Decoração

Escolhendo a bacia sanitária certa para o banheiro do seu imóvel

A escolha da bacia sanitária é muito pessoal. Uns preferem redondas, outros gostam mais de quadradas. Mas a decisão sobre a bacia sanitária vai muito além da estética. Bruno Silva, gerente de produtos da Roca Brasil, detentora das marcas Roca, Incepa e Celite, explica que as dimensões devem ser consideradas conforme o espaço do banheiro e a altura dos usuários. 

A escolha pela bacia sanitária vai além do formato

“Cada banheiro tem uma dimensão e um layout. É importante pensar na circulação e no uso da bacia sanitária, da ducha higiênica e papeleira, para que o usuário possa considerar as distâncias mínimas que ajudem no bem-estar e na higiene pessoal”, explica Silva. 

Leia também

+ Banheiro para relaxar: como tornar este espaço em uma sala de banho?

+ Veja os tipos ideais de plantas para banheiro e dê vida ao ambiente

+ Use a criatividade na hora de escolher o piso do box

Para facilitar a circulação até o box, deve ser considerada a distância mínima de 60 centímetros entre a bacia sanitária e a parede da frente. Mas essa referência pode variar de acordo com a altura do usuário, podendo ser de até 90 centímetros.  

A bacia sanitária precisa estar a uma distância mínima de 60 centímetros da parede da frente para facilitar a circulação até o box – Foto: Fernando Crescenti

“Outra medida importante é a distância lateral entre a bacia e outros itens fixos. Com 30 centímetros de cada lado, o espaço ganha maior mobilidade e pode ainda ser aproveitado para acomodar a papeleira, a ducha higiênica e uma lixeira. É interessante considerar o layout do banheiro para posicionar a bancada (onde ficam o gabinete e a cuba), a bacia e o chuveiro de forma que a circulação seja boa”, diz o gerente.  

Caixa acoplada  na bacia sanitária garante economia

O arquiteto  Lucas Blaia recomenda o uso de descarga com caixa acoplada para quem está fazendo uma reforma completa. “O modelo possui facilidade na hora da manutenção”, diz. 

Já Silva lembra que a bacia sanitária com caixa acoplada é mais econômica do que a convencional. “Para trocar uma bacia convencional para a com caixa acoplada, é necessário alterar o centro do ponto de esgoto. O modelo convencional exige que o centro do esgoto fique a 26 centímetros da parede, já bacia com caixa acoplada, 30 centímetros”. 

Cores das mais diversas para a escolha

Blaia pontua que, por ter um custo mais acessível, a branca é campeã de venda. “Porém, ao realizar o projeto, sempre indicamos que compatibilize com os revestimentos e até mesmo com os metais e acessórios. Indicamos bacias escuras ou com cores mais em banheiro de visita ou lavabo”. 

A cor da bacia sanitária pode ser escolhida de acordo com o projeto do banheiro – Foto: Fernando Crescenti

Segundo o gerente de produtos da Roca Brasil, foi-se o tempo em que a louça do banheiro precisava ser branca. “Também ficou no passado a referência de que as peças coloridas eram aquelas fora de moda, que remetem aos projetos antigos da casa de vó. Atualmente, a reforma do banheiro pode ter como ponto de partida a escolha da cuba e da bacia sanitária”.  

Leia mais

+ Quarto de adolescente é desafio na decoração

+ Como ter e cuidar de um jardim em casa

+ Tudo que um banheiro acessível precisa

Share
Published by
Redação ZAP

Recent Posts

Como declarar Imposto de Renda? Tire suas dúvidas

Como declarar imposto de renda tendo imóveis? Tire suas dúvidas e aprenda a destinar parte…

5 horas ago

Melhores lugares para viajar em junho no Brasil

Pelas festas juninas, pelo finalzinho da baixa temporada, pela queda nas temperaturas que resultam em…

3 dias ago

Melhores lugares para viajar em maio no Brasil

Mês que é fora de temporada e que fica ali no meio do outono, resultando…

5 dias ago