Aprenda dicas de como deixar o lavabo bem decorado

Por ser um ambiente social, é preciso pensar em soluções bonitas para decorar o lavabo e que transmitam leveza evitando acumular objetos

Decorar lavabo

O lavabo é como um banheiro nobre no imóvel, já que tem função social. Costuma ser um espaço voltado não apenas para os moradores da casa, mas também para os visitantes. Justamente por essas características, a decoração do ambiente recebe atenção especial. Além de garantir beleza, ela deve ser funcional para proporcionar organização. Saiba como decorar o lavabo. 

Leia também

+ Por que posicionar bem móveis de cozinha e eletrodomésticos?

+ Sifão do banheiro: descubra soluções para esconder essa parte da pia

Basicamente o lavabo é composto por balcão, cuba e espelho, cada um com muitas possibilidades. O ideal é que esse conjunto transmita leveza, mas pode variar de acordo com o uso. “Se o proprietário possui um banheiro particular para colocar itens de higiene e cosméticos, não é de bom gosto deixá-los no lavabo social. Caso precise deste espaço para estes itens, tem que colocar um armário para escondê-los, o que deixa o lavabo mais pesado. Então deve ter cuidado para ter apenas o essencial, pois ter muitos móveis em um espaço pequeno pode pesar”, explica André Menelau de Mesquita, arquiteto e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio no Recife.

Saboneteira deve ser pensada como item da decoração e deve ter uma para sabonete líquido e outra para sabonete em barra

Além disso, detalhes que passariam despercebidos no banheiro comum são essenciais para decorar lavabo.  “A saboneteira deve ser considerada artigo de decoração. O ideal é que tenha uma para sabão líquido e outra para sabão em barra. Bancadas largas ainda permitem outros objetos, como uma bandeja com toalhas enroladas ou outros elementos de decoração. Mas tem que ter cuidado para não sobrecarregar a bancada com muitos itens”, detalha o arquiteto. 

A escolha das cores também é fundamental. “Lavabos com a mesma paleta de cores estão em moda. Observa-se ainda o uso de cores escuras em todo o ambiente”, ressalta. Os materiais também são elementos importantes. “Existem infinitas possibilidades, mas no balcão, especificamente, tem-se utilizado materiais sintéticos como silestone ou similar. O uso de madeira pode dar um charme especial. O espelho é um objeto de decoração, vale a pena investir em um bom espelho, com ou sem moldura, na proporção certa. Os revestimentos podem variar entre porcelanato, pintura, texturas de concreto, madeira e papéis de parede”, pontua.

Espelho é um item importante na decoração do lavabo e vale a pena investir em um bom modelo

A iluminação também pode ser um diferencial. “Se o objetivo do lavabo não é se maquiar, pouca luz pode dar um charme. A luz pode ser de teto, arandela, indireta, fitas led ou até um pendente com espelho assimétrico, que fica muito sedutor. Deve ser observado também o tipo de lâmpada, temperatura de cor, luz branca, amarela, tudo vai depender do objetivo”, conclui.

Leia mais

+ Profundidade de churrasqueira é importante para fazer a melhor carne

+ Como limpar armário de cozinha de aço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais vistos

Mais lidas