se você estiver pensando em realizar a instalação de piso vinílico colado sobre outro piso, lembre-se de que, provavelmente, não será possível preservar o piso original. Assim que for retirado, a cola usada na instalação provavelmente terá prejudicado o piso que estava embaixo.
Se quiser voltar a exibir o piso anterior, ou caso o vinílico seja instalado por um período de tempo determinado — por exemplo, em imóveis cujo contrato é de aluguel — o melhor a ser feito é preferir réguas vinílicas de encaixe.
Ferramentas para instalar piso vinílico
Está em dúvida sobre por onde deve começar o trabalho? Inicie separando as ferramentas para a instalação de piso vinílico. A lista é um pouco extensa, por isso tenha cuidado para não deixar nada de lado. Confira:
- corta borda;
- corta juntas Linocut;
- desempenadeira;
- estilete com lâmina côncava e gancho;
- faca meia-lua;
- fresa elétrica;
- fresador manual e lâmina tipo U;
- guia de aparar;
- lâmina dentada;
- lixadeira elétrica;
- régua de aço flexível;
- rolo compressor.
- rolo de pintura para eliminar os dentes da desempenadeira;
- soldador elétrico.
Confira mais dicas para a sua reforma no blog do ZAP!
Gostou de saber mais sobre a instalação de piso vinílico? O blog do ZAP Imóveis é recheado de informações sobre construção e reforma essenciais para quem está no processo de renovar o lar. Confira os nossos artigos e deixe a sua casa do jeitinho com que você sempre sonhou!
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.