Zap Móveis

Conheça os modelos de coifas e veja qual é a ideal para a sua casa

Modelos de coifa
Spread the love

Mais do que exercer a função básica de evitar que fumaça, gordura e odores se espalhem pelos ambientes da casa – principalmente em cozinhas integradas com a sala – as coifas viraram objetos de decoração, totalmente integradas aos projetos. O estilo cada vez mais moderno pode ser encontrado em diversos modelos de coifas.

Leia também

+ Aprenda a escolher banquetas para a cozinha americana

+ Mesa embutida na parede: como e quando usar

“As coifas atualmente são peças de design. Na Feira de Milão (na Itália), vemos modelos de coifas sempre contemporâneos, como grandes tubos de 70 a 80 centímetros de diâmetro, em inox e cores diferentes. Verdadeiras estrelas na cozinha”, conta a designer de interiores Elisa Monde.

Segundo ela, porém, é importante prestar atenção na parte técnica do modelo de coifa na hora da escolha. O ideal são as que possuem menores ruídos, mas potentes motores elétricos para sucção. Depois, é fundamental observar o local onde será instalada. Se o fogão está encostado na parede, a coifa é de parede. Para cozinhas abertas, em estilo americano, a coifa é de ilha, instalada no teto e com grande destaque no ambiente. 

Em cozinhas grandes, no estilo americano, a coifa é de ilha e ganha destaque no ambiente

Elisa Monde cita, ainda, os modelos de coifas inclinado e suspenso, para quem deseja um visual diferente. Já para aqueles que preferem não ver a coifa, no caso a de parede, é possível embutir com um móvel personalizado.

Material e formato da coifa fazem diferença na decoração

“As mais encontradas no mercado são de aço escovado, esmaltado, alumínio e vidro temperado com aço inox. Além de revestimentos que podem ser dourado, branco, preto e decorado. Há também as revestidas com madeira e em pedra”, explica a designer de interiores.

A arquiteta Thaisa Bohrer destaca que o modelo de coifa deve ser levado em conta desde o início do projeto, especialmente em cozinhas integradas, já que é uma peça que não passa despercebida. “Verificar o estilo e a linguagem ajudam bastante. Material mais polido ou escovado, linhas retas ou mais arredondadas, que se ajustam melhor à estética definida para o ambiente”.

O estilo do projeto também define o modelo ideal de coifa para a cozinha

Para a arquiteta Juliana Rinaldi, o design e acabamento do duto e da aba são primordiais. “Geralmente são produzidos em aço inox e vidro, sendo que os modelos feitos de aba de vidro acabam transmitindo leveza e delicadeza para o ambiente. Em contrapartida, as coifas de aço inox tem um aspecto industrial e ficam muito bem em propostas de décor com ares mais rústicos e imponentes”. 

Modelos de coifas precisam de infraestrutura adequada para instalação

Diferentemente dos depuradores, que só filtram o ar e jogam de volta no ambiente, as coifas precisam de infraestrutura para instalação de duto e chaminé, que jogarão a fumaça para fora do apartamento. 

“É preciso que a cozinha conte com a estrutura de uma saída de ar para a coifa. Esse é um desafio que encontramos nos projetos. Em muitos edifícios, a construtora não prevê a passagem do duto e, por isso, instalamos o depurador como uma solução viável”, relata a arquiteta Fernanda Hardt.

A altura ideal da coifa para o tampo do fogão é entre 70 e 75 centímetros. Para cooktop, o recomendado é de 60 a 65 centímetros. Essas são distâncias que permitem um funcionamento mais eficiente do aparelho, porém é preciso levar em conta a altura dos moradores e o manual de instruções do modelo escolhido. 

Leia mais

+ Imóveis de luxo: saiba as curiosidades desse mercado

+ Aprenda a escolher o melhor travesseiro para um sono tranquilo

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas