Zap Móveis

Como realizar a instalação de piso vinílico?

instalação de piso vinilico
Spread the love

A instalação de piso vinílico vem sendo cada vez mais requisitada, porque esse tipo de piso tem uma boa absorção de som, não empena nem dilata, não esquenta o ambiente e, no frio, é mais aconchegante.

O piso vinílico é fácil de encontrar e vendido por metro quadrado no formato de placas, réguas ou mantas. Para casas e apartamentos, é mais comum usar placas ou réguas. Já a versão em manta é mais usada em grandes salões, como escritórios e indústrias.

Entre os benefícios de todos esses tipos de piso vinílico está também a alta durabilidade, o que é um fator que faz toda a diferença. E pode ser usado de diferentes formas, deixando os seus espaços mais bonitos. Venha conhecer mais sobre eles!

O que é o piso vinílico?

Antes de falarmos sobre a instalação de piso vinílico, é importante explicar em que consiste esse tipo de piso. Ele é composto por PVC, um material reciclável de baixo impacto no meio ambiente. É a opção ideal para quem busca um piso moderno e cheio de benefícios.

Todos os tipos deste piso são resistentes a manchas, riscos e água, além de absorverem ruídos e possuírem tecnologia hipoalergênica. Por isso, a colocação de piso vinílico é recomendada para todos os ambientes da casa, principalmente por proporcionar aquela sensação de conforto que tanto buscamos em um lar.

Outro ponto que merece atenção é que, caso tenha bastante contato com água, ele corre o risco de se descolar do chão. A fim de evitar esse tipo de problema, é indicado secá-lo imediatamente se cair algum líquido sobre ele.

Diferentes de outros pisos que imitam madeira, o piso vinílico pode ser aplicado em quase todos os cômodos da casa. Assim, além do quarto, sala e corredores, também pode ser usado na cozinha, por exemplo. 

Como é a instalação de piso vinílico?

O processo é fácil, rápido e limpo. Contudo, para nenhum problema acontecer, o material exige que a base (contrapiso) não tenha nenhuma imperfeição e esteja limpo, liso, firme, seco e nivelado.

Antes de instalar, uma massa niveladora, feita de uma mistura de cimento e cola PVA, é aplicada sobre o contrapiso. Sabendo disso, você pode controlar o trabalho do instalador e observar se ele está usando o material correto.

Já as placas e as réguas podem ser instaladas pelo próprio morador. Porém, além de ele entender como colocar piso, é importante que um técnico avalie o resultado, para evitar contratempos futuros.

Instalação sobre outro piso

Muitas pessoas perguntam sobre piso vinílico: pode colocar em cima de cerâmica? A resposta é sim! A instalação é possível sobre cerâmica, porcelanato ou cimento queimado. Contudo, é preciso se atentar ao método em cada caso.

Para cerâmica ou porcelanato, basta passar a massa niveladora para as imperfeições e as juntas do piso (rejunte) não aparecerem no revestimento vinílico flexível. Se os materiais forem brilhantes, use um primer com o objetivo de melhorar a aderência à base.

No caso do cimento queimado, a etapa inicial do serviço é picotar o chão para a massa niveladora aderir. O mais legal desse tipo de base é que ela pode ser colorida. Para isso, é preciso apenas adicionar pigmentos à base de óxido de ferro.

Avisos importantes

Se estiver pensando em fazer a instalação de piso vinílico colado sobre outro piso, lembre-se de que, provavelmente, não será possível preservar o original, porque a cola usada provavelmente prejudicará o que estava embaixo.

Caso você queira voltar a exibir o piso anterior depois ou o vinílico seja instalado por um período determinado — por exemplo, em imóveis com contrato de aluguel —, prefira as réguas vinílicas de encaixe.

Ferramentas para instalar piso vinílico

Se você tem dúvidas sobre como começar o trabalho, o primeiro passo é separar as ferramentas para a instalação de piso vinílico. A lista é um pouco extensa, por isso tenha cuidado para não deixar nada de lado. Confira:

  • corta-borda;
  • corta-juntas Linocut;
  • desempenadeira;
  • estilete com lâmina côncava e gancho;
  • faca meia-lua;
  • fresa elétrica;
  • fresador manual e lâmina tipo U;
  • guia de aparar;
  • lâmina dentada;
  • lixadeira elétrica;
  • régua de aço flexível;
  • rolo compressor.
  • rolo de pintura para eliminar os dentes da desempenadeira;
  • soldador elétrico.

Veja mais dicas para a sua reforma no blog do ZAP!

Gostou de saber mais sobre a instalação de piso vinílico? O blog do ZAP Imóveis é repleto de informações sobre construção e reforma, com dicas essenciais para quem está no processo de renovar o lar. Confira todos os artigos e deixe sua casa do jeitinho que você sempre sonhou!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas