Dicas para escolher rolos e pincéis
Rolos e pincéis. Basicamente eis os materiais que são necessários à pintura residencial.


Abaixo, seguem orientações da Suvinil para escolha do item adequado.
Pincéis e trinchas – são utilizados para aplicação de esmaltes, vernizes, tintas a óleo, tintas látex e complementos tais como: fundos para madeiras, fundos para metais, seladores, etc. Usados principalmente para pintar detalhes, cantos e “recortes”. Também são muito utilizados em superfícies maiores e lisas, como portas e janelas.
As suas medidas são expressas em polegadas e variam de 1/2 a 4 polegadas.
Rolos – Existem vários tipos. Dentre eles podemos citar: De lã de carneiro ou lã sintética: para aplicação de tintas à base d”água, látex PVA e acrílico. Medidas são expressas em cm – de 7,5 a 23 cm de largura.
De lã: para aplicação de tintas à base de resina epóxi. Com pêlos mais curtos, proporciona ótimo acabamento em tintas à base de água, principalmente acrílicas. Tem 23 cm de largura e é de lã de carneiro e lã sintética.
De espuma: para aplicação de esmaltes, vernizes, tintas a óleo e complementos como fundos para madeiras, fundos para metais, etc. São confeccionados em espuma de poliéster. Suas medidas são expressas em cm e variam de 4 a 15 cm de largura.
De espuma rígida (para texturização): para aplicações de produtos que proporcionam acabamentos texturizados. São confeccionados em espuma rígida de poliéster e sua medida é de 23 cm de largura.
Espátulas, lixas e outras ferramentas
Veja abaixo orientações da Suvinil sobre as ferramentas utilizáveis na pintura residencial:
Espátulas de aço: São normalmente usadas para aplicação de massas em pequenas áreas e remoção de tintas.
Desempenadeiras de aço: usadas para a aplicação de massas em grandes áreas. Cuidado: após várias utilizações, a lâmina se torna cortante.
Bandejas ou caçambas para pintura: têm a função de acondicionar a tinta durante sua aplicação facilitando a transferência da tinta para a ferramenta (rolo ou pincel). Muito comuns no mercado, as latas de 18 litros podem ser utilizadas como caçambas, cortando-se uma das faces.
Lixas: têm a função de uniformizar a superfície e criar pontos de aderência para a pintura.
Revólver ou pistola de pintura: largamente usada em pinturas de automóveis, porém, também em pinturas imobiliárias principalmente para aplicação de esmaltes, vernizes e tintas óleo.
Air less: para aplicação de qualquer tipo de tinta látex (PVA ou acrílica), esmalte, vernizes e tintas a óleo. Trabalha com sistema de pressão, com pistola própria e um recipiente central de tinta. É muito usado em áreas internas e externas para pintura de locais de difícil acesso ou em grandes áreas.
Leia Também
Comece pelo preparo da superfície
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.