Saiba como escolher a cuba para banheiro
Antes de escolher a cuba para banheiro é importante saber qual o espaço físico disponível e ter um projeto em mãos. É possível encontrá-la em diversos modelos, formatos e dimensões. O tipo de sistema que será utilizado também é imprescindível, se suspensa, embutida, semi-encaixe, sobreposta, apoiada ou esculpida.
+ Veja dicas de como organizar banheiros pequenos
+ Banheiros decorados – Veja 16 ideias para se inspirar
A cor e material não ficam de fora e precisam ser escolhidas de acordo com a preferência e gosto da pessoa. “É importante a cuba não destoar das demais peças do banheiro ou do ambiente que será inserida. O modelo utilizado de torneira também deve ser levado em conta, se vai ser colocada na parede ou bancada, com misturador ou apenas torneira convencional”, orienta a arquiteta Patricia Martino.
Comodidade e praticidade no dia a dia de quem utilizará o lavatório são outros fatores. Não esqueça que cada pessoa possui uma ergonomia diferente e deve-se lembrar dos mínimos detalhes, principalmente no momento de instalação das peças e sua altura acabada.
Tipos de cuba
Existem seis opções de sistemas de cuba no mercado. Abaixo listamos os modelos com dicas práticas:
– Cuba suspensa com ou sem coluna: Patricia diz que essa opção tem função completa, sendo fixada diretamente na parede de alvenaria sem a necessidade de uma bancada. “Nesse tipo de escolha, as pessoas podem optar pela utilização da coluna de apoio”, comenta.
Já para os modelos que necessitam de bancada, seja em granito, mármore natural ou fabricados e porcelanato, serão os sistemas:
– Embutido: A peça ficará escondida “dentro” da bancada, já que é feito um corte de forma a colar a cuba por baixo da pedra. “É uma ótima opção para quem não gosta de elementos altos, acima da bancada, e prevalece o espaço. Para esconder a peça que ficará aparente abaixo deste lavatório, a utilização de um gabinete ou um perfil conhecido como saia, no mesmo material de acabamento da bancada, pode ser utilizado”, sugere Patricia.
– Semi-encaixe: Essa opção é ideal para espaços reduzidos, pois a peça fica encaixada somente pelo fundo. Nesta opção a cuba ficará com uma borda acima do lavatório, em suas laterais e fundo, e uma saia mais robusta Aqui se faz necessário apenas uma bancada com no mínimo 35 cm de profundidade.
“Uma dica para quem vai optar na utilização dos sistemas semi-encaixe é utilizar a altura de acabamento da saia, no mínimo, cobrindo a altura da louça”, diz a arquiteta.
– Sobreposto: Apenas uma borda da peça ficará aparente. A cuba é colada sobre a bancada ao invés de ser como o sistema embutido, por baixo da pedra.